Não é preciso esperar pela programação dos canais generalistas. O Amor AconteceSozinho em Casa ou Música no Coração podem ser vistos em qualquer altura nas plataformas digitais. A eles juntam-se membros mais recentes, como Festa de Natal da Empresa, que merecem uma oportunidade.

Quem se desviar do grito de Kevin McAllister, em Sozinho em Casa, ou não cantar com Maria, em Música no Coração, não está a levar o Natal a sério. Seria o equivalente a não comer rabanadas ou não embrulhar um único presente.

Com os serviços de streaming já nem é preciso esperar que estes filmes passem nos canais generalistas. Podem estar escondidos no meio dos 50 mil opções dos catálogos, mas estão lá, disponíveis em qualquer dia e a qualquer hora.

O Amor Acontece, GrinchPolar Express e muitos outros convivem igualmente nas plataformas digitais e a estes clássicos juntam-se filmes mais recentes que podem ser servir para desenjoar das histórias habituais. Mais ou menos como comer arroz doce entre rabanadas. Reunimos 14 opções, dos reis do Natal que dominam a lista dos mais vistos há décadas aos outros recém-chegados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Polar Express”

HBO

Na véspera de Natal, um miúdo embarca numa viagem de comboio em direção ao Polo Norte. Só que a jornada é bem mais profunda do que o trajeto físico. Nela vai aprender o valor da amizade e da coragem, tudo embrulhado na magia do Natal. O filme de animação de Robert Zemeckis já ganhou um lugar entre os clássicos, com a voz de Tom Hanks na versão original.

“O Amor Acontece”

Netflix

Vários casais cujas vidas se cruzam de alguma forma levam-nos a visitar histórias de amor improváveis e relações impossíveis. A magia do Natal dará uma ajuda para resolver as situações mais complicadas. O Amor Acontece chegou às salas de cinema há 20 anos e continua a ser um dos filmes mais adorados da época. O elenco conta com Hugh Grant, Colin Firth, Keira Knightley, Emma Thompson, Laura Linney e a portuguesa Lúcia Moniz.

“O Amor Não Tira Férias”

Netflix

De um Amor para outro Amor, este com Kate Winslet e Cameron Diaz nos papéis principais. A primeira, inglesa, vive infeliz com uma espécie de relação que nunca irá a lado nenhum. A segunda, americana, há muito que está desligada das próprias emoções. Decidem então trocar de casa, e de país, durante as férias e, a partir daí, o amor acontece (embora estejamos noutro filme).

“Um Natal Contigo”

Netflix

É tão raro ver Freddie Prinze Jr. por estes dias que quem tem saudades do clássico da adolescência de Ela É Demais vai querer espreitar Um Natal Contigo. Esta é a história de uma estrela pop que tem um burnout e foge para uma localidade minúscula em busca de paz. Por lá vai encontrar inspiração e, claro, o amor.

“A Família Claus”

Netflix

O Pai Natal está doente. O neto, Jules, pode ajudá-lo a entregar os presentes pelo mundo. Problema: ele odeia o Natal. A tarefa contraditória dá início a esta história de família que conta com mais dois filmes. Estão todos disponíveis na Netflix.

“Sozinho em Casa”

Disney+

É difícil existir alguém que não saiba quem é Kevin mas a história dele é mais ou menos assim: uma família enorme, a quem se juntam os tios e primos (igualmente muitos), prepara-se para fazer uma viagem de Natal. No meio da confusão, o filho de oito anos fica para trás. Sozinho em casa, o miúdo começa por adorar a liberdade. Porém, na zona andam dois ladrões a fazer assaltos e Kevin acha-se capaz de os enfrentar para defender a sua casa. O clássico dos clássicos nunca se torna enfadonho (e já conta com 33 anos) e na Disney+ está igualmente Sozinho em Casa 2, com Kevin perdido na imensidão de Nova Iorque.

Um Conto de Natal

Disney+

Várias aparições inesperadas levam um homem a iniciar uma viagem de redenção que ninguém esperaria. Esta é a adaptação animada do clássico de Charles Dickens e a versão original tem a voz de Jim Carrey.

“O Estranho Mundo de Jack”

Disney+

Um universo de Natal imaginado por Tim Burton não podia ter só luzinhas, cor e presentes. É sombrio e sinistro, mas mágico à sua maneira. Jack Skellington é o rei da cidade do Halloween. Quando descobre que existe a cidade do Natal, tenta transportar algum desse espírito para a sua realidade. Porém, nem todos estão assim tão abertos a essa perspetiva.

“Santa Cláusula”

Disney+

O que faria se descobrisse que o Pai Natal tinha caído no seu telhado? Scott Calvin pegou nas rédeas do trenó, na tentativa de ajudar, e transformou-se em Pai Natal. Logo ele, o maior dos céticos. Agora terá de convencer uma data de pessoas de que a magia existe mesmo, começando por ele próprio. Tim Allen é o protagonista deste filme que entretanto ganhou duas sequelas e uma série, tudo disponível na Disney+.

“Música no Coração”

Disney+

A família von Trapp pode estar desaparecida o ano inteiro, mas sabemos que no Natal vamos todos cantar o Do-Re-Mi com a Julie Andrews. Ela é Maria, uma noviça que troca o convento por uma mansão onde um viúvo tem a cargo sete indisciplinados e muito diferentes filhos. Segue-se uma história de amor, coragem e muita música em plenas montanhas austríacas.

“Spirited”

Apple TV+

Pode não ter sido o filme do ano (2022), mas só por ter a dupla Ryan Reynolds/Will Ferrell vale a pena ver ou rever. Esta é a adaptação cómica, e musical, do clássico de Charles Dickens, Um Conto de Natal. Em Spirited, um homem solitário que tem aversão a tudo e todos é obrigado a embarcar numa viagem que pode mudar a sua vida.

“Bad Santa”

SkyShowtime

Um criminoso e o amigo vestem-se de Pai Natal e duende para assaltar lojas. Os problemas aparecem juntamente com um miúdo de oito anos que acredita que aquele é o verdadeiro Pai Natal. Billy Bob Thornton é o anti-Pai Natal neste filme em que até os maus da fita têm uma segunda hipótese.

“Grinch”

SkyShowtime

É verde, feio e mau e planeia arruinar o Natal a toda a gente. Grinch só vê maldade e infelicidade e não tolera que ninguém tenha outra perspetiva. Claro que isto é só o começo, tudo foge ao seu controlo e muita coisa pode mudar. Adaptado do livro de Dr. Seuss, o filme de Ron Howard é um dos clássicos habituais e tem Jim Carrey no papel principal.

“Festa de Natal da Empresa”

Amazon Prime Video

Quando uma festa tem tudo para correr mal e corre mesmo. O responsável da sucursal de uma empresa está farto da rigidez da CEO, que por acaso também é a irmã, e decide organizar um evento grandioso para conquistar um cliente importante. Obviamente que os planos vão descambar e bastante depressa. O elenco é um desfile de nomes conhecidos: Jennifer Aniston, Jason Bateman, Kate McKinnon, Olivia Munn, entre outros.