O Peru vai aumentar de forma drástica o volume de turistas autorizados a visitar diariamente a cidadela inca de Machu Picchu, num esforço para reanimar a indústria turística nacional, que ainda não recuperou dos efeitos da pandemia de Covid-19.

Atualmente é permitida a entrada diária de cerca de 3.600 a 3.800 pessoas. A partir de janeiro passará a ser permitida uma média de 4.500 visitantes, número que “em datas muito específicas” poderá subir para 5.600, segundo anunciou o Ministério da Cultura peruano num comunicado citado pela agência de notícias AFP.

O turismo é central na economia peruana, sendo que antes da pandemia o país atraía cerca de 4,5 milhões de turistas anualmente. Este ano, é esperado que o balanço termine em metade deste valor, rondando a marca dos 2,2 milhões de turistas.

No início do ano, Machu Picchu, declarado em 1981 património mundial da humanidade pela UNESCO, chegou a estar temporariamente fechado para visitas na sequência dos protestos que irromperam no país no final de 2022. Dezenas de pessoas ficaram feridas nas manifestações que eclodiram em 41 províncias do Peru contra o governo da Presidente Dina Boluarte e em apoio ao chefe de Estado destituído Pedro Castillo.

As visitas foram retomadas em meados de fevereiro, mas em setembro voltaram a ser limitadas em três setores de Machu Picchu devido ao desgaste das pedras de partes da construção. As autoridades peruanas garantiram que, apesar do aumento do número de visitantes no próximo ano, a conservação do local histórico continua a ser a prioridade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR