A Marinha Portuguesa anunciou que resgatou este domingo três homens que se encontravam num barco de pesca, de bandeira da Mauritânia, que estava à deriva ao largo da Praia de Santo André, na Póvoa de Varzim.
Num comunicado, a Marinha indica que a operação, coordenada através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), decorreu na tarde de hoje, após um alerta do capitão do Porto de Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.
O capitão relatou que “a embarcação de pesca, de bandeira da Mauritânia, teve uma avaria no motor ficando deriva para terra, correndo o risco iminente de encalhar junto à costa”.
Os três homens estavam a bordo da embarcação que se encontrava “a cerca de uma milha náutica, o equivalente a cerca de dois quilómetros, a oeste da Praia de Santo André, na Póvoa de Varzim”, detalhou a Marinha Portuguesa.
Considerando que a situação era de perigo, foi ativada uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para efetuar o reboque da embarcação para o porto de Viana do Castelo, já que a barra do Porto da Póvoa de Varzim se encontrava fechada hoje à navegação, especificou a Marinha.