Nos últimos dias, desde a vitória contra o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões, Pepe tornou-se a grande dúvida do Clássico. O central português saiu lesionado do jogo contra os ucranianos e Sérgio Conceição garantiu que a eventual presença no onze inicial desta segunda-feira só seria decidida mesmo em cima do início do encontro em Alvalade. Tal como quase sempre, Pepe acabou por ser titular — mas quase nada lhe correu bem.

O central do FC Porto viu cartão amarelo numa fase ainda embrionária da partida, ficando desde logo muito condicionado, e não conseguiu parar Gyökeres no lance em que o avançado sueco abriu o marcador. Pepe nunca pareceu emocionalmente presente, comprando pequenas guerras com Hjulmand e Geny Catamo, e tudo isso acabou por explodir no início da segunda parte: num gesto infantil, cedeu à pressão de Matheus Reis e atingiu o brasileiro na cara, sendo expulso com cartão vermelho direto depois de Nuno Almeida analisar as imagens do VAR.

O internacional português foi expulso pela 19.ª vez na carreira, a 5.ª ao serviço do FC Porto e a segunda na atual temporada, sendo que já tinha visto cartão vermelho direto contra o Benfica na Supertaça. Só no Campeonato, esta foi a 7.ª vez que Pepe acabou expulso — e a última também tinha sido contra o Sporting, em 2021/22, na sequência dos confrontos no relvado já após o apito final. Em campo, o último cartão vermelho do central na Liga tinha sido já em 2004, também pelos dragões e contra o Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do apito final em Alvalade, que deixou o FC Porto a três pontos da liderança do Sporting, Diogo Costa foi o representante da equipa de Sérgio Conceição na zona de entrevistas rápidas. “O que falhou na estratégia fica para nós, vamos nós ver em casa. Vamos ver no Olival. Há uma coisa de que podem ter a certeza: isto vai no início e só acaba no fim. Podem ter a certeza de que vamos lutar até ao fim”, atirou o guarda-redes dos dragões.

Pepe bem expulso? Falta no 2-0 anulado a Gyökeres? Golos bem invalidados? Os 7 casos do clássico, em vídeo