794kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pepe bem expulso? Falta no 2-0 anulado a Gyökeres? Golos bem invalidados? Os 7 casos do clássico, em vídeo

Pepe foi bem expulso no lance com Matheus Reis? Quaresma fez falta sobre João Mário no lance do 2-0 anulado a Gyökeres? Golos foram bem invalidados? Os sete casos do clássico, em vídeo.

Nuno Almeida expulsou Pepe após um lance com Matheus Reis, tendo recorrido às imagens do VAR para confirmar decisão do cartão vermelho
i

Nuno Almeida expulsou Pepe após um lance com Matheus Reis, tendo recorrido às imagens do VAR para confirmar decisão do cartão vermelho

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Nuno Almeida expulsou Pepe após um lance com Matheus Reis, tendo recorrido às imagens do VAR para confirmar decisão do cartão vermelho

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

No final do encontro, e ao contrário do que é recorrente, Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, esteve ainda um bom bocado à conversa com Sérgio Conceição, ouvindo as reclamações do técnico do FC Porto sem necessidade de fazer do cartão uma arma para disparar e tentando argumentar o porquê das decisões que tomou apenas a falar. Olhando para aquela imagem, tudo parecia mostrar que tinha sido um clássico calmo para o árbitro que fazia o sexto encontro entre Sporting e dragões. No entanto, foi tudo menos isso. E reclamações não faltaram, num jogo com três golos anulados, um vermelho e muitos protestos.

Os primeiros capítulos começaram a ser escritos no quarto de hora inicial, com o banco do FC Porto a pedir mão de Gyökeres no lance do 1-0 ainda sem ver as repetições antes de protestar o primeiro cartão amarelo a Pepe por falta sobre o avançado sueco. Antes, Alan Varela viu também cartão por uma entrada sobre Geny Catamo, tendo confirmado com o VAR que tinha sido o argentino a cometer a infração.

[Clique nas imagens para ver os casos do Sporting-FC Porto em vídeo]

Houve depois momentos de maior tensão nos dois bancos, que levaram à admoestação de Nuno Santos por atrasar uma reposição de bola e do técnico adjunto Vítor Bruno por protestos, antes de mais dois lances com reclamações dos dois lados: primeiro um lance em que Evanilson caiu na área numa jogada com Hjulmand e depois no bis anulado a Gyökeres, que estava em linha na altura do cruzamento mas viu aí o 2-0 invalidado por um toque de Quaresma em João Mário quando corria para ganhar a linha de fundo. Antes, o banco dos azuis e brancos ficou também a pedir ação disciplinar para Gyökeres num lance com Pepe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo tempo ficou marcado de forma inevitável pela expulsão de Pepe, num lance em que foi empurrado por Matheus Reis (que não viu cartão) antes de esticar o braço, acertar na cara do jogador do Sporting que ficou a sangrar e ser expulso com vermelho direto após análise das imagens pelo VAR. Até ao final, houve mais dois golos anulados, a Evanilson por fora de jogo de Taremi no momento da assistência e a Paulinho por uma falta de Bragança no momento da jogada que levou a bola até ao avançado verde e branco, sendo que uma cotovelada de Taremi ao saltar com Gonçalo Inácio fez ainda levantar o banco leonino.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos