Uma tempestade que assolou o Reino Unido com ventos fortes e neve intensa danificou casas, cancelou comboios e deixou, esta quinta-feira, milhares de pessoas sem eletricidade na Escócia e em partes do norte de Inglaterra.

Os trabalhadores tiveram de enfrentar ventos de 128 quilómetros por hora em algumas zonas costeiras da Escócia para reparar as linhas de eletricidade que foram atingidas pela queda de ramos e outros detritos.

A energia elétrica foi restabelecida em mais de 31 mil casas, mas cerca de 14 mil continuavam esta quinta-feira de manhã sem eletricidade, segundo noticiou a agência norte-americana AP.

A tempestade “Gerrit” também causou perturbações generalizadas no serviço ferroviário em toda a Escócia, onde a circulação em algumas linhas foi suspensa até que as autoridades pudessem efetuar uma inspeção completa da rede ferroviária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Voos cancelados e comboios suspensos. Tempestade Pia atingiu o Reino Unido e gera o caos antes das deslocações de Natal

A queda de uma árvore atingiu a cabina do maquinista de um comboio, mas ninguém ficou ferido.

A neve também bloqueou algumas estradas na Escócia.

Na cidade de Manchester, no noroeste de Inglaterra, a polícia disse ter recebido numerosos relatos, na quarta-feira, de casas danificadas por um minitornado.

Segundo as autoridades locais, cerca de 100 propriedades foram evacuadas durante a noite. Não foram registados feridos.

O aeroporto de Heathrow, o principal centro de viagens do Reino Unido, cancelou 18 voos na quarta-feira devido a restrições do controlo de tráfego aéreo nas rotas domésticas.

Os voos para cidades europeias como Barcelona e Berlim também foram afetados.