Um jovem de 15 anos foi morto por um tubarão, num local para a prática de surf num Estado da Austrália do Sul, adiantou a polícia australiana.

O ataque aconteceu perto de Ethel Beach, na Península de Yorke, na quinta-feira à tarde, referiu a polícia em comunicado. “Infelizmente, o corpo de um adolescente foi recuperado da água”, acrescentou, explicando ainda que a vítima era natural dos arredores a sul de Adelaide.

Segundo um morador de Ethel Beach citado pelo diário The Advertiser de Adelaide, outro surfista tentou socorrer o adolescente que tinha sido mordido numa perna. “O tubarão estava a circular à volta deles, enquanto o rapaz tentava tirar o jovem da água. Havia muito sangue”, destacou.

Não está claro que espécie de tubarão atacou, mas os grandes tubarões brancos são numerosos nas águas do sul da Austrália.

Esta é a terceira pessoa que morreu desde maio na Austrália devido a ataques de tubarões. Em outubro, testemunhas viram um tubarão levar um surfista de 55 anos nas mandíbulas em Granite Beach, também no sul da Austrália. O corpo nunca foi encontrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em maio, um surfista de 46 anos foi atacado por um tubarão em Walkers Rock Beach, no mesmo Estado. O seu corpo também nunca foi encontrado, e as equipes de salvamento encontraram apenas um fragmento do seu equipamento de surf.

O número de mordidas de tubarão aumentou nas últimas quatro décadas devido, em parte, ao crescimento populacional e às alterações climáticas, segundo especialistas.

O aquecimento dos oceanos está a levar os tubarões a aproximarem-se da costa à procura de presas, aumentando a probabilidade de entrarem em contacto com os humanos.