A Câmara de Loures aprovou esta quarta-feira o lançamento de várias obras, no valor global de 15 milhões de euros, no qual se inclui o futuro complexo desportivo municipal, com um investimento de 6,4 milhões de euros.

Além do futuro complexo desportivo municipal , a autarquia do distrito de Lisboa aprovou também a adjudicação de empreitadas de repavimentação e arruamentos (1,5 milhões), a colocação de sinalização horizontal e vertical (477 mil euros) e a construção da nova ponte de Palhais (um milhão de euros) e da nova rotunda da Rua Estado da Índia, em Sacavém (557 mil euros).

Relativamente ao complexo desportivo municipal, cuja proposta foi aprovada por unanimidade, a estimativa é que a obra possa ter início durante o verão deste ano e ser concluída em setembro de 2025, segundo referiu à agência Lusa o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão (PS).

“Vai ser a nova casa do Grupo Desportivo de Loures. É uma obra importantíssima”, sublinhou o autarca.

O futuro complexo, situado junto ao centro comercial LoureShopping, no Infantado, vai ser composto por um bloco central, com dois campos de futebol, de relvado sintético, que disponibilizarão, no total, mais de 2.500 lugares sentados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Depois, dentro desse bloco central haverá aqueles equipamentos necessários como balneários e tudo aquilo que é exigível para um estádio municipal”, descreveu Ricardo Leão, referindo que ficará também um espaço para restauração, ginásio e campo de padel.

O espaço do atual campo do Grupo Desportivo de Loures, localizado num terreno privado, no centro de Loures, será utilizado para habitação e para albergar os serviços da Câmara, “atualmente dispersos”, segundo indicou Ricardo Leão.

“Nós estamos a pagar, neste momento, cerca de 700 mil euros, por ano, de rendas em edifícios e espaços para serem utilizados para serviços da Câmara. Isto é uma forma de nós acabarmos de uma vez com esta despesa”, apontou.

Relativamente à construção da nova ponte de Palhais, orçada em cerca de um milhão de euros, Ricardo Leão estimou que a obra possa iniciar-se ainda este mês e estar concluída num prazo de 300 dias.

O autarca referiu ainda que está previsto iniciar-se em março um conjunto de empreitadas de repavimentação de arruamentos, no valor de 1,5 milhões de euros.

A Câmara de Loures aprovou esta quarta-feira também a adjudicação de obras de reparação em equipamentos escolares do concelho afetados pelas intempéries de dezembro de 2022, no valor de cerca de 400 mil euros.

Câmara de Loures vai investir 421 mil euros para recuperar escolas

Também neste âmbito foi adjudicada a empreitada de construção de muros de suporte em Santo António dos Cavaleiros, no valor de 1,3 milhões de euros.