Alexander Stubb será o 13.º Presidente da Finlândia. Com mais de 99,6% dos votos contabilizados, o candidato do centro-direita segue na frente com 51,7% dos votos, que dão a vitória ao candidato do centro-direita e antigo primeiro-ministro do país.

Stubb, do Partido Coligação Nacional, está assim à frente do seu adversário, o independente Pekka Haavisto, dos Verdes finlandeses, que arrecadou 48,3% dos votos, naquela que foi a segunda volta das eleições, depois de um primeiro ato eleitoral a 28 de janeiro em que nenhum dos candidatos obteve uma maioria.

De acordo com a Bloomberg, Havisto reconheceu a derrota e felicitou Stubb. “Obrigado e boa sorte”, disse o candidato derrotado ao novo chefe de Estado, que sucede  ao atual Presidente Sauli Niinistö, que atingiu o limite de dois mandatos e não podia concorrer a este ato eleitoral.

Marcelo Rebelo de Sousa já felicitou Alexander Stubb, referindo que Portugal continuará empenhado na relação bilateral, reforçando os laços entre os dois países. Numa nota publicada na página eletrónica da Presidência lê-se que o chefe de Estado “enviou uma mensagem de felicitações a Alexander Stubb pela sua eleição como Presidente da República da Finlândia e desejou os maiores sucessos para o mandato que terá início em março”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Referiu ainda que Portugal continuará empenhado na relação bilateral, reforçando os laços de amizade e de cooperação que unem os dois países, e encontrando novas oportunidades para o seu desenvolvimento e aprofundamento a todos os níveis, incluindo no quadro da União Europeia e da NATO”, é acrescentado a nota.

Stubb, que foi eurodeputado, primeiro-ministro e ocupou três pastas ministeriais, incluindo das Finanças e Negócios Estrangeiros, recolhe uma grande parte dos votos do centro-direita e da extrema-direita, enquanto Haavisto, ministro dos Negócios Estrangeiros no anterior governo (liderado por Sanna Marin), é apoiado pelo eleitorado de centro-esquerda e ambientalista.

Eleito por um mandato de seis anos, o Presidente da Finlândia tem poderes limitados, mas o seu papel diplomático ganhou importância na cena internacional desde o recrudescimento das tensões com a vizinha Rússia, na sequência da guerra na Ucrânia, e da adesão do país nórdico à NATO em abril de 2023.

As relações com a vizinha Rússia, que se deterioram após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e a consequente adesão da Finlândia à NATO, serão as principais preocupações do sucessor de Sauli Niinistö (Coligação Nacional), que sai ao fim de 12 anos, por não poder concorrer a um terceiro mandato.

A corrida eleitoral marcou um regresso à política de Alexander Stubb, 55 anos, primeiro-ministro entre 2014 e 2015, depois de alguns anos no mundo académico. Nos últimos três anos, lecionou e dirigiu o Instituto Universitário Europeu de Florença, em Itália, depois de se ter retirado da vida política por não ter conseguido vencer o cargo de presidente da Comissão Europeia em 2018, quando foi eleita a alemã Ursula Von der Leyen. Stubb já confessou que foi a invasão russa da Ucrânia que o motivou a regressar à política: “Senti que poderia haver uma potencial ameaça existencial vinda da Rússia”.

Eleito deputado ao Parlamento Europeu em 2004, Stubb entrou na política finlandesa em 2008 e ocupou vários cargos ministeriais: Finanças, Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus. Foi também vice-presidente do Banco Europeu de Investimento.

Já Pekka Haavisto, 65 anos, foi um dos arquitetos da adesão da Finlândia à NATO, pondo fim a décadas de não-alinhamento militar do país nórdico. Haavisto, um diplomata experiente, teve o seu batismo de fogo como mediador internacional em 1990, quando foi enviado para o Kuwait após a invasão do Iraque para negociar a libertação de um grupo de finlandeses em cativeiro. Em 2005, foi o enviado especial da União Europeia para as conversações de paz no Darfur. Diplomata da ONU especializado em ambiente, já foi candidato presidencial duas vezes, em 2012 e 2018, perdendo para Sauli Niinistö. Pekka Haavisto é também conhecido como DJ amador, sob o nome artístico de DJ Pexi.