(Em atualização)

Um grupo de apoiantes de Julian Assange, o fundador da WikiLeaks, estão reunidos à porta do tribunal londrino onde decorre a audiência de dois dias, que vai avaliar se o antigo jornalista pode apresentar um recurso para impedir a extradição para os Estados Unidos.

Pelo relato do jornal Guardian, foram colocadas fitas douradas com as palavras “Libertem Julian Assange já!” na vedação do tribunal, em portões e árvores nas proximidades. Além da advogada e ativista Stella Assange, que é casada com Assange, há várias pessoas com cartazes com apelos à libertação do australiano, com palavras de ordem como “Só há uma decisão: não à extradição”.

Arte em troca de uma vida: obras de Picasso e Rembrandt serão destruídas se Julian Assange morrer na prisão, diz artista russo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A BBC refere que há vários políticos britânicos a demonstrar apoio a Assange no tribunal. Apsana Begum, do partido Trabalhista, diz que o caso contra o fundador da WikiLeaks “é sobre pessoas e o seu poder, contra o Estado e o imperialismo”. Também Jeremy Corbyn, antigo líder dos Trabalhistas, marca presença na manifestação de apoio a Assange.

Tim Dawson, da Federação Internacional de Jornalistas, também demostrou apoio a Assange à porta do tribunal. Numa intervenção a partir de uma estrutura instalada perto do tribunal, apelou à defesa da liberdade de expressão e transmitiu que teme que, caso Assange seja extraditado, haja mais jornalistas que possam vir a pensar duas vezes antes de publicar investigações, com receio das consequências.

O tribunal vai analisar, ao longo de dois dias, se Assange, que é um cidadão australiano, poderá apresentar um recurso ao pedido de extradição. Assange tornou-se um nome conhecido mundialmente quando divulgou documentos confidenciais dos EUA.

Ao longo desta terça e quarta-feira, dois magistrados vão analisar se há condições para que Assange possa recorrer da decisão — uma das derradeiras tentativas para evitar que o australiano seja extraditado para os EUA, onde arrisca 175 anos de prisão por tornar públicos mais de 700 mil documentos confidenciais. O fundador da WikiLeaks não está presente no tribunal, por não estar em boas condições de saúde. Assim, está a acompanhar a audiência por meios eletrónicos, a partir da prisão de Belmarsh, onde está detido desde 2019.

Julian Assange “está na prisão e a ser castigado porque expôs um super-poder”, diz Stella Assange

Assange é acusado pelos EUA de conspirar com a denunciante Chelsea Manning, que em 2010 acedeu a documentos do governo norte-americano, quando trabalhava como analista de segurança. Manning foi condenada a 35 anos de prisão, mas teve a pena reduzida durante a administração de Barack Obama. Foi libertada em março de 2020, depois de cumprir sete anos de prisão.

A justiça britânica aprovou em junho de 2022 o pedido de extradição de Assange para os EUA. O antigo jornalista apresentou um recurso à decisão, tentando ganhar mais algum tempo. Depois desta audiência de dois dias, Assange poderá ainda recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

WikiLeaks. Assange recorre da extradição para os EUA decidida por Justiça britânica

Julian Assange foi detido em 2019 pela polícia britânica, depois de ter recebido asilo na embaixada do Equador em Londres ao longo de sete anos.

Chelsea Manning fala sobre tempo na prisão: “Passei sete anos a lutar pela sobrevivência”