A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, entrou esta quarta-feira em funcionamento, de acordo com um comunicado enviado às redações pela Infraestruturas de Portugal (IP).

“A nova estrutura localizada no apeadeiro da Aguda, em Vila Nova de Gaia, garante o atravessamento sobre a Linha do Norte em totais condições de segurança e comodidade para os utilizadores do transporte ferroviário. Está também dotada com elevadores, assegurando igualmente as melhores condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida”, pode ler-se num comunicado desta quarta-feira da IP.

A infraestrutura faz parte das obras em curso na Linha do Norte entre Espinho (distrito de Aveiro) e a estação das Devesas (Gaia, no distrito do Porto), incluindo-se na mesma empreitada a passagem superior da Granja, em que se prevê a conclusão dos trabalhos “até ao final do primeiro trimestre do corrente ano”, segundo a IP respondeu à Lusa em 9 de fevereiro.

A IP já pôs a concurso, por 50 mil euros, estudos para passagens inferiores na Granja e Aguda, em Gaia, na sequência de um protocolo de 2022 celebrado após protestos das populações contra as passagens superiores instaladas.

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Face aos protestos, e depois de manifestações contra as estruturas apelidadas de “mamarracho”, “escarro arquitetónico” ou “muro de Berlim” pela população e edificadas no âmbito da renovação da Linha do Norte entre Espinho e Gaia, foi celebrado um protocolo, em julho de 2022, que previa o estudo de soluções de passagens por debaixo da linha.

“O estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões na estação de Granja e apeadeiro de Aguda”, referiu fonte oficial da IP à Lusa, em agosto.

A IP prevê concluir as obras na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia no segundo trimestre do ano, disse fonte da empresa à Lusa em 09 de fevereiro.

Já estão concluídas ou em fase de conclusão o alteamento/alargamento de plataformas de passageiros nas estações de Gaia-Devesas e da Granja e dos apeadeiros de Aguda, Miramar e Francelos Valadares e Coimbrões”, refere a IP na resposta à Lusa, estando “em execução os trabalhos de alteamento/alargamento de plataformas no apeadeiro de Madalena”.

Atualmente, estão em construção uma passagem inferior para tráfego rodoviário ligeiro e duas passagens inferiores rodoviárias, estando já concluídas ou em fase de conclusão cinco passagens rodoviárias inferiores para ligeiros e outra rodoviária para todo o tipo de tráfego.

Quanto aos peões, já foram construídas cinco passagens inferiores e quatro passagens superiores.

A conclusão total da intervenção chegou a estar prevista para 2023, mas a empreitada “sofreu vários impactos com relevância no prazo, decorrentes dos constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros e subempreiteiros na contratação de meios humanos e de equipamentos”.

A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, está orçamentada em 55,3 milhões de euros e iniciou-se em julho de 2020.

Inicialmente, aquando do lançamento do programa Ferrovia 2020, em 2016, estava previsto que as obras decorressem entre 2017 e 2019.