O treinador Vítor Campelos garantiu este sábado um Gil Vicente com ambição e motivação para ficar com os três pontos na receção ao FC Porto, no domingo, na 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Com a vitória na última jornada, no terreno do Estoril Praia (3-1), os gilistas puseram termo a três derrotas seguidas, uma delas que lhes valeu a eliminação da Taça de Portugal (3-1 com o Vitória de Guimarães).

Já o FC Porto surge em Barcelos motivado pelo triunfo na Liga dos Campeões, na quarta-feira, diante do Arsenal (1-0) e, também por causa desse resultado, Vítor Campelos espera um “jogo difícil”.

“Ainda agora venceu o Arsenal e isso demonstra todo o poderio do FC Porto, mas nós também temos as nossas armas, somos das equipas com mais pontos em casa e, respeitando muito o adversário, queremos fazer um bom jogo, porque sabemos que jogando bem estamos mais perto de ganhar”, disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Vítor Campelos, tal como para o FC Porto o fator motivacional cresce ao jogar na Champions, também para o Gil Vicente isso acontece diante da turma orientada por Sérgio Conceição.

“Nestes jogos, o treinador não precisa de estar a motivar tanto os jogadores, os níveis de concentração e motivação são grandes, o FC Porto é sempre o FC Porto, um dos grandes do nosso campeonato. Em casa, temos dado uma boa resposta e queremos apresentar-nos fortes, com confiança para se possível ficar com os três pontos”, disse.

Questionado sobre se o Gil Vicente pode explorar a necessidade imperiosa do FC Porto não perder pontos na luta pelo título em vésperas de receber o Benfica, jogo que poderá ser decisivo nessas contas, o treinador reforçou que o Gil Vicente deve olhar para si próprio, mas lembrou que há dois jogadores dos portistas que estão em risco de não jogar com os ‘encarnados’ se virem um cartão amarelo.

O FC Porto é que terá que se preocupar com o jogo de amanhã [domingo] e com o posterior até porque tem dois jogadores com quatro cartões amarelos, o Francisco Conceição, que tem feito uma época fantástica, é dos jogadores que tem criado mais desequilíbrios, e o Otávio, mas devem jogar”, disse.

Além de Francisco Conceição, o treinador dos gilistas destacou também o extremos Galeno, mas frisou que mais importante que olhar para o adversário é focar-se na própria equipa e melhorar alguns aspetos.

“Ainda não sabemos o onze que o Sérgio [Conceição, treinador do FC Porto] vai apresentar, vai depender muito disso. Sabemos que o Francisco Conceição e o Galeno são muito fortes no um para um, é uma equipa forte nas bolas paradas e que gosta de ter bola e quando não a tem sente algum desconforto, como aconteceu no jogo no Dragão [na primeira volta, derrota por 2-1], fizemos um bom jogo aí, houve equilíbrio”, disse.

Zé Carlos, Kiko Pereira e Depú estão lesionados e são baixas certas para o jogo de domingo.

Gil Vicente, 10.º classificado, com 28 pontos, e FC Porto, terceiro, com 45, defrontam-se a partir das 18h00 de domingo, no Estácio Cidade de Barcelos, jogo que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da associação de futebol de Leiria.