A taxa de inflação homóloga terá desacelerado para 2,1% em fevereiro, menos 0,2 pontos percentuais do que em janeiro, quando a inflação foi de 2,3%, de acordo com a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgada esta quinta-feira.

O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energia, terá registado uma variação de 2,2%, refere o INE, o que também se traduz numa desaceleração face aos 2,4% de janeiro.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,3% (0,2% em janeiro) enquanto o índice dos produtos alimentares não transformados terá diminuído para 0,8% (foi de 3,1% em janeiro), “parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em fevereiro de 2023”, explica o INE.

Face a janeiro, a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) terá sido 0,1%, após ter sido nula em janeiro e 0,3% em fevereiro de 2023. A variação média nos últimos doze meses terá sido de de 3,3%. Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que serve para as comparações a nível europeu, terá registado uma variação homóloga de 2,3%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dados definitivos da inflação de fevereiro serão publicados a 12 de março.

No primeiro mês sem IVA Zero, inflação acelera para 2,3%