O aviso de vento forte para a orla marítima emitido pela capitania do Porto do Funchal no início da semana foi prolongado até às 06h00 de sábado, informou esta sexta-feira a autoridade marítima regional.

Esta situação tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Nova massa de ar polar coloca 10 distritos em alerta para neve. À atenção dos líderes que estiverem em campanha pelo norte e centro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A autoridade marítima regional prolonga assim o aviso do vento para a orla costeira pelo sexto dia consecutivo.

Na informação, a capitania aponta que o vento será de nordeste “muito fresco a forte, diminuindo para fresco a muito fresco a partir da tarde, tornando-se moderado a fresco no final do período”, sendo a visibilidade “boa, por vezes moderada” e as ondas até 3,5 metros na costa norte e de 1,5 metro na parte sul.

A capitania reforça as recomendações a “toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

O reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas são as indicações dadas pela autoridade regional.