A polícia de Nova Iorque alterou os seus  procedimentos em relação aos duques de Sussex na sequência da perseguição em que o casal esteve envolvido em maio de 2023, naquela cidade, escreve o New York Times. A informação surgiu a propósito da decisão do Supremo Tribunal britânico, em resposta a um pedido do príncipe Harry para ter direito a segurança policial no seu país natal.

Quando em 2020 os duques de Sussex decidiram deixar de ser membros ativos da família real e deixar o Reino Unido, perderam direito à segurança policial paga pelos contribuintes. O príncipe Harry pediu uma revisão judicial ao Supremo Tribunal britânico, que lhe foi negada em maio de 2023, mas decidiu recorrer da decisão e foi-lhe concedido um julgamento de três dias em dezembro. A decisão foi divulgada esta quarta-feira e o juiz reformado do Supremo Tribunal, Sir Peter Lane, rejeitou a ação do príncipe.

Príncipe Harry perde ação judicial sobre proteção policial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os advogados do príncipe usaram a perseguição de carro por fotógrafos em que os duques de Sussex estiveram envolvidos em maio de 2023, depois de participarem num evento em Nova Iorque, no qual Meghan recebeu um prémio. Os advogados de Harry submeteram a cópia de uma carta escrita pelo chefe do departamento dos serviços secretos da polícia de Nova Iorque, John B. Hart. A carta explicava que depois de uma investigação a polícia concluiu que os paparazzi se comportaram de forma imprudente naquela noite, o que levaria à detenção de duas pessoas, relata o New York Times.

A carta data de 6 de dezembro de 2023 e descreve como a condução dos paparazzi levou os carros da segurança a “tomar medidas evasivas em várias ocasiões e a percorrer um caminho tortuoso para evitar serem atingidos por veículos em perseguição ou ficarem presos em quarteirões laterais”, escreveu o juiz citando a referida carta. John B. Hart conclui que o incidente levou a polícia de Nova Iorque a alterar os procedimentos de segurança em relação aos duques de Sussex nas suas próximas visitas à cidade, contudo os pormenores sobre a proteção de Meghan e Harry foram ocultado no julgamento.

Muitos paparazzi, voltas pelas ruas de Nova Iorque, um taxista e a memória de Diana. A história da perseguição a Harry e Meghan