Os cinco detidos na Operação “Vareja” da Guarda Nacional Republicana (GNR), suspeitos de vender droga a estudantes em Trás-os-Montes, ficam a aguardar julgamento em liberdade, mas obrigados a apresentações periódicas às autoridades, informou à Lusa fonte ligada ao processo.

A Guarda Nacional Republicana desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava em Trás-os-Montes e que se dedicava à venda de produto estupefaciente a estudantes no distrito de Bragança, foi esta quinta-feira anunciado pela força de segurança

As investigações da Operação “Vareja” duraram dois anos e culminaram com a detenção de quatro homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 32 anos.

Foram apreendidas 644 doses de canábis e 13 de haxixe, 1.384 euros em dinheiro e outros objetos usados na atividade ilícita, como material de embalamento e aparelhos usados nas comunicações. Foram ainda encontradas armas sem a devida documentação e licenciamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Era uma rede que operava essencialmente nos concelhos de Mirandela e de Bragança, mas também em Chaves e Montalegre. (…) Operava na aquisição e divisão deste deste produto estupefaciente para depois fazer chegar sobretudo à comunidade estudantil”, explicou a Capitão Edna Almeida, comandante do Destacamento Territorial de Mirandela, que coordenou a ação, e que esta quinta-feira de manhã prestou declarações à imprensa na esquadra mirandelense sobre esta operação.

Na quarta-feira foram levados a cabo 16 mandatos de busca, sete domiciliárias e nove em veículos, que decorreram entre as 6h00 até durante a tarde, nos concelhos de Mirandela, Bragança, Chaves, Montalegre e Paredes, nos distritos de Bragança. Vila Real e Porto.

A ação teve o reforço das valências do Comando Territorial de Bragança, Comando Territorial de Vila Real, Comando Territorial do Porto, da Unidade de Intervenção (UI) e o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

*Notícia atualizada às 20h45 de 7 de março com as medidas de coação.