Idris Elba, ator de 51 anos, quer criar uma “cidade inteligente” amiga do ambiente na Serra Leoa, país da África Ocidental onde o seu pai nasceu. “Inicialmente, fomos para lá a pensar como poderíamos trazer o turismo para os mais incríveis quilómetros de praia”, disse em declarações à BBC sobre a Ilha Sherbro, a zona que pretende intervencionar. Segundo o jornal britânico, o projeto pretende agora também trazer, pela primeira vez, eletricidade renovável movida a energia eólica para a Serra Leoa, país na costa ocidental africana.

No X, antigo Twitter, o ator descreve a ilha outrora sob o domínio britânico enquanto a sua “tela para a mudança“. “Como britânico profundamente enraizado em África, estou a dirigir um projeto transformador na Ilha de Sherbro. Prevemos energia verde, inovações pioneiras e um caldeirão de talentos globais para florescer. Estamos a preservar o nosso património e a promover o nosso futuro”, escreveu na rede social a 13 de março.

Idris Elba, que chegou a ser falado para protagonizar os filmes da série 007, foi um dos protagonistas da série “The Wire” e participou em várias produções da Marvel.

“É um sonho, mas eu trabalho no mundo do faz-de-conta”, disse Elba à BBC, explicando a intenção de “criar uma economia que se alimente a si própria e que tenha potencial de crescimento”. “Estou muito interessado em reformular a forma como África é vista”, acrescentou. Elba foi incluído no projeto pelo seu amigo de infância Siaka Stevens, neto de um antigo presidente da Serra Leoa. Cresceram juntos na zona leste de Londres e os seus caminhos cruzaram-se no mundo do entretenimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Stevens investiu na Serra Leoa nos últimos anos e, inicialmente, queria criar um hotel de luxo na região. Durante o processo, percebeu que o país “não estava preparado para esse nível de turismo”. Dessa conclusão surgiu a ideia de criar um um mega projeto turístico sustentável, para o qual abordou Elba.

Dois anos depois, nasceu a Sherbro Alliance Partners (SAP) e, em 2019, foi celebrado um acordo com o governo da Serra Leoa para desenvolver Sherbro. A ilha tinha uma população de cerca de 30 000 pessoas em 2013, ano em que foram registados os últimos dados disponíveis, e tem aproximadamente 600 km2.

O objetivo é transformar a ilha num local capaz de acolher cerca de um milhão de habitantes. No entanto, Elba disse à BBC que espera que o carácter da ilha “permaneça intacto“. “É uma parte bonita e verde do mundo e não queremos perturbar isso”, assegura.

O projeto será financiado através de uma parceria público-privada e a ilha será designada como uma zona económica especial com um sistema jurídico e económico separado do resto da Serra Leoa. O parque eólico e solar, que incluirá cinco turbinas eólicas, uma série de painéis solares e armazenamento de baterias, será construído pela Octopus Energy Generation, um dos maiores investidores europeus em energias renováveis.