A PSP de Leiria deteve esta quarta-feira cinco pessoas e constituiu outras três arguidas, no âmbito de uma investigação aos alegados autores de agressões a três homens, junto a uma discoteca, na passagem de ano.

O Comando Distrital de Leiria da PSP informa que a Operação Urano, realizada em Coimbra, Peso da Régua (distrito de Vila Real) e Penacova (distrito de Coimbra) resultou em cinco detenções, com idades entre os 21 e os 53 anos de idade, e três constituições de arguido.

Em comunicado, a PSP adianta que quatro destas detenções resultaram de situações de flagrante delito pela posse ilegal de armas e de munições.

Ainda no âmbito da investigação em curso, foram também constituídas arguidas outras quatro pessoas, com idades compreendidas entre 17 e 34 anos, “suspeitas das situações de roubo e ofensas à integridade física qualificada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os factos reportam-se à madrugada de 1 de janeiro deste ano, quando um grupo de cerca de dez indivíduos terá agredido violentamente três homens, junto a um estabelecimento de diversão noturna, no centro da cidade de Leiria”, refere a PSP, numa nota de imprensa.

Na sequência da realização de sete buscas domiciliárias e sete buscas não domiciliárias, que se iniciaram esta quarta-feira pelas 07h00, foram apreendidas duas armas de fogo e munições com distintos calibres.

A PSP apreendeu ainda uma moca de madeira, uma faca de borboleta, um punhal, um pé-de-cabra, 18 doses de cocaína e diversas peças de vestuário, “que poderão servir de meio de prova para o Ministério Público na investigação em curso”.

Três dos cinco detidos vão ser presentes ao Tribunal de Leiria para primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação, nesta quinta-feira, enquanto os restantes foram notificados para posteriores diligências processuais, acrescenta a PSP.

Segundo a nota de imprensa, em paralelo com estas buscas decorreu uma operação complementar de controlo rodoviário, em locais previamente definidos, tendo daí resultado um detido por desobediência, a apreensão de três viaturas por falta de seguro de responsabilidade civil, nove autos de contraordenação por infrações várias ao código da estrada e ainda dois avisos de apresentação de documentos.

A investigação foi desenvolvida pela Esquadra de Investigação da PSP de Leiria em cooperação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, conta com a colaboração do Comando Distrital da PSP de Coimbra, da Unidade Especial de Polícia da PSP e da Guarda Nacional Republicana.

Em janeiro, em resposta escrita à agência Lusa, o comandante distrital da PSP de Leiria, superintendente Domingos Antunes, afirmou que “a ocorrência das ofensas à integridade física na rotunda do Sinaleiro, junto à discoteca Mandarim, foi detetada oficiosamente pela PSP através do sistema de videovigilância pública da cidade de Leiria”.

Domingos Antunes esclareceu que as vítimas estavam junto à porta daquela discoteca, mas não entraram “uma vez que o estabelecimento se encontrava encerrado ao público, apenas estando aberto para um evento privado”.

Seguidamente, as vítimas terão sido “interpeladas e posteriormente agredidas por parte de um grupo de indivíduos que se encontravam também no exterior junto àquele estabelecimento”.

Segundo um comunicado da PSP do dia 1 de janeiro, duas pessoas ficaram gravemente feridas no decorrer de agressões, que aconteceram pelas 05h55, na Rotunda do Sinaleiro, em Leiria, onde foram ouvidos “cerca de três disparos de arma de fogo, tendo os polícias que acorreram ao local recolhido dois invólucros de calibre 7,65 milímetros”, acrescentou a PSP.

De acordo com esta força de segurança, os indivíduos agredidos foram socorridos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e não apresentavam quaisquer sinais de terem sido baleados, tendo sido transportados para o Hospital de Coimbra.

“Após consumadas as agressões, todos os suspeitos encetaram fuga para parte incerta”.