As músicas de Taylor Swift voltaram ao TikTok, esta quinta-feira, após uma pausa de 10 semanas devido à disputa entre a sua editora, a Universal Music Group, e a plataforma.

Universal Music retira canções de TikTok por desacordo com a plataforma

Segundo a Variety, várias canções de Taylor Swift — incluindo “You Belong With Me”, “Cruel Summer” e “Lover” —  já estão disponíveis na aplicação para os utilizadores incorporarem nos seus vídeos. Contudo, músicas de outros artistas da Universal Music Group ainda não foram recolocadas na lista. Na origem desta diferença pode estar o facto de, segundo a BBC, ao contrário de outros artistas, a estrela ter assinado um acordo com a editora em 2018 em que mantinha os direitos de autor da sua música.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A disputa entre a plataforma e a Universal terá começado quando, a 30 de janeiro, a editora escreveu uma carta aberta dizendo que a ” TikTok estava a tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música”. Realçava ainda também a sua preocupação com o rápido avanço da Inteligência Artificial (IA), tendo já sido geradas canções com as vozes de artistas como Drake e The Weeknd.

Em resposta, o TikTok acusou a Universal de “colocar a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”  e aquela que é umas das maiores editoras discográficas do mundo acabaria por retirar as suas músicas da rede social.

O diferendo parece agora sanado. Na rede social, já vários “Swifties” — fãs da cantora — demonstraram o seu entusiasmo com o regresso das músicas.

Estas surgem no mesmo mês em que a cantora se prepara para lançar um novo álbum anunciado durante os prémios Grammy AwardsThe Tortured Poets Department, o seu 11.º álbum, sairá a 19 de abril.

Taylor Swift torna-se primeira artista a vencer Grammy de Álbum do Ano quatro vezes