Siga aqui o liveblog

Vários líderes mundiais estão a reagir aquilo que poderá ser considerado como uma tentativa de homicídio ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. O suspeito foi detido pelas autoridades no local. Segundo o semanário Plus será um homem eslovaco de 71 anos, natural da cidade de Levice.

A Presidente da Eslováquia quis condenar o ataque nos “termos mais fortes possíveis”. Zuzana Caputová escreveu na sua conta na rede social X que está “absolutamente chocada com o brutal ataque” a Robert Fico.

“Desejo-lhe muita força neste momento crítico e uma recuperação rápida. Os meus pensamentos estão também com a sua família e entes queridos.”

Peter Pellegrini, candidato que ganhou as eleições presidenciais do passado mês de abril na Eslováquia, diz também na rede social X que “a tentativa de assassinato do primeiro-ministro é uma ameaça a tudo o que tem adornado a democracia eslovaca até agora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Luís Montenegro também reagiu ao ataque a Robert Fico nas redes sociais. “Em nome de Portugal e em meu nome, expresso toda a solidariedade ao meu colega Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia”. O primeiro-ministro português deixa ainda o desejo “total restabelecimento” e condena “com toda a veemência este ato inaceitável e bárbaro de violência política.”

A presidente da Comissão Europeia condenou “fortemente”o ataque no X, afirmando que estes atos “não têm lugar na nossa sociedade”.

Joe Biden também expressou o seu “alarme” com as notícias do ataque, num comunicado da Casa Branca, e refere que a embaixada dos Estados Unidos “está em contacto próximo” com o governo e “pronta para assistir”.

Vladimir Putin também reagiu, através de uma mensagem via Telegram à Presidente eslovaca Zuzana Čaputová, classificando o ato como “um crime atroz” sem justificação.

“Conheço Robert Fico como uma pessoa corajosa e determinada. Espero sinceramente que estas qualidades pessoais o ajudem a ultrapassar esta dura situação. Por favor, transmita-lhe as minhas mais sinceras palavras de apoio, bem como os meus votos de uma rápida e completa recuperação.”

[Já saiu o primeiro episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui.]

O Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, diz no X que este ataque é “aterrador”e condena o ataque contra o chefe de governo do “Estado parceiro e vizinho”.

Olaf Scholz, chanceler alemão, diz ter ficado “profundamente chocado” com a notícia do ataque sobre Fico, que condena, afirmando que a“violência não deve ter lugar na política europeia”, escreveu no X.

Também Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, está “chocado” ao ouvir “esta notícia terrível”. “Todos os nossos pensamentos estão com o primeiro-ministro Fico e a sua família”, escreveu Rishi Sunak.

Viktor Órban, primeiro-ministro húngaro, também reagiu ao ataque considerando o ataque de “hediondo”, escreveu no X.

O primeiro-ministro romeno, Marcel Ciolacu, reagiu no X, afirmando que atos deste tipo “não têm justificação e os autores devem ser responsabilizados”.

Também o primeiro-ministro checo reagiu no X, considerando também a notícia como “chocante”.

O procurador-geral da Eslováquia, Maroš Žilinka, garantiu que o suspeito irá ser “intransigentemente” e “justamente” punido, num vídeo divulgado nas redes sociais.

“Isto é o culminar de determinados sentimentos que são alimentados na sociedade”, disse. “É uma manifestação de ódio, uma manifestação de um ataque não apenas a uma pessoa, mas um ataque ao cargo de primeiro-ministro, bem como um ataque à própria essência do Estado.”