Para muitos condutores, há apenas um Fiat 500, mas visto à lupa, ou melhor, de fita métrica em punho, há na realidade dois, uma vez que ao 500 que chegou ao mercado em 2008 e que ainda por cá continua, com renovações ligeiras, juntou-se em 2021 o “Novo 500”, oferecido exclusivamente com mecânicas eléctricas alimentadas por bateria, o denominado 500e. Sucede que com a desaceleração nas vendas de veículos eléctricos, que continuam a crescer, mas um ritmo inferior, a procura pelo 500e perdeu bastante alento, o que provocou uma acumulação de stock e levou a Fiat a decidir oferecer o 500 eléctrico também com motores a combustão.

O Fiat 500 com motores de combustão e híbridos, que surgiu no nosso país em 2008, tem o código 312 e exibe um comprimento de 3,546 m, uma largura de 1,627 m e uma altura de 1,488 m, a que se alia uma distância entre eixos de 2,300 m. Já o “Novo 500”, que todos conhecemos como 500e por ser 100% eléctrico, tem o código interno 332, a que corresponde um comprimento de 3,632 m (mais 1,4 cm), uma largura de 1,683 m (mais 5,6 cm), uma altura de 1,527 m (mais 3,9 cm) e uma distância entre eixos de 2,322 m (mais 2,2 cm), assumindo-se como um carro diferente e ligeiramente maior e mais volumoso.

O Fiat 500 “312” é proposto em duas versões, ambas híbridas ligeiras (mHEV) e com 70 cv, apoiadas por um motor com 999 cc e três cilindros atmosférico, associado a um minúsculo motor eléctrico com somente 5 cv, alimentado por uma bateria com apenas 0,13 kWh brutos. É mais que provável que o Fiat 500 “332”, quando propuser as versões a combustão, estas sejam igualmente híbridas, mas a recorrer ao banco de órgãos da Stellantis (e não da Fiat). Ou seja, ao motor 1.2 HEV sobrealimentado com 101 cv, apoiado por um motor eléctrico com 29 cv e alimentado por uma bateria com 0,89 kWh, tal como a utilizada no Peugeot 208.

Apesar de ser maior e mais pesado, face ao 500, o 208 híbrido anuncia 193 km/h, 0-100 km/h em 9,8 seg e um consumo de 4,5 l/100 km, valores que são substancialmente melhores do que os 167 km/h, 13,8 segundos de 0-100 km/h e um consumo de 4,6 l/100 km do 500 mHEV actual. Embora a Fiat se tenha desdobrado em promessas de que o “Novo 500” (o modelo 332) seria exclusivamente eléctrico, tudo indica que a necessidade de escoar a produção total da fábrica de Mirafiori, em Turim, falou mais alto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR