790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fiat Panda tem mais uma vida. E sobrevive até 2027

Quarenta e quatro anos após o lançamento do primeiro Fiat Panda, sai um Pandina a pretexto de comemoração e a garantia de que o citadino não só vai resistir até 2027, como a produção até vai aumentar.

10 fotos

Embora não tenha a aura que envolve o 500, o Panda ocupa um lugar muito especial na gama da Fiat, pelo simples facto de, desde o seu lançamento em 1980, ser o citadino mais procurado pelos condutores europeus. Esta liderança de 44 anos, nas vendas em Itália e no Velho Continente, não só se mantém inabalada como a procura até tem vindo a aumentar, o que levou a marca a satisfazer o interesse dos clientes com a indicação de que a produção vai ser incrementada em cerca de 20% e a confirmação que a fábrica italiana de Pomigliano d’Arco vai continuar a assegurar a construção do modelo pelo menos até 2027.



PUB — Sabia que o Fiat Panda já vendeu mais de 8 milhões de unidades, desde o seu lançamento? Se está interessado neste modelo, peça aqui uma proposta


O anúncio foi feito a 29 de Fevereiro, para recordar que foi precisamente neste dia, em 1980, que o primeiro Panda teve a honra de ser apresentado pelo então Presidente da República de Itália, Sandro Pertini. Mas a cerimónia comemorativa teve ainda um outro motivo de interesse: foi apresentada (mais) uma nova série especial do Panda (a enésima?), a qual toma por nome a alcunha com que os italianos se referem ao pequeno veículo – “Pandina”.

O “novo” Panda mais não é do que uma evolução do citadino que está no mercado desde 2012, mais enriquecida do ponto de vista da tecnologia embarcada e com novas opções para a pintura da carroçaria, adicionando o amarelo à paleta das cores com que o modelo já é disponibilizado e a hipótese de optar pelo tejadilho a preto, para um look de efeito contrastante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos concessionários europeus a partir do Verão, o Fiat Pandina recebe alguns detalhes no exterior que o diferenciam dos Panda convencionais, como é o caso da inscrição Pandina nas molduras laterais, o “Pandina” serigrafado no terceiro Stop ou a cara de um panda nos tampões das jantes.

9 fotos

No interior também não há alterações de grande monta, salvo pelo facto o volante ter sido renovado e haver um novo painel de instrumentos digital de sete polegadas. A versão Cross desta série especial vai um pouco mais longe e acrescenta novos bancos com o “Pandina” em relevo e o painel frontal do tablier a branco.

7 fotos

Por isso, mais do que nos retoques cosméticos, onde o Pandina mais evolui é nos Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), propondo de série mais funcionalidades, nomeadamente travagem de emergência, reconhecimento dos sinais de trânsito, monitorização da atenção do condutor, alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem e cruise control. O Pandina conta ainda com sensores de estacionamento traseiros e modulação automática dos máximos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora