A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) chegou esta quarta-feira a acordo com a plataforma que junta cinco sindicatos de enfermeiros para um novo contrato coletivo de trabalho, garantindo aumentos salariais entre os 7,8% e os 15,7%.

“O acordo hoje celebrado atualiza a tabela salarial de 2022 com aumentos bastante expressivos que vão desde os 7,8% aos 15,7%, passando o subsídio de alimentação para 6,10 euros e reduzindo ainda o período de permanência na categoria de enfermeiro de ingresso de um ano para 6 meses”, adiantou a APHP em comunicado.

O contrato foi celebrado com o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPENF), o Sindicato de Enfermeiros (SE), o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e o Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE).

“A celebração deste acordo assinala o início de uma nova era no relacionamento do setor da hospitalização privada com as estruturas sindicais representativas dos enfermeiros e consubstancia um avanço significativo na dignificação da carreira de enfermagem dentro dos hospitais privados”, afirmou o presidente da APHP, Oscar Gaspar, citado no comunicado.

De acordo com a associação, é o primeiro acordo coletivo de trabalho dos hospitais privados realizado com a Plataforma Sindical “Compromisso Pela Enfermagem”.

Em 24 de maio, plataforma que une as cinco forças sindicais esteve reunida com a APHP para discutir a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR