O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até domingo o aviso amarelo já emitido para as nove ilhas do arquipélago dos Açores, devido aos valores elevados da temperatura máxima.

As ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo pela “persistência de valores elevados da temperatura máxima” desde as 12h00 locais (13h00 em Lisboa) de terça-feira.

Inicialmente, o aviso amarelo vigorava até quinta-feira, mas foi posteriormente prolongado pelo IPMA até às 21h00 de sexta-feira.

Entretanto, esta sexta-feira foi emitido novo aviso amarelo, que é válido até às 21h00 de domingo, que abrange todas as ilhas do arquipélago dos Açores, nos grupos Oriental, Central e Ocidental.

O grupo Oriental é constituído pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria, o grupo Ocidental integra as ilhas das Flores e do Corvo, enquanto o grupo central é composto pelas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR