A Casa Alves, mercearia discreta da Rua São João da Praça, na Sé, é um testemunho do passado lisboeta e, por conseguinte, da vida portuguesa. Agora, a relação com essa herança foi oficializada. Desde o início de março que a Casa Alves tem uma parceria com A Vida Portuguesa, a marca de produtos nacionais que Catarina Portas criou em 2007.

Ameaçada por uma ação de despejo desde meados de novembro, a Casa Alves é uma mercearia de prateleiras de madeira onde se vendem alguns produtos há muito arredados dos escaparates de lojas maiores. Com a parceria agora estabelecida, a Casa Alves vai passar a ter algumas conservas, sabonetes, brinquedos, louças Bordalo Pinheiro, chocolates, bolachas e bebidas que já se vendem nas quatro lojas d’A Vida Portuguesa.

O acordo nasceu do interesse de Catarina Portas pelo espaço e pela tradição lisboeta, explica Carina Alves, filha do atual proprietário e neta do fundador da casa, ao Observador. Certo dia, no ano passado, a empresária apareceu por Alfama para se inteirar sobre a história da loja. “Nesse mesmo dia falámos sobre o que é que poderíamos fazer”, diz Carina, salientando que esta história ainda não acabou. O novo proprietário do edifício, onde se situa a mercearia, é uma empresa de investimentos imobiliários que quer fazer obras no prédio, que está devoluto do rés-do-chão para cima. Quando as obras estiverem feitas, a localização privilegiada é um dos atrativos para a instalação de um hotel ou de apartamentos para turismo.

A parceria entre Alves e Portas tem apenas um objetivo: “Aumentar a faturação para renegociar com os proprietários”, explica Carina, que tem estado em contacto com uma representante do senhorio. A família Alves pretende obter um “realojamento durante as obras” e a garantia de voltar ao mesmo local assim que os trabalhos estiverem concluídos. “Obviamente que isso implica uma atualização da renda”, diz Carina, referindo que esta é muito baixa. Ela não sabe, no entanto, dizer o valor concreto.

Para já, a ordem para abandonar o espaço mantém-se com data marcada para julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR