“Variações”, o filme biográfico mas não documental (na versão inglesa, biopic) sobre o cantor pop português António Variações, foi um sucesso de bilheteira retumbante e a tendência parecer ter vindo para ficar. Em 2020, para além de um filme já anunciado sobre o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, chegará às salas de cinema nacionais um filme sobre o grupo português Doce, que gravou canções como “Amanhã de Manhã”.

O filme terá como título Bem Bom — o nome de uma canção do projeto musical de Fátima Padinha, Teresa Miguel, Lena Coelho e Laura Diogo  — e terá o apoio da MEO, operadora de TV da Altice Portugal.

Fátima Padinha, Teresa Miguel, Lena e Laura Diogo Coelho em 1980, cerca de seis meses depois do nascimento das Doce (@ Manuel Moura / Lusa)

A notícia foi avançada em comunicado enviado à comunicação social esta manhã pela Altice Portugal. A longa-metragem terá “produção da Santa Rita Filmes e realização de Patrícia Sequeira”, que já tinha sido autora dos filmes Snu e Jogo de Damas e que na área do entretenimento tem trabalhado também em televisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filme chegará às salas de cinema em 2020, ano em que se assinalam 41 anos de nascimento das Doce, que se formaram em 1979 e que venceram o Festival da Canção da RTP em 1982 com “Bem Bom”.

Foi uma das primeiras girlsband da Europa e possivelmente a mais icónica em Portugal e que, em 2020, 40 anos depois da sua criação, permitirá reaproximar desse legado musical e dessa memória a geração que a viu crescer nos anos 80, sendo também neste contexto reapresentada aos públicos mais jovens”, refere o comunicado.