Uma publicação no Facebook alega que, em Portugal, o número de trabalhadores da Administração Pública “tem crescido” desde 2014 e aponta mesmo dados concretos. O autor do post recorre a números, supostamente relativos a 2022, para sublinhar que “há, no total, cerca de 165 mil funcionários públicos a trabalhar nos serviços municipais”, um valor que, detalha na publicação, corresponde a um aumento de “mais de 20 mil” trabalhadores face a 2021. Mas será verdade?

Os principais indicadores estatísticos sobre o emprego público são divulgados trimestralmente pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). Os dados mais recentes, conhecidos na Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) — 2.º Trimestre de 2023“, revelam que, entre abril e junho deste ano, o emprego no setor das administrações públicas “aumentou 0,6% em termos homólogos e estabilizou face ao trimestre anterior”. O boletim da DGAEP mostra que, “a 30 de junho de 2023, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 745.707 postos de trabalho”, o que corresponde a “+2,5% (+18.006 postos de trabalho) face a 31 de dezembro de 2011”. Olhando de forma detalhada para os serviços municipais — mencionados diretamente pelo autor da publicação — percebemos que em junho de 2023 havia 133.508 trabalhadores na Administração Local, comparativamente com os 127.398 registados em dezembro de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quer isto dizer que, tendo como base os dados divulgados pela DGAEP,  nem o número de funcionários públicos a trabalhar nos serviços municipais atingiu nos últimos meses os 165 mil, nem o setor teve um aumento de mais de 20 mil trabalhadores comparativamente a 2021. Verificou-se, de facto, uma subida desde 2021, mas esse aumento de postos de trabalho não ultrapassou os 6.110.

É verdade que a publicação refere especificamente o ano 2022. No entanto, mesmo fazendo uma comparação direta com os últimos três meses do ano passado, os números oficiais ficam-se pelos 131.715 trabalhadores na Administração Local, num total de 742.355 funcionários a trabalhar na Função Pública — um aumento de 4.317 em comparação com 2021, também aqui muito aquém dos 20 mil referidos na publicação.

Fact Check. Número de funcionários públicos aumentou em 264 mil durante os governos de António Costa?

O Observador contactou também o Ministério da Presidência, que tutela a Função Pública, sobre estes números, mas o gabinete de Mariana Vieira da Silva remete igualmente para a “informação estatística sobre dados de emprego público”, disponível no portal da DGAEP.

Conclusão

A publicação apresenta dados errados. O boletim trimestral da DGAEP mostra que, desde o final de 2021, o número de postos de trabalho nos serviços municipais aumentou em cerca de 6 mil, muito aquém dos 20 mil referidos pelo autor. O registo total de funcionários públicos é também muito menor do que os números referidos no post.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge