Uma publicação viral de Facebook alegava, a 17 de janeiro, que o Metro do Porto está a distribuir passes “gratuitos” de 12 meses “pelo preço inacreditável de 2 euros”, notando-se a contradição entre a disponibilização de passes “gratuitos” que, afinal, têm um custo inerente. Anexa ao texto referido consta também uma imagem do metro daquela cidade. Mas o links disponíveis na publicação não encaminham o utilizador para qualquer site válido. Trata-se, por isso, de uma publicação falsa.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que não existe nenhuma notícia onde se refira que o Metropolitano do Porto esteja a distribuir passes grátis nas suas instalações.  À semelhança da verificação de factos que o Observador fez sobre o Metro de Lisboa, também não foi possível encontrar qualquer tipo de informação credível neste caso.

Depois, o Observador entrou em contacto com o Metro do Porto para perceber se, de facto, foi lançado algum tipo de campanha do género nas últimas semanas. “É totalmente falso, já denunciámos esta publicação junto das autoridades competentes”, afirmou Jorge Morgado, ligado àquela estrutura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fact Check. Metro de Lisboa está a distribuir passes grátis anuais?

Consultando a página oficial do Metro do Porto, na secção dos comunicados, também não se encontra nenhuma iniciativa que dê conta de uma distribuição gratuita de passes naquela zona do país.

Conclusão

Tal como não é verdade que estejam a ser distribuídos passes gratuitos em Lisboa, também é falso que essa ação pública esteja a ser feita no Metro do Porto. Aquela estrutura indicou ao Observador que a publicação original verificada é completamente falsa. Quando se consultam os sites oficiais do Metro do Porto chega-se à conclusão de que não existe nenhuma informação sobre distribuição de passes gratuitos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge