*|IF:IS_PR!=true|*
|
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
|
*|END:IF|*
|
|
|
Enquanto dormia… |
… O Observador olhava para os dados sobre consultas de especialidade no SNS e descobria que mais de 60% são realizadas fora do tempo máximo em alguns hospitais. Em média, entre janeiro e maio de 2026, cerca de metade do total de primeiras consultas de especialidade realizadas no SNS foram realizadas fora dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos. Os maiores atrasos são na ULS do Tâmega e Sousa (que abarca os hospitais de Penafiel e Amarante), na ULS de Matosinhos (que engloba o hospital Pedro Hispano), na ULS da Região de Leiria (que inclui o hospital de Santo André), na ULS do Médio Tejo (que engloba os hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas) e na ULS do Oeste (hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche). |
O susto já passou. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu alta, depois de se ter sentido indisposto em Monto Gordo, no Algarve. Segundo apurou o Observador, o antigo Presidente da República poderá ter sofrido um quadro de lipotimia, que pode ter várias causas, incluindo uma situação de jejum prolongado, calor e/ou de desidratação. À saída do hospital, Marcelo falou aos jornalistas e agradeceu aos profissinais do INEM e do hospital de Faro. |
O eclipse de ontem deixou o país encantado. O Martim Andrade e o Diogo Ventura estiveram em Rio de Onor, o ponto de Portugal onde o fenómeno foi mais visível, e contaram como os espectadores viveram esta experiência “inacreditável”. Se quiser ver as imagens mais impressionantes, pode consultar a nossa fotogaleria. E ficam dois avisos: não deite fora os óculos, que ainda lhe podem vir a ser úteis até ao final de 2027; e se sentiu incómodo nos olhos mesmo usando esses óculos, saiba que não é caso para alarme — a não ser que tenha visão desfocada e o aparecimento de uma zona cega central ou próxima do centro da visão ou alterações das cores, objetos que parecem mais pequenos e linhas ou formas que passam a parecer distorcidas. |
A propósito das tão faladas férias de Luís Montenegro, recordámos outros períodos de descanso de primeiros-ministros que provocaram polémica. Da ausência de António Costa durante os incêndios de Pedrógão Grande ao safari no Quénia de José Sócrates, passando pela ida de Durão Barroso à casa de um amigo rico no Brasil, há histórias que marcaram o país — incluindo a viagem de Cavaco Silva paga pela Nestlé onde trepou um coqueiro. |
Nesta newsletter encontra a informação mais importante para começar o dia. Vamos estar em atualização constante no jornal, na rádio e nos nossos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. Se precisar de relaxar, há desafios novos no Sudoku e no AbraPalavra. E pode ainda ser investigador no SudoCrime. |
Tenha uma boa quinta-feira. |
|
NOTÍCIAS RELEVANTES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O QUE SE PASSA LÁ FORA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PODCASTS
|
|
|
Podcast Plus
|
|
|
|
Carvalhão Gil voa para Roma e as autoridades estão determinadas a não o deixar escapar. Entre manobras de contra-vigilância e trocas de hotel não há dúvidas: vai haver novo encontro. Resta saber onde.
|
|
|
|
|
Humor
|
|
|
|
Entre vernáculos populares na Assembleia e sussurros estranhos em aviões, a política anda a precisar de férias. Ou será que precisa de um técnico de ar condicionado que acalme os ânimos?
|
|
|
|
|
Dinheiro
|
|
|
|
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mantém actualizada a sua plataforma que informa sobre os preços dos combustíveis que estão a ser praticados em cada posto do país.
|
|
|
|
|
|
Rádio Observador
|
|
|
|
Este ano há uma ligeira quebra de turistas no Algarve e menos portugueses, mas os hoteleiros dizem não ter razão de queixa. Uma conversa com a editora adjunta de Economia do Observador, Ana Sanlez.
|
|
|
|
|
Rádio Observador
|
|
|
|
Nenhum ditador esteve tantos anos no poder como Fidel Castro, mas mesmo assim e com a evidência de tanta miséria em Cuba, a sua memória continua a enfeitiçar boa parte da esquerda. Porquê?
|
|
|
|
|
|
Céu e Terra
|
|
|
|
O calor vai manter-se muito forte no interior e chegar aos 41ºC até sexta, mas depois de sábado tudo muda. Além das Perseidas, há outras chuvas de estrelas. E o que é a baixa térmica ibérica?
|
|
|
|
|
Governo
|
|
|
|
Na Baixa dão-se tiros a turistas, já no Algarve os portugueses fogem para passar férias em Marrocos. No Douro, a EDP continua a dar o nó no fisco das barragens.
|
|
|
|
DESPORTO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OS NOSSOS ESPECIAIS
|
|
|
OPINIÃO
|
|
|
|
Proletários de todo o mundo, não tendes nada a perder, a não ser o vosso apetite.
|
|
|
|
|
Os antigos atribuíam aos eclipses um sem-número de significados, quase todos de mau presságio ou desgraça iminente; hoje, em princípio, limitamo-nos a interessar pela raridade do fenómeno astronómico.
|
|
|
|
|
Cambridge, Harvard e as universidades portuguesas não precisam de ser perfeitas. Basta que apliquem a mesma regra a todos.
|
|
|
|
|
Talvez políticos nacionais, criadores de opinião e jornalistas já não acreditem ser possível transformar este país, ou talvez estejam apenas inebriados pela vidinha do dia.
|
|
MAIS PARA LER
|
|
|
Comédia
|
|
|
|
A figura central de um caso de polícia que cativou o mundo e os fãs de true crime agora faz stand up. Fomos ao Fringe teleguiados pela comédia (mas também pela coscuvilhice).
|
|
|
|
|
Cinema
|
|
|
|
"Soy Cuba", de Mikhail Kalatozov, "Reflexo num Diamante Morto" e "O Fim de Oak Street", de David Robert Mitchell, são as estreias desta semana de Eurico de Barros.
|
|
|
|
|
Televisão
|
|
|
|
A plataforma de streaming divulgou a data de lançamento e as primeiras imagens de "JOANA MARQUES Culpada ou indecente?", sobre o caso judicial que opôs a humorista aos Anjos.
|
|
|
|
|
|
Festival de Locarno
|
|
|
|
É dia de “O Jacaré”, representante português em Locarno, a concurso pelo Leopardo de Ouro. Para o cineasta luso-suíço, uma “última dança” com personagens e intérpretes do bairro da Reboleira, Amadora.
|
|
|
|
|
Smartphones
|
|
|
|
A Google renovou a linha de smartphones, em que as ferramentas de IA e a câmara são ponto de destaque. Há uma subida dos preços, com o Pixel 11 a ficar acima da fasquia dos mil euros.
|
|
|
|
|
|
Eclipse
|
|
|
|
Do parlamento britânico à catedral de Saragoça, passando pela torre de telecomunicações alemã Heinrich-Hertz. O eclipse foi visível e fotografado em vários países.
|
|
|
|
|
|