*|IF:IS_PR!=true|*
|
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
|
*|END:IF|*
|
|
|
Enquanto dormia… |
… António José Seguro tornava-se o 21.º Presidente da República e o mais votado de sempre finda a noite eleitoral das eleições presidenciais que, pela segunda vez na História de Portugal e 40 anos depois, foram decididas à segunda volta. O número final de votos só será conhecido após 15 de fevereiro, data da votação suplementar nas zonas afetadas pelas tempestades, mas é já possível entender quem foram os vencedores, e quem foram os vencidos. A vitória de António José Seguro é ainda tema do último episódio de A História do Dia, com Rui Pedro Antunes e Pedro Benevides. |
Esta foi uma votação marcada pelo mau tempo que deixou grande parte do País sem serviços essenciais como água ou eletricidade: afinal, as eleições foram adiadas para 36.852 eleitores. Já em algumas aldeias de Leiria que o Observador visitou este domingo, votaram pessoas que ainda não têm luz, rodeadas por árvores arrancadas, casas sem telhado e até postes de alta tensão caídos. |
Na sede de campanha de António José Seguro e na sua terra-natal, o ambiente foi de festa, o que contrastou com o vivido no quartel-general de André Ventura. Certo é que a partir de 9 de março, o Palácio de Belém tem novo inquilino mas o Palácio de São Bento, não. A jornalista de Política do Observador, Mariana Lima Cunha, explica-lhe o que esperar da relação entre o Presidente Seguro e o primeiro-ministro Montenegro. Entretanto, não perca as melhores fotografias nem as curiosidades desta noite eleitoral. |
Pode acompanhar todos os desenvolvimentos pós-eleições presidenciais no nosso liveblog e, se quiser consultar os resultados apurados até agora por distrito, concelho e freguesia, espreite o nosso interativo. |
Por enquanto, o mau tempo continua a atingir Portugal. Esta terça-feira, está previsto um rio atmosférico que pode provocar horas seguidas de precipitação intensa. Sol, só depois do Carnaval. |
No desporto, o Benfica derrotou o Alverca com a ajuda de Anísio, que voltou a marcar na primeira vez em que tocou na bola. Mas a equipa dos encarnados não escapou às críticas do treinador José Mourinho. |
Já sabe que nesta newsletter encontra tudo o que precisa para começar o dia bem informado. O Observador vai continuar a atualizar todas as notícias no jornal, na rádio e nos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. Para descontrair pode sempre fazer os nossos jogos Sudoku e AbraPalavra. |
Tenha uma boa segunda-feira, e uma excelente semana, em segurança. |
|
A NOITE ELEITORAL
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PODCASTS
|
|
|
Podcast Plus
|
|
|
|
Começaram em aulas de yoga e tantra, acabaram em sites de sexo na internet. Tudo em nome de uma suposta “evolução espiritual”. Aconteceu também a mulheres portuguesas de uma escola de yoga de Lisboa.
|
|
|
|
|
Economia
|
|
|
|
Gonçalo Amorim é o CEO BGI, uma aceleradora de startups que já ajudou a criar unicórnios. A importância do foco e dos falhanços. E a coragem de dizer sempre a verdade aos parceiros.
|
|
|
|
|
Relações
|
|
|
|
Numa semana em que a chuva nos cancelou 7 planos diferentes falamos de homens que ficam tarados quando estão solteiros, da série Heated Rivalry e da verdadeira utilidade dos amigos chegados do insta.
|
|
|
|
|
|
Cultura
|
|
|
|
Esta semana vamos ao cinema, mas também vemos documentários em casa. Lemos romances americanos, descobrimos uma série com vinho engarrafado e ajudamos a reconstruir, depois da tempestade.
|
|
|
|
|
Direitos das Mulheres
|
|
|
|
Ana de Castro Osório deu a vida pela literatura para infância e a causa feminista. Amada por uns, temida por muitos, redigiu as leis do divórcio e inscreveu o nome na História de Portugal e do Brasil.
|
|
|
|
|
|
Governo
|
|
|
|
Interesse mediático pelos EUA vs. falta de escrutínio das decisões europeias. Jorge Fernandes responde ainda a críticas sobre a posição que tem em relação ao acordo do Mercosul.
|
|
|
|
|
Lifestyle
|
|
|
|
Ansiedade, trauma e EMDR explicados sem filtros. Partilhamos vivências e conversamos sobre a pressão de crescer, sentir tudo e curar padrões invisíveis.
|
|
|
|
O QUE SE PASSA LÁ FORA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DESPORTO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OS NOSSOS ESPECIAIS
|
|
|
Estados Unidos da América
|
|
|
|
Hospedadas em hotéis de luxo, duas mulheres (uma francesa e russa) estiveram em Lisboa, Porto e Açores, numa viagem paga por Jeffrey Epstein. Há várias modelos que mencionam Portugal nos ficheiros.
|
|
|
|
|
Livros
|
|
|
|
A 8 de Fevereiro também há eleições no país que, apesar do fascínio que suscita, não é bem conhecido. Com o livro "Uma breve história do Japão", consegue Christopher Harding ir no caminho contrário?
|
|
|
|
|
|
OS NOSSOS INTERATIVOS
|
|
|
Presidenciais 2026
|
|
|
|
Veja todos os resultados da vitória de António José Seguro e da derrota de André Ventura e consulte o mapa por distrito, concelho e freguesia: pode comparar com a primeira volta e com 2021.
|
|
|
OPINIÃO
|
|
|
|
Ventura perdeu, mas ficou naquele limiar de votos que lhe permite dizer que o copo já está meio cheio. E se Seguro ganhou com uma votação substancial, teve também o cuidado de tentar falar para todos.
|
|
|
|
|
Apesar de parecer atraente, a culpa do homem branco é perversa: senti-la (e manifestá-la) cria a ilusão de que nos tornamos moralmente melhor; na prática, estimulamos os piores instintos do ser humano
|
|
|
|
|
A nossa rede, em especial de média e baixa tensão, exige plano vasto e urgente de investimento para fazer face aos novos desafios inerentes à crescente importância da própria energia elétrica.
|
|
|
|
|
Cada meio ponto percentual de aumento na consignação do IRS a organizações da sociedade civil representa uma reforma consistente que reforça a sua independência e a eficiência social dos impostos.
|
|
MAIS PARA LER
|
|
|
Televisão
|
|
|
|
Os anos 90 são sinónimo de tempos mais simples, mas também de boas memórias à volta da televisão. Agora em streaming estão disponíveis algumas das séries cómicas mais emblemáticas da década.
|
|
|
|
|
Restaurantes
|
|
|
|
Em menos de um mês, o projeto já mapeou 283 cafés, padarias, pastelarias, leitarias e confeitarias tradicionais em Lisboa. Qualquer pessoa pode sugerir um estabelecimento que ainda sobreviva.
|
|
|
|
|
Podcast Plus
|
|
|
|
Misturava o yoga com juramentos sobre a Bíblia e outras crenças espirituais. A história de Gregorian Bivolaru, o guru acusado de ter “pancadas sexuais” e denunciado por várias mulheres.
|
|
|
|
|
|
|