|
|
|
|
Dediquei a mais recente Operação Stop da Rádio Observador a falar sobre como a tradição já não é o que era. Ou, melhor, sobre a forma como está a ser posta à prova pela inovação (pode ouvir aqui o podcast). |
O exemplo mais flagrante disso chega-nos pela mão da Kia, cujo EV6 promete dar que falar (e muito). Desde logo, porque a sua versão topo de gama não só é capaz de deixar para trás alguns dos superdesportivos mais rápidos do momento, animados com motor de combustão, como consegue bater-se taco a taco com o mais rápido dos crossovers eléctricos no mercado, o Porsche Taycan Turbo Cross Turismo. Convenhamos que ver um Kia “colado” ao que de melhor consegue fazer o reputado construtor de desportivos de Estugarda é algo que, até há bem pouco tempo, seria inimaginável. Mas se as prestações deste novo Kia são de impor respeito, o preço também promete ser respeitavelmente mais baixo, para menos de metade do que é exigido pelo Taycan Turbo Cross Turismo. Confira aqui como é que o construtor sul-coreano dá este salto de gigante e se chega à frente com uma potência de até 585 cv, uma velocidade de carregamento capaz de converter 4 minutos e meio em energia para percorrer mais 100 km e autonomias até 510 km. |
Enquanto o EV6 ainda não é uma realidade, a Tesla soma e segue, pois a norte-americana EPA carimbou o Model 3 como o eléctrico mais eficiente do mercado, depois de medir os consumos da versão mais barata. Por cá, a Volvo deu início à comercialização do seu XC40 a bateria, com o anúncio dos preços, e arrancaram as entregas do ID.4, o SUV que a Volkswagen acredita que vai assegurar a venda de 500 mil unidades/ano. |
O construtor de Wolfsburg – que (finalmente) decidiu acusar os responsáveis pelo Dieselgate – planeia reforçar a sua oferta de SUV com motores de combustão e vai lançar, ainda este ano, o Taigo, crossover com linhas de coupé que se destina a concorrer no mesmo segmento onde já militam o T-Cross e o Polo. Se uns “nascem”, outros desaparecem. É o caso do Ford Mondeo, sentenciado de morte para 2022, depois de 30 anos ao serviço. |
Se ainda não votou na 8.ª e última categoria dos Prémios Auto Observador 2021, está a tempo de o fazer. Esta semana, há 10 modelos a concurso e a sua escolha permitirá eleger qual deles é o melhor eléctrico na opinião dos nossos leitores e ouvintes. Já sabe, diga de sua justiça e, com isso, pode habilitar-se a ganhar um automóvel novo. |
Até para a semana, sempre aqui. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Auto
|
|
Qual campeonato de resistência, os Prémios Auto Observador entram na 8.ª semana de votação, reservada apenas a modelos a bateria – aqueles que são considerados o futuro. Vote e habilite-se a ganhar.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A família de SUV da VW não pára de crescer. A marca vai lançar um mini crossover com silhueta coupé, baseado no Nivus que está à venda na América do Sul. Por cá, chama-se Taigo e virá de Espanha.
|
|
|
|
Cupra
|
|
A Cupra, a mais recente marca dos espanhóis da Seat, está numa rápida trajectória de crescimento. As vendas deverão disparar, mas a imagem do construtor tem de acompanhar. Estratega revela o rumo.
|
|
|
|
|
Ford
|
|
A Ford anunciou que o Mondeo, o familiar que durante décadas se assumiu como o seu topo de gama no mercado europeu, está condenado. A família de veículos que nasceu em 1993 deverá desaparecer em 2022.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Já são conhecidas as conclusões da investigação do Grupo VW aos responsáveis pelo Dieselgate. Após anos de pesquisa, são vários os antigos executivos a quem vão ser exigidas compensações.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Lexus
|
|
A Lexus apresentou o LF-Z Electrified Concept, um protótipo que revela o que se pode esperar da marca nipónica em termos de modelos 100% eléctricos, concebidos a partir de plataformas específicas.
|
|
|
|
Volvo
|
|
O primeiro modelo 100% eléctrico da Volvo já chegou ao mercado português, sendo proposto por valores desde 57.150€. O XC40 Recharge usufrui de 408 cv, tracção integral e uma autonomia a rondar 400 km.
|
|
|
|
Cupra
|
|
Depois do Born, que chegará ainda este ano, a Cupra confirma aquele que será o seu segundo modelo a bateria, o Tavascan, o primeiro SUV 100% eléctrico a ser concebido e desenvolvido em Barcelona.
|
|
|
|
|
Audi
|
|
A apresentação do Q4 e-tron, o primeiro Audi a ser concebido de raiz para ser eléctrico, vai ter lugar em Abril. A produção em série já arrancou em Zwickau, de onde também sai o ID.3 e o ID.4.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Já estão em Portugal as primeiras unidades do ID.4, o SUV eléctrico da VW. É maior do que o ID.3, por fora e por dentro, e vai estar disponível com baterias de 52 e 77 kWh, a partir de 39 mil euros.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tesla
|
|
O Model 3 continua a ser um caso (sério) de sucesso. A par das vendas, o mais acessível dos Tesla destaca-se na eficiência energética, vendo a sua versão mais barata registar o consumo mais baixo.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
A Teco 2030 quer colocar a Noruega no mapa da produção em massa de células de combustível a hidrogénio para uso marítimo e diz ter uma solução equivalente ao diesel que ocupa menos espaço e não polui.
|
|
|
|
Motos
|
|
Ainda é só um projecto, mas a Triumph parece ter todas as cartas do seu lado. Com a colaboração da Williams e da Universidade de Warwick, prepara uma plataforma para várias motos eléctricas.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
O Hummer EV, a pick-up eléctrica da GM, só começará a ser produzida em série no final de 2021, mas a primeira unidade a fabricar já foi vendida e pelo astronómico valor de 2,5 milhões de dólares.
|
|
|
|
Abarth
|
|
A marca fundada a 31 de Março de 1949 pelo engenheiro ítalo-austríaco Carlo Abarth assinala o aniversário recordando como evoluiu o emblema do Escorpião ao longo de 72 anos. Lembra-se como começou?
|
|
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari, enquanto construtor, é uma instituição extremamente respeitada em todo o planeta, sobretudo em Itália. Daí que até os especialistas em cristal de Murano imitem o Cavallino Rampante.
|
|
|
|
|
|
|
|