252kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

João Pedro Marques

Convidado

Artigos publicados

Escravatura

Qual a parte que Fernanda Câncio não compreendeu?

2204
A lei abolicionista de 1761 é uma espécie de saco de pancada da nossa extrema-esquerda que gosta de a apresentar como uma lenda, um logro, uma falsidade ou ainda pior do que isso.
História

Espero que o Governo não vá na conversa

945
Há um enorme esforço para reinventar a História e a tornar politicamente “útil” e o mais alarmante é que isso conta com a passividade, o silêncio ou até mesmo com a conivência de muitos historiadores.
Escravatura

A História a martelo

1058
Há uma parte do Ocidente que, no que respeita a estátuas e outras representações e visitações do passado, caminha para uma espécie de Fahrenheit 451: Grau de Destruição. É bom não lhe seguir os passos
Escravatura

Quando os números nos enganam

390
O que eu digo, e repito, é que transportar um número elevado de escravos através do Atlântico não faz de Portugal a maior potência esclavagista. Há outros factores a ter em conta.
Racismo

O passado colonial não faz de nós racistas

2404
É tão histórica a atitude dos brancos que toleravam o comércio de homens como a dos que passaram a considerá-lo incompatível com a civilização e a olhar os negreiros como Alexandre Herculano os olhava
História

Daniel Oliveira e os números da escravatura

1182
É lamentável que haja tanta gente que, à semelhança do que fez Daniel Oliveira no Expresso, se compraz em apresentar o nosso país à pior luz possível, com a agravante de estar a utilizar dados errados
História

O padre António Vieira e as pessoas de boa-fé

764
A História não é feita para julgar, mas para compreender. É essa a boa norma. O que não é de boa norma é a esta sanha persecutória e o esforço de demolição de algumas figuras maiores da nossa cultura.
História

A leitura emocional da História

736
Há que evitar a alteração dos programas de História para que lá caibam as matérias e as versões que os activistas querem que sejam ensinadas (e para que se suprimam outras, que eles detestam).
Escravatura

Não havia bondade no Ocidente?

325
Será ingenuidade pensar que a luta contra o tráfico de escravos e a escravidão foi propulsionada pela ideologia, pela política e, também, por um desejo de fazer bem?
História

De Zumbi dos Palmares para o ministro da Educação

295
Os escravos fugitivos que formaram o quilombo de Palmares possuíam escravos e Zumbi era um radical que lutou bravamente pela sua própria independência e a dos seus, mas não contra a escravatura.
Racismo

Equívocos a respeito do racismo

378
Foi o quotidiano da escravidão nas Américas, a vida degradada de milhões de desgraçados arrancados às suas culturas, que alimentou os estereótipos negativos que viriam a escorar a ideologia racista.
Polémica

Narrativas alternativas e passados dolorosos

624
A História não é engenharia política e social, não é um cachimbo da paz nem um artefacto de reconciliação, o seu único compromisso é com a verdade. Não é legítimo moldá-la, adocicá-la ou avinagrá-la.
Politicamente Correto

A História não exige penitências

683
Pedir que um povo dê tanto espaço e atenção a actos de celebração como aos de arrependimento e penitência é próprio de gente irrealista e que quer ter uma relação sadomasoquista com a história do país
Racismo

Portugal não era nem é racista

1054
Será o racismo um problema real, tanto no tempo de Vasco Santana como agora, ou foi a nossa noção de racismo que mudou a tal ponto que tendemos a chamar racismo a coisas que o não eram e o não são?
Descobrimentos

Que será feito do Museu dos Descobrimentos?

495
Os que não se envergonham da palavra e do acontecimento “Descobrimentos”, e consideram que ele merece um museu, devem unir-se e insistir com os poderes públicos para o levar por diante.
Racismo

O mérito não tem cor de pele nem etnia

381
Os activistas querem implementar quotas e outros mecanismos compensatórios e precisam desesperadamente de argumentos científicos para justificar esse seu propósito. É gato escondido com rabo de fora.
Escravatura

E então os factos? Réplica a Francisco Bethencourt

139
É uma maçada quando a ideologia se agiganta, extravasa e condiciona o que devia ser o principal métier do historiador, isto é, a fria análise de factos e argumentos.
Escravatura

Haiti, escravos e outras histórias mal contadas

699
Como Tocqueville disse, na linguagem algo teatral e dramática do seu tempo, “o fim da escravatura não foi conseguido pelos punhais de Espártacos negros mas pela ilustrada vontade dos senhores”.
Discriminação

A pobreza é um problema, a cor da pele não

576
A pobreza é um problema, um gigantesco e injustíssimo problema, e do que precisamos é de melhorar a vida de todos os pobres e não de quotas ou outras formas de “discriminação positiva” só para alguns.
Escravatura

Fernando Rosas não entende o Marquês de Pombal

698
Ao contrário do que diz Fernando Rosas, Portugal foi por intermédio do Marquês de Pombal o primeiro país ocidental a avançar no sentido da abolição e fê-lo por razões de ordem prática e de civilização
A página está a demorar muito tempo.