460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

João Pedro Marques

Convidado

Artigos publicados

Racismo

Incoerências da esquerda pós-colonial

Não concordo com as generalizações de Maria de Fátima Bonifácio sobre africanos e ciganos mas discordo do juiz que quer julgá-la por isso. Se for condenada será um duro golpe na liberdade de expressão
Escravatura

A UNESCO e a abolição: uma teoria que vem de longe

O facto de, na origem, esta visão do abolicionismo ser de ex-escravos não implica que possa ou deva ser desvalorizada ou desconsiderada. Mas tal origem também não lhe confere um certificado de verdade
História

Ajustando a História à vontade do freguês

Aquilo que resulta da reescrita referida e desejada por Mamadou Ba não o é porque não assenta em documentos, nem na respectiva crítica documental, mas apenas em conjecturas e convicções ideológicas.
Arte Contemporânea

Os anti-racistas de plantão

A questão que se põe é se a artista Grada Kilomba devia necessariamente ter sido escolhida. Só por ser negra, como se depreende das “manifestações” e “indignações” dos anti-racistas de plantão?
Politicamente Correto

O Ocidente a caminho da idiotia

Os defensores da cultura woke querem, no que à escravatura diz respeito, uma nova narrativa e, sobretudo, dinheiro e outras compensações que designam genericamente por “reparações”.
História

Os pregadores do arrependimento

Em que planeta viveu e vive Jorge Almeida? Alguém no seu perfeito juízo se orgulha da escravatura? Ninguém o faz agora nem no tempo do Estado Novo nem antes dele.
Escravatura

O Barco

A história da escravatura é só uma: a que se interessa pela verdade e tem um compromisso com ela. Não tem cor, não é branca nem preta, e há muito que está contada e bem contada.
Escravatura

Qual a parte que Fernanda Câncio não compreendeu?

A lei abolicionista de 1761 é uma espécie de saco de pancada da nossa extrema-esquerda que gosta de a apresentar como uma lenda, um logro, uma falsidade ou ainda pior do que isso.
História

Espero que o Governo não vá na conversa

Há um enorme esforço para reinventar a História e a tornar politicamente “útil” e o mais alarmante é que isso conta com a passividade, o silêncio ou até mesmo com a conivência de muitos historiadores.
Escravatura

A História a martelo

Há uma parte do Ocidente que, no que respeita a estátuas e outras representações e visitações do passado, caminha para uma espécie de Fahrenheit 451: Grau de Destruição. É bom não lhe seguir os passos
Escravatura

Quando os números nos enganam

O que eu digo, e repito, é que transportar um número elevado de escravos através do Atlântico não faz de Portugal a maior potência esclavagista. Há outros factores a ter em conta.
Racismo

O passado colonial não faz de nós racistas

É tão histórica a atitude dos brancos que toleravam o comércio de homens como a dos que passaram a considerá-lo incompatível com a civilização e a olhar os negreiros como Alexandre Herculano os olhava
História

Daniel Oliveira e os números da escravatura

É lamentável que haja tanta gente que, à semelhança do que fez Daniel Oliveira no Expresso, se compraz em apresentar o nosso país à pior luz possível, com a agravante de estar a utilizar dados errados
História

O padre António Vieira e as pessoas de boa-fé

A História não é feita para julgar, mas para compreender. É essa a boa norma. O que não é de boa norma é a esta sanha persecutória e o esforço de demolição de algumas figuras maiores da nossa cultura.
História

A leitura emocional da História

Há que evitar a alteração dos programas de História para que lá caibam as matérias e as versões que os activistas querem que sejam ensinadas (e para que se suprimam outras, que eles detestam).
Escravatura

Não havia bondade no Ocidente?

Será ingenuidade pensar que a luta contra o tráfico de escravos e a escravidão foi propulsionada pela ideologia, pela política e, também, por um desejo de fazer bem?
História

De Zumbi dos Palmares para o ministro da Educação

Os escravos fugitivos que formaram o quilombo de Palmares possuíam escravos e Zumbi era um radical que lutou bravamente pela sua própria independência e a dos seus, mas não contra a escravatura.
Racismo

Equívocos a respeito do racismo

Foi o quotidiano da escravidão nas Américas, a vida degradada de milhões de desgraçados arrancados às suas culturas, que alimentou os estereótipos negativos que viriam a escorar a ideologia racista.
Polémica

Narrativas alternativas e passados dolorosos

A História não é engenharia política e social, não é um cachimbo da paz nem um artefacto de reconciliação, o seu único compromisso é com a verdade. Não é legítimo moldá-la, adocicá-la ou avinagrá-la.
Politicamente Correto

A História não exige penitências

Pedir que um povo dê tanto espaço e atenção a actos de celebração como aos de arrependimento e penitência é próprio de gente irrealista e que quer ter uma relação sadomasoquista com a história do país
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.