Jorge Barreto Xavier

Convidado

Artigos publicados

PSD

Um Partido, três caminhos. Porque voto Montenegro

238
Um partido de militantes e participação política, essencial numa época de incertezas e de tendências políticas extremistas. Um partido no centro da vida política, no coração das opções para o futuro.
Incêndios

O Pinhal de Leiria e o estado civil da culpa

284
Uma mancha florestal com 700 anos ardeu, num ápice, em 2017 a o único visado na investigação penal é alguém de 69 anos que tinha feito uma queimada ali perto. É pura Ópera do Malandro de Chico Buarque
Donald Trump

A insistência no erro

143
Que o Trumpismo, enquanto modelo de prática política, não contamine as democracias ocidentais é não só uma esperança que temos que ter, mas uma determinação que é necessário exercer.
Lisboa

Uma grande oportunidade - o Jardim do Martim Moniz

549
Estamos fartos da sucessiva e massiva redução do centro histórico das cidades a espaços de lojas, lojecas e lojinhas; de hotéis, hoteizinhos e apartamentos turísticos; de restaurantes, cafés e bancas.
Trabalhadores

O 1.º de Maio /premium

Será que o “modo” sindicalista que transforma o 1.º de Maio num momento de celebração dos trabalhadores subordinados num quadro de luta de classes ainda se justifica?
Media

Os juízes, as questões de género e tudo o resto

382
Falar dos juízes, claro. Falar das questões de género, sem dúvida. Mas é importante convocar todas as outras falas, em especial as relativas à vida económica, social e cultural dos mais desfavorecidos
Parlamento Europeu

Quando eleições significam ameaça à democracia

Se os democratas não souberem ouvir o eleitorado, o Parlamento Europeu, em vez de servir a democracia representativa pluralista, poderá ser um instrumento de extremistas que querem acabar com ela.
Assembleia Da República

O Parlamento

Se os partidos são co-responsáveis por este tipo de comportamentos, nós, eleitores, também somos co-responsáveis, pela ausência de um escrutínio e de um pedir de contas mais rigoroso face aos eleitos.
PSD

Rio, as distritais do PSD e a ideia de democracia

142
Rui Rio nunca percebeu a diferença entre o lugar da crítica feita por terceiros e a posição do lugar institucional que ele ocupa – foi assim na Câmara do Porto, está a ser assim na liderança do PSD.
Descobrimentos

Museus, Poder, Comunidade – uma hiperconectividade

Um “Museu da Viagem Portuguesa” e que, acredito, não envergonhará ninguém se se chamar “das Descobertas”, não tem de retirar peças a outros museus, ou de sobrepor-se a trabalho museológico existente.
PSD

Eu não conheço Luís Aguiar-Conraria

167
Uma resposta a Luís Aguiar-Conraria: confunda o que quiser, a respeito de quem conhece e não conhece. Peço-lhe é que não me confunda no meio das suas confusões.
Congresso do PSD

As eleições no PSD

Gostaria que a disputa no PSD acontecesse entre protagonistas de uma geração mais nova, mas a verdade é que uma geração mais velha foi a jogo. E é nesse quadro específico que é preciso tomar opções.
Bloco de Esquerda

As lágrimas de crocodilo de Catarina Martins

690
Deixou de haver inocentes na política portuguesa. Catarina Martins pode verter lágrimas sobre o orçamento da Cultura. Mas ela é tão responsável por ele como o PS e o PCP.
Web Summit

O absurdo não mata (mas mói)

298
Afinal, segundo o ministro da Cultura, o grande problema do indigno jantar da Web Summit no Panteão Nacional, autorizado pela DGPC em 2017 foi: o preço... baixo.
A página está a demorar muito tempo.