O Reino Unido foi muito apropriadamente o anfitrião da Cimeira do G7 — com recorrentes imagens de mar e praias, recordando muito apropriadamente o seu carácter marítimo. (Ainda que as praias britânicas, ‘I am sorry to say’, não se comparem com as nossas, o mais antigo aliado e uma muito ancestral nação marítima europeia também).

Todo o programa começou com uma muito oportuna cimeira entre o Presidente Joe Biden e o Primeiro-Ministro Boris Johnson. Muito apropriadamente, celebraram os 80 anos da Carta do Atlântico — que foi apropriadamente também assinada no mar, em Placentia Bay a 14 de Agosto de 1941, entre o Presidente Franklin D. Roosevelt, viajando no USS Augusta, e o Primeiro-Ministro Winston S. Churchill, viajando no HMS Prince of Wales. Desta vez, Joe Biden e Boris Johnson não se limitaram a celebrar os 80 anos da Carta: decidiram assinar (também junto ao mar) uma Nova Carta do Atlântico!

Isto é bastante mais do que os promotores do Estoril Political Forum (EPF) poderiam ambicionar, mesmo nos seus melhores sonhos. O tema da 29ª edição anual do EPF é precisamente “On the 80th Anniversary of the Atlantic Charter: Structuring a New Alliance of Democracies”. Este título foi definido em Janeiro passado e o evento estava inicialmente previsto para 28-30 do corrente mês de Junho. Foi entretanto adiado, mantendo o mesmo título, para 18-20 de Outubro próximo, na esperança de poder voltar a ter lugar presencialmente, junto ao mar, no clássico Hotel Palácio do Estoril — o hotel dos aliados anglo-americanos durante a II Guerra, (bem como o berço, segundo se diz, do James Bond de Ian Fleming).

Por outras palavras, em Outubro próximo, o EPF terá de discutir não apenas a Carta do Atlântico de 1941 mas também a Nova Carta de 2021 assinada por Biden e Johnson. Sem dúvida uma adicional ‘carga de trabalhos’, como se costuma dizer. Mas que será seguramente bem recebida, e até celebrada, por todos.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.