Armamento

Coreia do Norte

Coreia do Norte tem mísseis nucleares em 13 locais

Segundo a investigação de um centro de estudos norte-americano, divulgada na segunda-feira, a Coreia do Norte tem mísseis balísticos com capacidade nuclear em pelo menos 13 locais secretos.
Rússia

Rússia quer testar mísseis ao largo da Noruega

A Rússia indicou que quer testar mísseis esta semana ao largo da Noruega, numa zona onde a NATO efetua gigantescas manobras militares, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica.
Síria

Síria. Mais de 100 ataques químicos desde 2013

Investigação da BBC conclui que Governo sírio usa armas químicas como "estratégia" para vencer a guerra. Levantamento de 106 ataques é um dos maiores já contabilizados por organizações independentes.
Estados Unidos da América

EUA. Mísseis russos na Síria levará a "escalada"

Administração Trump apela à Rússia para reconsiderar o fornecimento de um sistema de mísseis antiaéreos à Síria que iria provocar "escalada significativa" da violência na região.
Coreia do Norte

Trump saúda desfile norte-coreano "sem mísseis" 

O presidente norte-americanos saudou o desfile militar organizado em Pyongyang "sem a tradicional exibição de mísseis nucleares". E agradeceu ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, por essa iniciativa.
Coreia do Norte

Desfile militar na Coreia do Norte sem mísseis

Coreia do Norte fez um desfile militar para assinalar o 70º aniversário da fundação do país mas não apresentou mísseis balísticos intercontinentais, que estiveram na origem das sanções internacionais.
Canadá

Trudeau pede estudo sobre proibição de armas

O primeiro-ministro canadiano pediu ao seu Governo que estude a proibição de pistolas e armas de assalto no Canadá, com o objetivo de combater o aumento de violência registado nos últimos cinco anos.
Israel

Israel investe em mísseis com alcance regional

O Ministério da Defesa israelita anunciou a assinatura de um contrato com um grupo de armamento nacional para o desenvolvimento e produção de mísseis capazes de atingir qualquer alvo na região.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Trump acusa China de não ajudar

O presidente dos Estados Unidos cancelou a viagem de Mike Pompeo à Coreia do Norte por acreditar que não estão a ser feitos os progressos suficientes face à desnuclearização. Trump culpa China.
Irão

Irão anuncia novo míssil balístico

"Como tínhamos prometido ao nosso querido povo não vamos poupar esforços para reforçar as capacidades do país no que diz respeito a mísseis balísticos", disse Amir Hatami, ministro da Defesa.
Estados Unidos da América

EUA reavalia bloqueio a manuais de armas 3D

Um juiz federal de Seattle vai determinar se o bloqueio temporário da autorização para a divulgação de manuais online para fabricar armas através de impressoras 3D passa a uma medida a longo prazo.
Mísseis

Caça espanhol dispara míssil na Estónia por engano

O acidente aconteceu durante um exercício entre aviões espanhóis e franceses, no contexto da missão da NATO nos países bálticos. Não se sabe onde está o míssil, que tem capacidade de autodestruir-se.
Armamento

Centro de certificação de armas em Viana este ano

O diretor nacional da PSP, Luís Farinha, apontou para "final do ano, início de 2019" o arranque das obras de construção, em Viana do Castelo, de um centro de certificação de armas, único no país.
Exército

Tancos. As três dúvidas no maior assalto militar

178
Passado um ano, o Presidente da República insiste no "apuramento dos factos" e que haja uma "responsabilização" dos envolvidos no furto a Tancos. Ainda há muito por explicar.
Armamento

G-3 "cumpre todos os requisitos" garante EMFGA

759
Estado-Maior-General das Forças Armadas garante que G-3 "cumpre todos os requisitos" para atuação dos militares portugueses na República Centro-Africana. Uma resposta à notícia do Observador
Armamento

Exército recusa substituir G3 em missão da ONU

1.099
Paraquedistas alertam para riscos de segurança por usarem arma que não conhecem num cenário de elevado risco. Força especial diz que, sem a Galil, a eficácia também está comprometida.
Armamento

OPAQ vai ter reunião para reforçar poderes

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) anunciou a realização de uma reunião especial a 26 e 27 de junho em Haia, após o pedido de Londres visando o reforço dos seus poderes.
Relações Internacionais

A ameaça colocada pelas armas químicas

O uso repetido de armas químicas é uma grave ameaça à Convenção de 1977 e à ordem internacional baseada em regras que nos mantém seguros. Chegou a altura em que é necessário protegê-la e fortalecê-la.
Síria

EUA atacam dois alvos do exército sírio

As forças norte-americanas terão atacado dois alvos do exército sírio durante a madrugada desta quinta-feira. Esta é a terceira vez que os EUA atacam o regime de Bashar al-Assad.
Benjamin Netanyahu

Irão cruzou "linha vermelha" ao lançar rockets

O primeiro-ministro de Israel afirmou esta quinta-feira que o Irão cruzou uma "linha vermelha" ao ter disparado 'rockets' contra posições israelitas na Síria.
Conflitos

Síria. Ocidente "não deve aceitar" ataques

O ex-comissário europeu das Relações Exteriores Chris Patten defendeu que o ocidente não pode ignorar os ataques com armas químicas na Síria e deve lidar de forma firme com a Rússia.
Forças Armadas

Militares querem usar armas em território nacional

496
Os militares dos três ramos das Forças Armadas querem poder usar armas de fogo em missões em território nacional, à semelhança do que já fazem as forças policiais, avança o Correio da Manhã.
Polónia

Polónia compra sistema de mísseis aos EUA

253
A Polónia comprou um sistema de mísseis aos Estados Unidos por 4,75 mil milhões de dólares, entrando assim "no clube de Estados com o sistema de defesa antiaérea mais avançado do mundo".
Arábia Saudita

Arábia Saudita interceta sete mísseis do Iémen

Sete mísseis lançados pelo Iémen foram intercetados pela Arábia Saudita este domingo. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas. É a primeira morte em território saudita.
Armamento

Venda de armas para o Médio Oriente duplicou

A venda de armas a nível mundial tem aumentado desde 2003. A Arábia Saudita tornou-se o segundo importador mundial de armas depois da Índia, com um aumento de 225%.
Rússia

Rússia testa míssil capaz de iludir defesa dos EUA

134
A Rússia ensaiou com êxito o lançamento do novo míssil hipersónico "Kinzhal", capaz de iludir o escudo antimísseis norte-americano, anunciou o Ministério da Defesa russo.
Vladimir Putin

Rússia: Corrida aos armamentos e batota eleitoral

263
Se, com o seu discurso, Putin tentou imitar Donald Trump, não só conseguiu isso, como até o ultrapassou, tendo atingindo o nível de Kim Jung-il. “The show must go on”
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.
Londres

Aeroporto Cidade de Londres reaberto hoje

O aeroporto de London City, na capital inglesa, reabre hoje depois de ter sido encerrado na segunda-feira devido à descoberta de uma bomba de 500 quilos da Segunda Guerra Mundial no rio Tamisa.
Exército

Defesa quer substituir G3 no início de 2019

185
Lançamento do concurso esteve previsto para este mês, mas o acerto de "pormenores" com a agência de compras da NATO adiou esse passo algumas semanas. Defesa espera receber armas em janeiro.
Forças de Segurança

PJM recupera arma roubada a militar da GNR

403
Glock tinha sido roubada a um elemento da GNR de Castelo Branco, no início deste mês, depois de uma perseguição a um carro que desobedeceu a uma ordem de paragem.
Estados Unidos da América

Havai. Governador não reagiu à ameaça de míssil

David Ige demorou a reagir ao falso alerta de míssil balístico que iria atingir o Havai e agora sabe-se porquê. O governador não sabia a palavra-passe do Twitter.
Defesa

Defesa. Arábia Saudita paga 500 milhões aos EUA

A operação proporcionará à Arábia Saudita "assistência e apoio técnico" para os seus sistemas de vigilância e engenharia. Em 2017 a Arábia Saudita foi o melhor cliente nos Estados Unidos neste setor.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
Estados Unidos da América

Míssil dos Huthis. EUA acusa Irão; Irão nega

Os Estados Unidos garantem que o míssil disparado no Iémen pelos rebeldes Huthis foi feito no Irão. Teerão rejeita as acusações.
Estado Islâmico

Onde o Estado Islâmico vai buscar as armas?

322
Investigadores analisaram mais do que 40 mil itens recolhidos das forças do Estado Islâmico e usados nos últimos três anos. Descobriram assim de onde vem o armamento do grupo terrorista.
Coreia do Sul

Coreia do Sul e EUA iniciam exercício militar

A Coreia do Norte já denunciou a operação entre Coreia do Sul e Estados Unidos. Pyongyang considera estes exercícios uma ameaça ao território.
Coreia do Norte

Como é o último míssil lançado pela Coreia?

151
Tem capacidade para atingir todo o território dos Estados Unidos. O camião que transportou o míssil tem pneus quase do tamanho de Kim Jong-Un. O míssil tem dois motores, permitindo um novo alcance.
Armamento

Novo diretor no observatório de armas químicas

Os Estados que pertencem ao observatório sobre armas químicas nomearam um novo diretor-geral. O espanhol Fernando Arias foi o escolhido para um mandato de quatro anos.
Rússia

Rússia rejeita cortar laços com Pyongyang 

A Rússia rejeitou o apelo dos EUA relativamente à suspensão dos laços entre a comunidade internacional e a Coreia do Norte. O apelo surgiu depois do lançamento do míssil balístico na terça-feira.
Coreia do Norte

China. "Profunda preocupação" com míssil coreano

O Governo chinês expressou hoje a sua "profunda preocupação" com o último míssil balístico intercontinental lançado na quarta-feira pela Coreia do Norte, capaz de chegar a todo o território dos EUA.
Coreia do Norte

Mais um míssil. EUA "vão tomar conta do assunto"

397
Coreia do Norte lançou um míssil balístico a partir de Pyongsong que garante ser capaz de atingir qualquer ponto nos EUA. Trump garantiu que os Estados Unidos "vão tomar conta do assunto".
Assalto em Tancos

Dezoito unidades do Exército com videovigilância

O ministro da Defesa Nacional disse hoje que foram instalados sistemas de videovigilância em 12 unidades do Exército e que está prevista a instalação em mais seis unidades, até ao final do ano.
Arábia Saudita

Arábia Saudita interceta míssil junto a Riade

A Arábia Saudita terá intercetado um míssil balístico disparado a partir do Iémen, noticia a BBC, citando meios de comunicação locais. O míssil foi intercetado a nordeste de Riade, junto ao aeroporto.
Estados Unidos da América

Las Vegas. Grupo pró-armas defende maior controlo

A NRA quer maior controlo sobre os bump stocks, pequenos dispositivos que servem para converter uma arma semiautomática numa automática, permitindo que a arma dispare centenas de munições por minuto.
Coreia do Norte

Putin: ataque à Coreia teria desfecho incerto

110
Putin considera que um ataque à Coreia do Norte é possível, mas avisa que o desfecho seria incerto. O presidente russo acredita que atacar Pyongyang só ajuda a fortalecer a liderança de Kim Jong-un.
Rússia

Rússia destrói últimas reservas de armas químicas

A Rússia vai destruir as últimas reservas de armas químicas herdadas da era da Guerra fria, anunciou Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos não cumprirem "as suas obrigações" nessa matéria.
Armamento Nuclear

Afinal, parece que o míssil do Irão é 'fake news'

Na sexta-feira, parecia que o Irão estava a desafiar Donald Trump e os Estados Unidos ao testar um novo míssil balístico. Mas aparentemente as imagens já têm mais de sete meses...
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que novas sanções são "cruéis"

140
A Coreia do Norte diz que as novas sanções são "cruéis, imorais e desumanas". O Ministério dos Negócios Estrangeiros do país diz mesmo que só vão servir para acelerar o seu programa nuclear.
Coreia do Norte

Coreia do Norte disparou míssil para "acalmar" EUA

290
Kim Jong-un disse que o recente lançamento de um míssil foi feito para "acalmar a beligerância dos EUA" e estabelecer um equilíbrio com estes, para que "não se atrevam a falar de opção militar".
Coreia do Norte

Líderes reagem a novo lançamento de míssil

113
Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Austrália são alguns dos países que já repreenderam publicamente a atitude da Coreia do Norte, que esta madrugada voltou a lançar um míssil sobre o Japão.
Coreia do Sul

Coreia do Sul testa míssil em reação a Pyongyang

116
Depois de a Coreia do Norte ter dito que os vizinhos do Sul "não estão dentro dos eixos" e que merecem um ataque feroz, Seul responde com o primeiro teste - e certeiro - de um míssil.
Coreia do Sul

Instalado sistema antimíssil na Coreia do Sul

Apesar dos protestos, os últimos quatro intercetores do sistema antimíssil THAAD foram instalados "temporariamente". Uma medida necessária de defesa contra as ameaças da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

O humor como reação aos testes nucleares da Coreia

A Coreia do Norte ensaiou um teste nuclear... e a internet não perdoou. Entre imagens manipuladas e tiradas humorísticas, nada escapou à crítica das redes sociais. Veja a seleção de algumas imagens.
Coreia do Norte

Países BRICS condenam teste nuclear da Coreia

Os líderes do bloco de economias emergentes BRICS dizem-se preocupados com a atual tensão e conflito nuclear na península da Coreia. Em comunicado, apelam ao diálogo pacífico como solução.
Coreia do Norte

Coreia do Sul espera novos testes

A Coreia do Sul acredita que a Coreia do Norte irá realizar em breve novos testes nucleares, nomeadamente com um míssil intercontinental. Governo sul-coreano anunciou que irá reforçar defesas.
Coreia do Norte

Austrália apela a "pressão sem precedentes"

187
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália desafia a comunidade internacional a exercer uma "pressão sem precedentes" contra a Coreia do Norte para que desista da sua corrida ao armamento.
Coreia do Norte

EUA. Via diplomática "nunca está esgotada"

Os Estados Unidos não recusam uma solução diplomática com a Coreia do Norte. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado para a Segurança Nacional mesmo com Trump a recusar qualquer diálogo.
Lituânia

Presidente lituana alerta para mísseis russos

A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, alertou que a Rússia está a proceder a uma "militarização muito agressiva e rápida" através da colocação de "mísseis que podem também atingir Lisboa".
Coreia do Norte

Coreia do Norte lança "vários projéteis"

A Coreia do Norte lançou um "vários projéteis", que caíram no mar, a 150 quilómetros da sua costa. O projétil foi lançado de Kittaeryong. A informação foi divulgada pela Coreia do Sul.
Rússia

Espiões fotografaram (falsos) projetos de mísseis

Aconteceu em 2011, mas só agora foi divulgado o vídeo. Dois espiões norte-coreanos foram apanhados a fotografar projetos de mísseis ucranianos. Eram falsos, mas chegou para os enganar e prender.
Armamento Nuclear

EUA. É "inimaginável" deixar a Coreia armar-se

Uma solução militar na Coreia seria "horrível" mas deixar Pyongyang desenvolver arsenal nuclear é "inimaginável". Os Estados Unidos dizem estar a trabalhar numa opção militar alternativa.
Coreia do Norte

Ilha de Guam está "preparada para o pior"

Caso a Coreia do Norte ataque, a ilha de Guam está "preparada para o pior". A garantia veio do governador da ilha que as possibilidades de ataque são "mínimas".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)