Armamento
Armamento

Alemanha. Embargo à venda de armas à Turquia

311
Berlim decidiu suspender venda de armas à Turquia por temer que possam ser usadas na ofensiva militar na Síria contra os curdos. Medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Estados Unidos da América

EUA vai vender mísseis Javelin à Ucrânia

Os Estados Unidos validaram a venda à Ucrânia do lançador de mísseis anti-tanque Javelin, mencionada na conversa telefónica entre Donald Trump e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Drones

Ex-funcionária da Google fala em robots assassinos

203
A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou, demitiu-se e juntou-se a uma causa. Agora, alerta para o perigo destas armas que, diz, podem originar uma guerra.
Colômbia

FARC regressam à luta, tribunal ordena captura

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram, em vídeo, "uma nova etapa da luta" armada, e o tribunal colombiano revogou a suspensão dos mandados de captura de cinco ex-líderes.
Rússia

Rússia acusa EUA de escalada das tensões militares

"Os Estados Unidos tomaram, de maneira flagrante, o caminho da escalada das tensões militares, mas nós não vamos ceder à provocação" disse vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros.
Mísseis

Trump diz que Kim Jong-un quer voltar a negociar

Presidente norte-americano disse que o seu homólogo norte-coreano quer voltar às negociações e que lhe pediu desculpas pelos recentes testes com mísseis de curto alcance na península coreana.
China

China ameaça retaliar caso EUA instalem mísseis

A China garante que a decisão terá um "impacto negativo direto na estabilidade estratégica global". Mas não detalhou quais são as contra-medidas que está a considerar contra os EUA.
Donald Trump

Coreia do Norte dispara outra vez mísseis

Esta foi a terceira série de disparos de mísseis por parte da Coreia do Norte no espaço de uma semana. Donald Trump desvalorizou os anteriores. "Os mísseis de curto alcance são muito comuns".
Coreia do Norte

Coreia do Norte faz segundo lançamento de mísseis

238
Depois de há 2 semanas ter lançado mísseis de curto alcance, repetiu o feito na quarta-feira e, nesta madrugada, fez um novo disparo. O lançamento foi identificado pela inteligência militar nos EUA.
Senado

Falha bloqueio de venda de armas à Arábia Saudita

O senado norte-americano não conseguiu os dois terços dos votos para ultrapassar o veto presidencial. Republicanos e democratas do Congresso aliaram-se para bloquear a venda de armas à Arábia Saudita.
GNR

Investimento de 7 milhões em armamento para GNR

470
O ministro da Administração Interna falou sobre os "equipamentos essenciais" em cerimónia comemorativa da entrega de 73 novas pistolas-metralhadoras, respetivas miras e espingardas de assalto.
Presidente Trump

Trump veta proibição de venda de armas

O Congresso já tinha aprovado três resoluções que pretendiam impedir que Trump vendesse armas sem autorização à Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido, Itália, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.
Coreia do Norte

Japão condena lançamento de mísseis norte-coreanos

O Japão condenou o lançamento de dois mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte. O Governo japonês considera que os norte-coreanos violaram as resoluções da ONU.
Relações Internacionais

Casa Branca cancela venda de caças F-35 à Turquia

123
Cancelamento da venda surge devido à compra de mísseis russos S-400 por parte da Turquia. Washington continuará a cooperar com Ancara, garante um comunicado da Casa Branca.
Assalto em Tancos

Tancos. Bloco quer fim da PJ Militar

190
O BE é o único partido que assume a proposta de extinguir a Polícia Judiciária Militar (PJM). PCP e o PS sugerem que se altere a forma de nomeação do diretor da PJM.
Donald Trump

Trump quer vender armas à Arábia Saudita 

"Uma nova grande venda de bombas à Arábia Saudita" pode estar na mira da Administração Trump. O presidente dos EUA quer "fintar" Congresso e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.
Brasil

Filho de Bolsonaro quer armas nucleares no Brasil 

193
Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, disse que o Brasil precisa de discutir a possibilidade de desenvolver armas nucleares pois seria "mais respeitado" se tivesse um "maior poder bélico".
Brasil

Brasil vai fabricar mísseis antinavio

170
O míssil terá 5,6 metros de comprimento e 860 quilos de peso, alcança uma velocidade de até mil quilómetros por hora em menos de 7 segundos e tem um alcance de 70 quilómetros.
Mísseis

Míssil indiano ameaçou Estação Espacial, diz NASA

O primeiro-ministro indiano garantiu que o lançamento "não é dirigido contra nenhum país". Mas o míssil atirou para o espaço cerca de 400 destroços -- 24 capazes de causar danos na Estação Espacial.
Nova Zelândia

Aprovadas restrições às armas na Nova Zelândia

Os deputados da Nova Zelândia votaram a favor de novas restrições ao uso e compra de armas. A nova lei proíbe uso e compra do tipo de armas usadas pelo homem que matou 50 pessoas em março.
Nova Zelândia

Nova Zelândia proíbe venda de semiautomáticas

1783
A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou a proibição da venda "todas as armas semiautomáticas de estilo militar", bem como as armas de assalto. A lei entra em vigor no próximo mês.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Polícia soube da venda das armas

O proprietário de "Gun City" diz que a polícia verificou a encomenda das quatro armas que vendeu ao assassino de Christchurch. A primeira-ministra anunciou nova lei das armas para breve.
Estados Unidos da América

EUA querem retomar negociações com Coreia do Norte

Os Estados Unidos declararam-se"dispostos" a retomar o diálogo com a Coreia do Norte, que concluiu a reconstrução de um complexo de lançamento de mísseis
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Armamento

Índia abre fábrica de espingardas Kalashnikov

O consórcio russo Rosoboronexport, o monopólio estatal de exportação de armamento, anunciou a abertura na Índia de uma fábrica de produção de espingardas de assalto 'Kalashnikov'.
PSP

Zero novas licenças de armas em 2018

1020
Não houve novas autorizações nem para revólveres nem pistolas. Entre as licenças já existentes, 190 foram renovadas, o menor número de sempre.
Rússia

Putin ameaça EUA caso coloquem mísseis na Europa

382
"Sabemos como fazer isto e vamos implementar estes planos imediatamente, logo que as ameaças se tornem uma realidade", disse Putin face à possibilidade de os EUA implementarem mísseis na Europa.
Irão

Irão testou com sucesso um míssil de cruzeiro

O anúncio foi feito pela televisão estatal iraniana. O míssil de cruzeiro testado terá um alcance superior a 1.350 quilómetros. Percorreu 1.200 e, segundo o governo iraniano, atingiu o seu alvo.
Armamento Nuclear

Mísseis. EUA retiram-se por violação da Rússia

Decisão dos EUA era aguardada desde outubro de 2018, quando Trump ameaçou romper o tratado de controlo de mísseis de médio alcance, se a Rússia não destruísse o míssil Novator.
Israel

Defesa israelita dispara mísseis contra Damasco

A força aérea israelita disparou vários mísseis contra a região de Damasco, provocando o contra-ataque de várias forças de defesa sírias. O ataque ocorreu cerca das 23h15 e não há vítimas.
Iraque

Tropas norte-americanas começam a retirar da Síria

Os EUA começaram o processo de retirada deliberada da Síria na quinta-feira à noite. Não há pormenores sobre o movimento de tropas por razões de segurança. Os EUA têm cerca de 2 mil soldados na Síria.
Israel

Israel ataca posições militares do Hamas em Gaza

Aviões de combate e helicópteros atacaram "alvos terroristas em acampamentos militares do Hamas" no norte da Faixa de Gaza, segundo os militares. O Exército israelita acabou por anunciar a retaliação.
Rússia

O presente de Putin voa como uma bola de fogo

124
O novo sistema de mísseis da Rússia foi testado em público. Voa a uma velocidade 20 vezes superior à do som. Putin diz que é "invencível" e descreveu-o como um "excelente" presente de ano novo.
Armamento

Rússia testa novo sistema de mísseis hipersónicos

O Avangard é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano e foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy. "Vai em direção ao alvo como um meteorito", disse Vladimir Putin.
Irão

Irão confirma que fez um teste recente com mísseis

No início do mês, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu que os países que violem tratados internacionais, como a Rússia, a China ou o Irão, sejam confrontados.
Vladimir Putin

Rússia vai desenvolver mísseis se EUA o fizerem

Vladimir Putin faz anúncio um dia depois de o secretário de Estado dos EUA ter anunciado que as obrigações do país perante o Tratado de Forças Nucleares Intermediárias ficam suspensas em 60 dias.
Estados Unidos da América

Donald Trump quer pôr fim à corrida às armas

O Presidente dos EUA está disposto a trabalhar com os homólogos chinês e russo, para por fim à corrida ao armamento. Na opinião de Trump, esta é uma situação que está "fora de controlo".
Coreia do Norte

Coreia do Norte tem mísseis nucleares em 13 locais

Segundo a investigação de um centro de estudos norte-americano, divulgada na segunda-feira, a Coreia do Norte tem mísseis balísticos com capacidade nuclear em pelo menos 13 locais secretos.
Rússia

Rússia quer testar mísseis ao largo da Noruega

A Rússia indicou que quer testar mísseis esta semana ao largo da Noruega, numa zona onde a NATO efetua gigantescas manobras militares, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica.
Síria

Síria. Mais de 100 ataques químicos desde 2013

Investigação da BBC conclui que Governo sírio usa armas químicas como "estratégia" para vencer a guerra. Levantamento de 106 ataques é um dos maiores já contabilizados por organizações independentes.
Estados Unidos da América

EUA. Mísseis russos na Síria levará a "escalada"

Administração Trump apela à Rússia para reconsiderar o fornecimento de um sistema de mísseis antiaéreos à Síria que iria provocar "escalada significativa" da violência na região.
Coreia do Norte

Trump saúda desfile norte-coreano "sem mísseis" 

O presidente norte-americanos saudou o desfile militar organizado em Pyongyang "sem a tradicional exibição de mísseis nucleares". E agradeceu ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, por essa iniciativa.
Coreia do Norte

Desfile militar na Coreia do Norte sem mísseis

Coreia do Norte fez um desfile militar para assinalar o 70º aniversário da fundação do país mas não apresentou mísseis balísticos intercontinentais, que estiveram na origem das sanções internacionais.
Canadá

Trudeau pede estudo sobre proibição de armas

O primeiro-ministro canadiano pediu ao seu Governo que estude a proibição de pistolas e armas de assalto no Canadá, com o objetivo de combater o aumento de violência registado nos últimos cinco anos.
Israel

Israel investe em mísseis com alcance regional

O Ministério da Defesa israelita anunciou a assinatura de um contrato com um grupo de armamento nacional para o desenvolvimento e produção de mísseis capazes de atingir qualquer alvo na região.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Trump acusa China de não ajudar

O presidente dos Estados Unidos cancelou a viagem de Mike Pompeo à Coreia do Norte por acreditar que não estão a ser feitos os progressos suficientes face à desnuclearização. Trump culpa China.
Irão

Irão anuncia novo míssil balístico

"Como tínhamos prometido ao nosso querido povo não vamos poupar esforços para reforçar as capacidades do país no que diz respeito a mísseis balísticos", disse Amir Hatami, ministro da Defesa.
Estados Unidos da América

EUA reavalia bloqueio a manuais de armas 3D

Um juiz federal de Seattle vai determinar se o bloqueio temporário da autorização para a divulgação de manuais online para fabricar armas através de impressoras 3D passa a uma medida a longo prazo.
Mísseis

Caça espanhol dispara míssil na Estónia por engano

O acidente aconteceu durante um exercício entre aviões espanhóis e franceses, no contexto da missão da NATO nos países bálticos. Não se sabe onde está o míssil, que tem capacidade de autodestruir-se.
Armamento

Centro de certificação de armas em Viana este ano

O diretor nacional da PSP, Luís Farinha, apontou para "final do ano, início de 2019" o arranque das obras de construção, em Viana do Castelo, de um centro de certificação de armas, único no país.
Exército

Tancos. As três dúvidas no maior assalto militar

178
Passado um ano, o Presidente da República insiste no "apuramento dos factos" e que haja uma "responsabilização" dos envolvidos no furto a Tancos. Ainda há muito por explicar.
Armamento

G-3 "cumpre todos os requisitos" garante EMFGA

759
Estado-Maior-General das Forças Armadas garante que G-3 "cumpre todos os requisitos" para atuação dos militares portugueses na República Centro-Africana. Uma resposta à notícia do Observador
Armamento

Exército recusa substituir G3 em missão da ONU

1099
Paraquedistas alertam para riscos de segurança por usarem arma que não conhecem num cenário de elevado risco. Força especial diz que, sem a Galil, a eficácia também está comprometida.
Armamento

OPAQ vai ter reunião para reforçar poderes

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) anunciou a realização de uma reunião especial a 26 e 27 de junho em Haia, após o pedido de Londres visando o reforço dos seus poderes.
Relações Internacionais

A ameaça colocada pelas armas químicas

O uso repetido de armas químicas é uma grave ameaça à Convenção de 1977 e à ordem internacional baseada em regras que nos mantém seguros. Chegou a altura em que é necessário protegê-la e fortalecê-la.
Síria

EUA atacam dois alvos do exército sírio

As forças norte-americanas terão atacado dois alvos do exército sírio durante a madrugada desta quinta-feira. Esta é a terceira vez que os EUA atacam o regime de Bashar al-Assad.
Benjamin Netanyahu

Irão cruzou "linha vermelha" ao lançar rockets

O primeiro-ministro de Israel afirmou esta quinta-feira que o Irão cruzou uma "linha vermelha" ao ter disparado 'rockets' contra posições israelitas na Síria.
Conflitos

Síria. Ocidente "não deve aceitar" ataques

O ex-comissário europeu das Relações Exteriores Chris Patten defendeu que o ocidente não pode ignorar os ataques com armas químicas na Síria e deve lidar de forma firme com a Rússia.
Forças Armadas

Militares querem usar armas em território nacional

496
Os militares dos três ramos das Forças Armadas querem poder usar armas de fogo em missões em território nacional, à semelhança do que já fazem as forças policiais, avança o Correio da Manhã.
Polónia

Polónia compra sistema de mísseis aos EUA

253
A Polónia comprou um sistema de mísseis aos Estados Unidos por 4,75 mil milhões de dólares, entrando assim "no clube de Estados com o sistema de defesa antiaérea mais avançado do mundo".
Arábia Saudita

Arábia Saudita interceta sete mísseis do Iémen

Sete mísseis lançados pelo Iémen foram intercetados pela Arábia Saudita este domingo. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas. É a primeira morte em território saudita.
Armamento

Venda de armas para o Médio Oriente duplicou

A venda de armas a nível mundial tem aumentado desde 2003. A Arábia Saudita tornou-se o segundo importador mundial de armas depois da Índia, com um aumento de 225%.
Rússia

Rússia testa míssil capaz de iludir defesa dos EUA

134
A Rússia ensaiou com êxito o lançamento do novo míssil hipersónico "Kinzhal", capaz de iludir o escudo antimísseis norte-americano, anunciou o Ministério da Defesa russo.
Vladimir Putin

Rússia: Corrida aos armamentos e batota eleitoral

263
Se, com o seu discurso, Putin tentou imitar Donald Trump, não só conseguiu isso, como até o ultrapassou, tendo atingindo o nível de Kim Jung-il. “The show must go on”
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.
Londres

Aeroporto Cidade de Londres reaberto hoje

O aeroporto de London City, na capital inglesa, reabre hoje depois de ter sido encerrado na segunda-feira devido à descoberta de uma bomba de 500 quilos da Segunda Guerra Mundial no rio Tamisa.
Exército

Defesa quer substituir G3 no início de 2019

185
Lançamento do concurso esteve previsto para este mês, mas o acerto de "pormenores" com a agência de compras da NATO adiou esse passo algumas semanas. Defesa espera receber armas em janeiro.
Forças de Segurança

PJM recupera arma roubada a militar da GNR

403
Glock tinha sido roubada a um elemento da GNR de Castelo Branco, no início deste mês, depois de uma perseguição a um carro que desobedeceu a uma ordem de paragem.
Estados Unidos da América

Havai. Governador não reagiu à ameaça de míssil

David Ige demorou a reagir ao falso alerta de míssil balístico que iria atingir o Havai e agora sabe-se porquê. O governador não sabia a palavra-passe do Twitter.
Defesa

Defesa. Arábia Saudita paga 500 milhões aos EUA

A operação proporcionará à Arábia Saudita "assistência e apoio técnico" para os seus sistemas de vigilância e engenharia. Em 2017 a Arábia Saudita foi o melhor cliente nos Estados Unidos neste setor.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
Estados Unidos da América

Míssil dos Huthis. EUA acusa Irão; Irão nega

Os Estados Unidos garantem que o míssil disparado no Iémen pelos rebeldes Huthis foi feito no Irão. Teerão rejeita as acusações.
Estado Islâmico

Onde o Estado Islâmico vai buscar as armas?

322
Investigadores analisaram mais do que 40 mil itens recolhidos das forças do Estado Islâmico e usados nos últimos três anos. Descobriram assim de onde vem o armamento do grupo terrorista.
Coreia do Sul

Coreia do Sul e EUA iniciam exercício militar

A Coreia do Norte já denunciou a operação entre Coreia do Sul e Estados Unidos. Pyongyang considera estes exercícios uma ameaça ao território.
Coreia do Norte

Como é o último míssil lançado pela Coreia?

151
Tem capacidade para atingir todo o território dos Estados Unidos. O camião que transportou o míssil tem pneus quase do tamanho de Kim Jong-Un. O míssil tem dois motores, permitindo um novo alcance.
Armamento

Novo diretor no observatório de armas químicas

Os Estados que pertencem ao observatório sobre armas químicas nomearam um novo diretor-geral. O espanhol Fernando Arias foi o escolhido para um mandato de quatro anos.
Rússia

Rússia rejeita cortar laços com Pyongyang 

A Rússia rejeitou o apelo dos EUA relativamente à suspensão dos laços entre a comunidade internacional e a Coreia do Norte. O apelo surgiu depois do lançamento do míssil balístico na terça-feira.
Coreia do Norte

China. "Profunda preocupação" com míssil coreano

O Governo chinês expressou hoje a sua "profunda preocupação" com o último míssil balístico intercontinental lançado na quarta-feira pela Coreia do Norte, capaz de chegar a todo o território dos EUA.
Coreia do Norte

Mais um míssil. EUA "vão tomar conta do assunto"

397
Coreia do Norte lançou um míssil balístico a partir de Pyongsong que garante ser capaz de atingir qualquer ponto nos EUA. Trump garantiu que os Estados Unidos "vão tomar conta do assunto".
Assalto em Tancos

Dezoito unidades do Exército com videovigilância

O ministro da Defesa Nacional disse hoje que foram instalados sistemas de videovigilância em 12 unidades do Exército e que está prevista a instalação em mais seis unidades, até ao final do ano.
Arábia Saudita

Arábia Saudita interceta míssil junto a Riade

A Arábia Saudita terá intercetado um míssil balístico disparado a partir do Iémen, noticia a BBC, citando meios de comunicação locais. O míssil foi intercetado a nordeste de Riade, junto ao aeroporto.
Estados Unidos da América

Las Vegas. Grupo pró-armas defende maior controlo

A NRA quer maior controlo sobre os bump stocks, pequenos dispositivos que servem para converter uma arma semiautomática numa automática, permitindo que a arma dispare centenas de munições por minuto.
Coreia do Norte

Putin: ataque à Coreia teria desfecho incerto

110
Putin considera que um ataque à Coreia do Norte é possível, mas avisa que o desfecho seria incerto. O presidente russo acredita que atacar Pyongyang só ajuda a fortalecer a liderança de Kim Jong-un.
Rússia

Rússia destrói últimas reservas de armas químicas

A Rússia vai destruir as últimas reservas de armas químicas herdadas da era da Guerra fria, anunciou Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos não cumprirem "as suas obrigações" nessa matéria.
Armamento Nuclear

Afinal, parece que o míssil do Irão é 'fake news'

Na sexta-feira, parecia que o Irão estava a desafiar Donald Trump e os Estados Unidos ao testar um novo míssil balístico. Mas aparentemente as imagens já têm mais de sete meses...
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que novas sanções são "cruéis"

140
A Coreia do Norte diz que as novas sanções são "cruéis, imorais e desumanas". O Ministério dos Negócios Estrangeiros do país diz mesmo que só vão servir para acelerar o seu programa nuclear.
Coreia do Norte

Coreia do Norte disparou míssil para "acalmar" EUA

290
Kim Jong-un disse que o recente lançamento de um míssil foi feito para "acalmar a beligerância dos EUA" e estabelecer um equilíbrio com estes, para que "não se atrevam a falar de opção militar".
Coreia do Norte

Líderes reagem a novo lançamento de míssil

113
Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Austrália são alguns dos países que já repreenderam publicamente a atitude da Coreia do Norte, que esta madrugada voltou a lançar um míssil sobre o Japão.
Coreia do Sul

Coreia do Sul testa míssil em reação a Pyongyang

116
Depois de a Coreia do Norte ter dito que os vizinhos do Sul "não estão dentro dos eixos" e que merecem um ataque feroz, Seul responde com o primeiro teste - e certeiro - de um míssil.
Coreia do Sul

Instalado sistema antimíssil na Coreia do Sul

Apesar dos protestos, os últimos quatro intercetores do sistema antimíssil THAAD foram instalados "temporariamente". Uma medida necessária de defesa contra as ameaças da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

O humor como reação aos testes nucleares da Coreia

A Coreia do Norte ensaiou um teste nuclear... e a internet não perdoou. Entre imagens manipuladas e tiradas humorísticas, nada escapou à crítica das redes sociais. Veja a seleção de algumas imagens.
Coreia do Norte

Países BRICS condenam teste nuclear da Coreia

Os líderes do bloco de economias emergentes BRICS dizem-se preocupados com a atual tensão e conflito nuclear na península da Coreia. Em comunicado, apelam ao diálogo pacífico como solução.
Coreia do Norte

Coreia do Sul espera novos testes

A Coreia do Sul acredita que a Coreia do Norte irá realizar em breve novos testes nucleares, nomeadamente com um míssil intercontinental. Governo sul-coreano anunciou que irá reforçar defesas.
Coreia do Norte

Austrália apela a "pressão sem precedentes"

187
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália desafia a comunidade internacional a exercer uma "pressão sem precedentes" contra a Coreia do Norte para que desista da sua corrida ao armamento.
Coreia do Norte

EUA. Via diplomática "nunca está esgotada"

Os Estados Unidos não recusam uma solução diplomática com a Coreia do Norte. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado para a Segurança Nacional mesmo com Trump a recusar qualquer diálogo.
Lituânia

Presidente lituana alerta para mísseis russos

A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, alertou que a Rússia está a proceder a uma "militarização muito agressiva e rápida" através da colocação de "mísseis que podem também atingir Lisboa".
Coreia do Norte

Coreia do Norte lança "vários projéteis"

A Coreia do Norte lançou um "vários projéteis", que caíram no mar, a 150 quilómetros da sua costa. O projétil foi lançado de Kittaeryong. A informação foi divulgada pela Coreia do Sul.
Rússia

Espiões fotografaram (falsos) projetos de mísseis

Aconteceu em 2011, mas só agora foi divulgado o vídeo. Dois espiões norte-coreanos foram apanhados a fotografar projetos de mísseis ucranianos. Eram falsos, mas chegou para os enganar e prender.
Armamento Nuclear

EUA. É "inimaginável" deixar a Coreia armar-se

Uma solução militar na Coreia seria "horrível" mas deixar Pyongyang desenvolver arsenal nuclear é "inimaginável". Os Estados Unidos dizem estar a trabalhar numa opção militar alternativa.
Coreia do Norte

Ilha de Guam está "preparada para o pior"

Caso a Coreia do Norte ataque, a ilha de Guam está "preparada para o pior". A garantia veio do governador da ilha que as possibilidades de ataque são "mínimas".
Mísseis

Defesa de Guam dá recomendações em caso de míssil

O Gabinete para a Defesa Civil de Guam, território norte-americano no Pacífico, publicou esta sexta-feira uma série de recomendações sobre a "iminente ameaça com mísseis" da Coreia do Norte.
Mísseis

EUA preparam novo lançamento de míssil balístico

A Força Aérea dos Estados Unidos testou na Califórnia o lançamento de mais um míssil balístico intercontinental desarmado. Foi o quarto teste balístico o início do ano.
Mísseis

Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado quinta-feira à noite perto de Meca. O anúncio foi feito através de um comunicado da coligação árabe que intervém no Iémen.
Coreia do Norte

Coreia do Norte prepara novo teste de míssil

O Pentágono detetou sinais de que a Coreia do Norte está a preparar um novo teste com mísseis, disse um responsável da Defesa norte-americana, sob condição de anonimato.
Armamento

1º centro de certificação de armas em 2019

202
O primeiro centro de certificação de armas de fogo e munições do país, um investimento de 2,3 milhões de euros, vai abrir em Viana do Castelo em 2019, informou o diretor nacional da PSP.
Mísseis

Seul e Washington realizam ensaios de mísseis

A Coreia do Sul e os Estados Unidos da América realizaram múltiplos lançamentos de mísseis em direção ao Mar do Japão, em resposta ao lançamento do regime norte-coreano de um míssil balístico.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Míssil era intercontinental

Os Estados Unidos confirmaram que o foguete lançado esta segunda-feira pela Coreia do Norte foi um míssil balístico intercontinental, informaram fontes do Comando Pacífico das Forças Armadas.
Armamento

Roubo de armas. História repete-se pelo mundo

608
Armas roubadas em França, nos Estados Unidos, no Canadá. Armas desviadas para rebeldes no Médio Oriente. Armas vendidas no eBay. A história portuguesa está longe de ser única.
Donald Trump

Trump reage ao novo lançamento de míssil da Coreia

129
A Coreia do Norte lançou esta terça-feira um novo míssil balístico. "Este tipo não tem nada melhor para fazer?", perguntou Trump ao líder norte-coreano.
Coreia do Norte

Coreia do Norte lança novo míssil intercontinental

O comando norte-americano para o Pacífico confirmou que a Coreia do Norte realizou novo lançamento de míssil que diz ser de médio alcance. Coreanos contestam: é intercontinental e teste foi um êxito.
Governo

Nunca as eleições foram tão caras

1526
O Estado, numa evolução que culminou com o actual governo e a sua maioria, existe sobretudo para distribuir rendimentos a potenciais votantes, mais do que para proteger vidas ou garantir serviços.
Reforma do Estado

Incêndios, armas e a reforma da cultura do Estado

Não se trata apenas de mais despesa, trata-se de melhor, mais prioritária e mais célere despesa. Nada disto se resolve por si com a demissão de ministros e pode mesmo ser agravado no curto prazo.
Armamento

O que podem fazer as armas roubadas? É assustador

2599
O material roubado de Tancos pode servir para criar cenários de horror em mãos terroristas. Os 53 quilos de plástico explosivo dão para deitar um prédio abaixo. As LAW são um perigo para transportes.
CDS-PP

PR recebe CDS-PP em reunião de urgência

429
O Presidente da República vai receber o CDS em Belém depois de o partido ter requisitado uma reunião de urgência com Marcelo Rebelo de Sousa. Na agenda deve estar Pedrógão Grande e o roubo em Tancos.
Governo

Pedrógão e Tancos. PSD e CDS unidos contra Costa

784
Assunção Cristas e Pedro Passos Coelho aproveitaram as suas visitas de fim de semana para pedir que o governo garanta que não haverá um novo Pedrógão Grande e criticam a falta de vigilância em Tancos.
Armamento

Tancos. Marcelo pede "investigação que apure tudo"

417
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu "uma investigação que apure tudo, factos e responsabilidades", no caso do furto de material de guerra que ocorreu nos paióis de Tancos.
Bloco de Esquerda

BE pede "responsabilidades políticas" ao Governo

500
O BE pediu "responsabilidades políticas" pelos "falhanços" nos incêndios de Pedrógão Grande e no roubo de armamento em Tancos, mas também "na política" de "asfixia do Estado" prosseguida pelo Governo.
Armamento

Divulgada totalidade de material roubado em Tancos

4952
O Exército Português não quis divulgar a lista de material de guerra roubado em Tancos mas o jornal El Español publicou este domingo toda a informação, incluindo quantidades
Ministério da Defesa

PCP acusa governos de cortes na Defesa

O secretário-geral do PCP considera que o atual e anteriores governos são responsáveis por "reduzirem ao osso a condição militar". E frisou que a responsabilidade política maior pelo roubo é de Costa.
Ministério da Defesa

Tancos. Comandantes afastados até haver conclusões

379
O porta-voz do Exército esclareceu que as exonerações dos cinco comandantes vigoram apenas até serem concluídas as averiguações ao furto de material de guerra em Tancos.
Ministério da Defesa

PS viabiliza audição de Azeredo Lopes

130
Preocupado com o roubo de material de guerra em Tancos, o PS viabilizará os requerimentos do PSD e do CDS-PP para a ida do ministro da Defesa Nacional ao Parlamento.
Armamento

Tancos. Videovigilância está avariada há 2 anos

1763
O sistema de videovigilância das instalações militares de Tancos está avariado há dois anos, avança o DN. Armamento militar pode chegar às mãos de organizações terroristas.
Irão

Irão diz ter matado "grande número de terroristas"

Os Guardiães da Revolução do Irão anunciaram ter abatido "um grande número de terroristas" com o lançamento de mísseis contra uma base do autoproclamado Estado Islâmico.
FARC

Colômbia. FARC entregaram 30% das armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) já começaram a entregar as suas armas. Até agora, foi entregue 30% do armamento à ONU.
Governo

Governo compra sistema de defesa antiaérea

O Exército português vai comprar armas, radares e mísseis para defesa antiaérea num valor de 32 milhões de euros até 2026, prevê um despacho do ministro da Defesa, Azeredo Lopes.
Estados Unidos da América

EUA marca teste de interceção de míssil para 2018

Os Estados Unidos, que anunciaram na terça-feira ter testado com sucesso a interceção de um míssil intercontinental do tipo que a Coreia do Norte ameaça lançar, vão realizar um novo teste em 2018.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça lançar míssil balístico

A Coreia do Norte ameaçou esta quarta-feira estar prestes a lançar um míssil balístico intercontinental depois de Washington ter anunciado ter realizado um teste de interceção de mísseis.
Síria

Marinha russa lança mísseis contra Estado Islâmico

Quatro mísseis lançados pela marinha russa atingiram uma série de locais controlados pelo Estado Islâmico, esta quarta-feira, em Palmira, na Síria, avança a media estatal russa.
Estados Unidos da América

EUA testam interceção de míssil intercontinental

Os Estados Unidos testaram com sucesso a interceção de um míssil balístico intercontinental esta terça-feira, com recurso a um novo sistema de defesa de longo alcance.
Amnistia Internacional

EUA perdem rasto a armas que estão com extremistas

334
Os EUA perderam o rasto a armamento no Iraque e no Kuwait, parte do qual estará nas mãos de extremistas. As armas destinavam-se a equipar o Exército iraquiano e os combatentes curdos.
Coreia do Norte

Coreia do Norte mostra fotos tiradas por míssil 

A Coreia do Norte mostrou esta segunda-feira fotos da Terra tiradas por uma câmara instalada no míssil que lançou no domingo.
Coreia do Norte

Coreia: novo míssil pode levar ogivas nucleares

A Coreia do Norte anunciou o lançamento de um novo míssil este domingo. O Hwansong-12 tem capacidade de transportar ogivas nucleares, avança a agência de notícias do governo de Pyongyang.
Estados Unidos da América

EUA testam novo míssil intercontinental

149
A Força Aérea americana confirmou, esta quarta-feira, o segundo teste de um míssil nuclear intercontinental no espaço de uma semana. O míssil percorreu cerca de 6.800 quilómetros.
Estados Unidos da América

EUA testaram míssil intercontinental no Pacífico

Os EUA realizaram esta madrugada um ensaio com um míssil intercontinental que voou até um atol no Oceano Pacífico, para mostrarem a sua capacidade de dissuasão nuclear.
Estados Unidos da América

Mike Pence: "Paciência estratégica acabou"

O vice-presidente norte-americano Mike Pence deslocou-se esta segunda-feira à zona desmilitarizada entre as duas Coreias. E deixou um aviso: "tempo da paciência estratégica acabou".
Coreia do Norte

Míssil falhado da Coreia do Norte é motivo de gozo

803
A Coreia do Norte tentou lançar um míssil e falhou. Apesar da seriedade do tema, houve quem reagisse com humor e ironizasse o assunto nas redes sociais. Há tweets que o comprovam.
Afeganistão

Vídeo mostra bomba dos EUA a cair no Afeganistão

434
A informação é do Ministério da Defesa do Afeganistão que adianta que foram destruídos "esconderijos estratégicos" do auto-proclamado Estado Islâmico. Estado Islâmico nega as mortes.
Armamento

Os nomes de 15 bombas: de Fat Man a Castle Bravo

O "homem gordo" que caiu em Nagasaki ou o "castelo bravo", a maior bomba termonuclear alguma vez detonada pelos Estados Unidos. Conheça os nomes curiosos de 15 bombas que fizeram História.
Armamento

7 perguntas para entender a Mãe de Todas as Bombas

249
Como funciona esta arma destruidora de infraestruturas subterrâneas, usada esta quinta-feira para combater o Estado Islâmico? É a maior bomba não-nuclear do mundo e destrói tudo com 11 toneladas TNT
Mísseis

Sel testa míssil capaz de atingir Coreia do Norte

Seul testou com sucesso um míssil balístico de fabrico sul-coreano com alcance de 800 quilómetros, o suficiente para atingir os pontos mais remotos do território norte-coreano.
Estados Unidos da América

Connecticut pode autorizar drones "mortíferos"

O estado norte-americano do Connecticut pode tornar-se o primeiro a autorizar a polícia a utilizar drones equipados com armas mortíferas.
Mísseis

Coreia do Norte falha novo teste de míssil

A Coreia do Norte realizou esta quarta-feira um novo teste de lançamento de mísseis que saiu fracassado, revelaram fontes oficiais de Seul e Tóquio.
Coreia do Norte

Kim Jong-un cria motor de mísseis. E ri

116
Kim Jong-un esteve este sábado presente nos testes em terra de um novo motor para mísseis. O líder da Coreia do Norte afirmou que será "uma nova era" para a tecnologia do país. E fartou-se de rir.
Mísseis

Coreia do Sul. Sistema antimíssil montado em março

A Coreia do Sul e os Estados Unidos preveem instalar durante o mês de março o radar do escudo antimíssil THAAD para que o equipamento esteja operacional em abril.
Pyongyang

Pyongyang confirma treinos para futuros ataques

A Coreia do Norte assume que o lançamento de quatro mísseis balísticos em direção ao Japão era um exercício com vista a atingir, em caso de necessidade, as bases norte-americanas naquele país.
Mísseis

EUA implanta sistema antimíssil na Coreia do Sul

O exército norte-americano começou a implantar o sistema de defesa antimísseis na Coreia do Sul, após uma série de testes de mísseis feitos pela Coreia do Norte.
Mísseis

China condena lançamento de mísseis por Pyongyang

O Governo chinês condenou o lançamento de quatro mísseis balísticos realizado pela Coreia do Norte na madrugada desta segunda-feira, em direção ao mar do Leste, e apelou a que se evitem provocações.
Pyongyang

UE acusa Pyongyang de ameaçar paz mundial

A alta representante da União Europeia para a Política Externa Federica Mogherini expressou solidariedade para com o Japão e Coreia do Sul pelos quatro mísseis balísticos de Pyongyang.
Coreia do Norte

Coreia do Norte lança vários mísseis ao mar

Os lançamentos dos mísseis, na costa leste do país, surgiram dias depois de os Estados Unidos e a Coreia do Sul terem iniciado exercícios militares que a Coreia do Norte vê como ensaio de invasão.
Presidente Trump

Donald Trump quer arsenal nuclear de "topo"

134
Em entrevista à Reuters, Trump avisou que, "se os outros países vão ter mísseis nucleares, então nós temos de estar no topo da matilha". Neste momento, a Rússia é a maior potência nuclear do mundo.
Washington

EUA pedem a Pequim ajuda sobre a Coreia do Norte

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, apelou à China para tentar "por todos os meios (...) moderar" a Coreia do Norte após um novo tiro de míssil, indicou um dos seus porta-vozes.
NATO

NATO preocupada com míssil da Russía

O secretário-geral da NATO afirmou que seria "muito preocupante" para Aliança se se confirmar que a Rússia desenvolveu um novo míssil de cruzeiro, em violação de um tratado que data da década de 80.
Moscovo

Moscovo diz que teste de míssil não viola acordo

Moscovo afirmou esta terça-feira que o ensaio de míssil de médio alcance por Teerão não constitui uma violação da resolução da ONU sobre o programa nuclear iraniano.
Mísseis

Ensaio de míssil iraniano preocupa França

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault, manifestou esta terça-feira, em Teerão, preocupação em relação a um ensaio de míssil balístico realizado no fim-de-semana pelo Irão.
Nações Unidas

ONU reúne de emergência após teste de míssil

O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião para esta terça-feira para discutir o teste de míssil balístico iraniano, a pedido dos EUA.
Coreia do Norte

Coreia do Norte preparada para testar dois mísseis

A Coreia do Norte construiu e diz estar preparada para lançar dois mísseis balísticos intercontinentais, de acordo com fontes da Defesa de Seul.
Vladimir Putin

Presidente russo defende reforço militar nuclear

O Presidente russo, Vladimir Putin, pediu o reforço do potencial nuclear militar do país, garantindo que os seus mísseis podem romper qualquer sistema de defesa antimíssil.
Coreia do Norte

Coreia do Norte falha novo lançamento de míssil

Coreia do Norte fez nova tentativa de lançamento de míssil de médio alcance, mas foi novamente frustrada. Programa nuclear norte-coreano vai continuar apesar das objeções da Coreia do Sul e dos EUA.
Mísseis

ONU condena ensaio com mísseis da Coreia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou hoje o novo ensaio com mísseis realizado pela Coreia do Norte, enquanto vários membros defenderam a necessidade de estudar novas medidas contra o regime de Pyongyang.
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara três mísseis balísticos

Duas semanas depois de ter disparado um míssil a partir de um submarino, a Coreia do Norte disparou mais três mísseis balísticos esta segunda-feiira.
A página está a demorar muito tempo.