456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Armamento

Ucrânia

EUA fornecem mísseis mais sofisticados a Kiev

Os Estados Unidos revelaram que vão fornecer à Ucrânia um sofisticado sistema de mísseis terra-ar de "médio e longo alcance". Washington pretende, também, ceder outros equipamentos aos ucranianos.
Estados Unidos da América

Biden confiante com novo acordo sobre armas

O Presidente dos EUA, Joe Biden, assinou o acordo votado pelo Congresso que restringe minimamente o acesso às armas, dando-lhe o estatuto de lei, dizendo esperar que isso salvasse muitas vidas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia teme que Bielorrússia dê armas a Moscovo

Forças Armadas de Kiev dizem que equipamento militar bielorrusso está atualmente a ser retirado dos armazéns e reparado. Destino pode ser utilizado para auxiliar as tropas russas na linha da frente.
Guerra na Ucrânia

Finlândia "preparada" para se defender da Rússia

Chefe das Forças Armadas da Finlândia explica que país evoluiu “capacidade militar de defesa precisamente para este tipo de guerra” que decorre na Ucrânia.
Coreia do Norte

Reunião militar após lançamento de mísseis

Kim Jong-un preside uma reunião do partido único da Coreia do Norte para rever o trabalho de defesa e expansão militar. A comissão deverá discutir o desenvolvimento de novo armamento.
Gabinete de Guerra

A Ucrânia pode mesmo deixar de existir em 2 anos?

Declarações de Medvedev "revelam um certo desespero". Dia de ontem foi "importante para a Ucrânia e um ponto de viragem na Europa". A análise do major-general Arnaut Moreira e Bruno Cardoso Reis.
Contra-Corrente

Irá a Ucrânia pagar o preço da fraqueza da NATO?

Os ministros da defesa da NATO reúnem-se hoje e amanhã em Bruxelas e deverão discutir como fazer chegar mais armas a uma Ucrânia que tem combatido heroicamente mas que não pode ganhar a guerra sozinha
Coreia do Norte

Coreia do Norte: partido único fixa agenda 

O Partido dos Trabalhadores norte-coreano, único do país e no poder, vai realizar, nos próximos dias, uma reunião plenária, noticiou a agência estatal da Coreia do Norte, KCNA.
Armamento

Os EUA despejam armas sem rastreabilidade

Os EUA sabem que nem todas as armas fornecidas à Ucrânia vão ser utilizadas para combater o exército russo. Num futuro não muito distante, intencionalmente ou não, vão ser utilizadas para outros fins.
Guerra na Ucrânia

Zircon, o novo míssil hipersónico russo

O 3M-22 Zircon, também designado SS-N-33, é um míssil de duas fases desenvolvido em território russo. Consegue atingir um alvo a 1000 km e voa a uma velocidade Mach 9.
Guerra na Ucrânia

As armas de Alemanha e Eslováquia para a Ucrânia

O chanceler Scholz anunciou esta quarta-feira que chegará à Ucrânia armamento alemão para "proteger uma cidade inteira de ataques aéreos russos". Também a Eslováquia vai enviar armas.
Noticiário

17h. EUA. Armas não são para Ucrânia atacar Rússia

Estados Unidos vão enviar rockets de maior alcance, mas esclarecem que não é para atacar a Rússia. No Parlamento português, comissão de inquérito sobre acolhimento de refugiados vai ser rejeitada.
Guerra na Ucrânia

Alemanha e Grécia acordam dar armas a Kiev

O chanceler alemão anunciou que a Alemanha e a Grécia estão a trabalhar para um acordo que visa ajudar a Ucrânia a resistir à invasão russa, através de armas gregas em troca de veículos alemãos.
Brasil

Bolsonaro volta a defender povo armado

Presidente brasileiro defende que povo deve estar armado para defender a pátria daqueles que alegadamente querem impor uma mudança de regime e promover o comunismo, numa alusão a Lula da Silva.
Gabinete de Guerra

"Estamos a pedir à Ucrânia que morra por nós"

O professor António José Telo refere que a vitória russa "não traria paz, mas sim uma guerra pior". O historiador Bruno Cardoso Reis analisa as declarações de Biden e possível "efeito desmoralizador".
Guerra na Ucrânia

França promete continuar a entregar armas a Kiev

A ministra dos Negócios Estrangeiros francesa visitou Kiev, onde anunciou que França vai "continuar e fortalecer" a entrega de armas à Ucrânia e destacou que França do lado dos ucranianos.
Guerra na Ucrânia

O país que disparou mais mísseis desde II Guerra

A Rússia foi o país que disparou mais mísseis desde a 2ª Guerra Mundial, mas a "campanha de bombardeamentos" na Ucrânia conseguiu na prática "poucos" resultados, dizem especualistas.
Guerra na Ucrânia

PM da Bielorrússia: "País fornece armas à Rússia"

Com as sanções impostas à Bielorrússia pelo Ocidente, o mercado de fabrico de armas procurou colmatar o défice de material nos produtores russos, vendendo depois o armamento construído a Moscovo.
Guerra na Ucrânia

A arma mais letal que o Ocidente deu à Ucrânia

A Howitzer M777 está mesmo nas mãos do exército ucraniano, que já a usou para matar soldados russos e abater blindados inimigos. Mas falta treino aos militares de Zelensky e a Rússia tem-na como alvo.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: Rússia disparou mais de 2.200 mísseis

O Presidente ucraniano afirma que a grande maioria dos mísseis visava alvos civis, garantindo que se tivessem recebido as armas que tantas vezes pediram ao Ocidente muitas vidas teriam sido salvas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia usa metralhadoras com mais de 100 anos

As Maxim 1910, versão russa da primeira metralhadora automática, entraram ao serviço da Ucrânia quando ainda pertencia ao império russo e agora voltam a ser vistas em combate.
Noticiário

00h. Borrell defende envio de armas para Ucrânia

Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, defende o envio de armas para a Ucrânia. Borrell não compreende os que defendem que a Ucrânia não deve receber armamento.
Guerra na Ucrânia

Mísseis obrigam Charles Michel a abrigar-se

Presidente do Conselho Europeu foi obrigado a abrigar-se, durante a visita não anunciada a Odessa, devido aos mísseis que sobrevoaram a região. Cidade foi atacada com quatro mísseis de cruzeiro.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia alerta para prováveis ataques com mísseis

A Ucrânia alertou para prováveis ataques com mísseis no dia das comemorações do Dia da Vitória, em Moscovo, e disse que a Rússia destacou cerca de 19 batalhões táticos junto à fronteira com a Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Portugal deu 170 toneladas de material à Ucrânia

Portugal está a avaliar a possibilidade de enviar mais armamento para a Ucrânia para além das 170 toneladas de material que já ofereceu, disse a ministra da Defesa.
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara projétil não identificado

As autoridades da Coreia do Sul afirmaram que o lançamento foi feito ao largo da costa leste do Norte. O Ministério da Defesa do Japão pensa que terá sido disparado um possível míssil balístico.
Estados Unidos da América

Nova bomba dos EUA afunda navio em segundos

Uma bomba GBU-31 JDAM modificada e a pesar cerca de 907 kg foi disparada de um caça F-15E Strike Eagle, tendo afundado uma embarcação totalmente numa questão de segundos. Veja as imagens.
Guerra na Ucrânia

A arma com que a Ucrânia abate as aeronaves russas

Disparados por um único operador com uma arma ao ombro, estes pequenos mísseis podem abater um avião ou helicóptero. A arma tem várias décadas de história — e desde os anos 80 que assombra Moscovo.
Guerra na Ucrânia

Rússia. Entrega de armas a Kiev ameaça segurança

A Rússia criticou a tendência para "inundar" a Ucrânia com armas pesadas, depois de o Governo britânico ter apelado para a entrega de mais armamento e aviões a Kiev.
Guerra na Ucrânia

A ajuda que torna o exército da Ucrânia poderoso

EUA, Reino Unido, Espanha, França ou Canadá são alguns dos países que mais ajudaram a Ucrânia nos últimos dias. Os norte-americanos criaram mesmo um drone para ser usado apenas pelos ucranianos.
Brasil

Bolsonaro defende armar "cidadãos de bem"

Discurso acontece um dia depois de ter sido denunciado que o ex-secretário nacional propôs a utilização de verbas destinadas ao apoio cultural para financiar conteúdos pró-armas.
Armamento Nuclear

Míssil russo leva ogivas nucleares a qualquer lado

"Não tem comparação no mundo e não terá durante bastante tempo", diz Presidente russo sobre o míssil que leva ogivas nucleares a qualquer parte do mundo e foi testado, esta quarta-feira, com sucesso.
Noticiário

00h. Ucrânia pode ter usado bombas de fragmentação

Escreve o New York Times. O jornal norte-americano revela que, após uma investigação, a Ucrânia usou este tipo de arma, proibida pelo Direito Internacional, numa aldeia que estava sob controlo russo.
Noticiário

8h. Rússia terá lançado 5 mísseis contra Lviv

Ucrânia acusa a Rússia de ter disparado 5 mísseis sobre Lviv; Concurso de compra de 117 comboios para a CP pode sofrer atrasos.
Guerra na Ucrânia

Comandos ucranianos apreendem radar anti-tanques

O SNAR-10M1 possui ainda um sistema de navegação autónomo com mapas digitais do terreno e ainda um outro sistema de navegação por satélite alternativo ao GPS, criado pela União Sovitética.
Guerra na Ucrânia

Míssil Neptune: o ás que afundou o Moskkva

Estes misseis fazem parte do arsenal das Forças Armadas da Ucrânia desde 2021, tendo sido formalmente adquiridos um ano antes. Podem ser lançados de plataformas terrestres, marítimas ou aéreas.
Gabinete de Guerra

"Termo 'genocídio' tem sido usado exageradamente"

O historiador Bruno Cardoso Reis concorda com cautela de Macron quanto ao uso do termo "genocídio". Já o militar Proença Garcia questiona: o que irá acontecer às armas doadas no pós-guerra?
Noticiário

3h. "Estamos a desenvolver mísseis hipersónicos"

Pentágono avança que estes mísseis podem atingir cinco vezes mais a velocidade do som, são mais rápidos e manobráveis que os mísseis padrão, e mais difíceis de intecetar.
Armamento

Armamento explosivo faz mais vítimas em civis

A população civil é principal vítima de armamento explosivo em 2021, tendo registado registado 19.473 mortos e feridos, revela estudo da Organização Não Governamental Action on Armed Violence.
História

Conheça a história das armas químicas

Utilizadas na Antiguidade, popularizadas na 1.ª Grande Guerra e proibidas diversas vezes, as armas químicas são uma ameaça constante e podem vir a ser utilizadas pela Rússia na Ucrânia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.