Marcas

Economia

SEAT em crescimento acelerado

2019 adivinha-se um ano promissor. Com o investimento em quatro pilares e a aposta na investigação e desenvolvimento, a marca espanhola coloca-se na grelha de partida com grande avanço.
Mercedes-Benz

Sprinter produzida nos EUA? Nada como ver o VIN…

A necessidade de apelar ao instinto nacionalista dos clientes leva, por vezes, o marketing dos construtores a ser demasiado criativo nos anúncios. Nos EUA, a Mercedes dizia que a Sprinter é americana…
Compras

Sonae e CTT. Shopping online arranca com 500 lojas

599
A Dott junta 500 vendedores e quer ser a loja online "dos portugueses para os portugueses". De eletrodomésticos a roupa, só não vende "ainda" frescos. Projeto é da Sonae da e dos CTT.
Publicidade

Proibida publicidade de produtos com muito açúcar

239
Em junho entra em vigor nova lei que proíbe publicidade de produtos e bebidas com elevados níveis de sal, açúcar e ácidos gordos a 100 metros das escolas, jardins de infância e parques infantis.
Governo

Governo lança guia sobre publicidade digital

Com esta guia o Executivo pretende "traduzir numa linguagem mais simples, mais didática [e] mais pedagógica" o código da publicidade e consciencializar os consumidores e os agentes económicos.
Comissão Europeia

Bruxelas multa Nike em 12,5 milhões de euros

A multa deve-se à proibição imposta pela companhia de "os comerciantes venderem produtos oficiais para outros países do Espaço Económico Europeu". As práticas ilegais de concorrência duraram 13 anos.
Transportes

Taxify muda de imagem e de nome: agora é Bolt

Empresa de transporte urbano muda de imagem e de nome, adaptando-os à realidade dos serviços oferecidos. Motoristas e utilizadores não precisarão de fazer de novo download da aplicação da plataforma.
Festival Eurovisão da Canção

"Telemóveis" de Conan Osíris inspira jogo

148
Efeito Conan Osíris inspirou uma empresa de marketing de Coimbra a criar um jogo inspirado no tema "Telemóveis". O objetivo é partir o maior número de telemóveis em dez segundos.
Toyota

Corolla. Anúncio não é muito feliz… para a Toyota!

168
O anúncio da Toyota para o Corolla goza com os carros eléctricos, solução em que a própria marca está gastar milhões para conseguir recuperar o enorme atraso que tem face à concorrência.
Moda

Racismo? Gucci retira camisola polémica do mercado

1.152
A Gucci está envolta numa polémica por ter lançado no mercado uma camisola de 785 euros que pode evocar o racismo. No Twitter já surgiram comentários como "feliz mês da história negra".
Hyundai

O “elevador” é o tema da Hyundai para o Super Bowl

Para animar as hostes durante os intervalos do Super Bowl, a Hyundai preparou um anúncio em que brinca com as inúmeras actividades menos agradáveis com que temos de lidar. Como comprar carro novo.
Fiat Chrysler Automobiles

FCA está imparável e dá cartas no humor

O Super Bowl é o evento desportivo mais popular do globo. Os anúncios que passam são, por isso, os mais caros, mais criativos e (também) os mais 'poderosos'. A Fiat Chrysler Automobiles produziu três.
Celebridades

Os maiores embates do Super Bowl já começaram

O que acontece quando a Pepsi se instala na terra da Coca-Cola? Ou quando o Dude e Carrie Bradshaw saem do baú para beber uma cerveja? É sinal de que vem aí mais uma final do Super Bowl.
Dolce & Gabbana

Modelo pede perdão por campanha da Dolce & Gabbana

Na campanha publicitária a modelo chinesa surge a tentar comer pizza ou cannoli com pauzinhos. O anúncio foi apelidado de racista e motivou o cancelamento de um desfile da marca em Xangai.
Publicidade

Chamadas de Marcelo já não são só para a Cristina 

1.404
Chama-se "TeleMarcelo" e é um site onde pode pôr um número de telemóvel para, como Cristina Ferreira, receber uma chamada do Presidente. Ideia foi de agência de publicidade do Porto.
Publicidade

Anúncio da Gillette arrasado nas redes sociais

3.300
O novo anúncio da Gillette está debaixo de fogo. O vídeo, que aborda temas relacionados com o machismo e o assédio sexual, recebeu dez vezes mais dislikes do que likes. Veja aqui as reações.
Volvo

Volvo provoca concorrência. E depois arrepende-se?

BMW X1, Jeep Compass e Range Rover Evoque são as mais recentes estrelas de um anúncio da… Volvo. A marca nórdica atreveu-se a fazer rasgados elogios à concorrência, mas depois retirou vídeos.
BMW

Beleza? Um BMW Série 8 a navegar em Veneza

193
Pela primeira vez na história da cidade onde os carros não entram, foi montada uma estrutura flutuante no Grande Canal. Onde os barcos se passeiam com elegância, veja o Série 8 Coupé rodar em beleza.
Audi

Pai Natal faz dieta e tem um novo “trenó”

Com o Natal, chegam também os vídeos e os anúncios que colam o Pai Natal a uma série de produtos. Num deles e com algum humor, “Santa” reinventa-se, perde peso, fica em forma e… ganha um novo trenó.
Publicidade

D&G desaparece da Alibaba e JD.com após anúncio

Plataformas como Alibaba estão a retirar produtos da Dolce & Gabbana das lojas online. Decisão vem após polémica com um anúncio considerado racista. Chineses representam 1/3 do mercado da D&G.
Dolce & Gabbana

Serão estes anúncios da Dolce & Gabbana racistas?

Três anúncios da marca que ilustravam as dificuldades de uma chinesa a comer pizza e afins recorrendo a pauzinhos motivaram críticas de anónimos e figuras públicas. A marca já pediu desculpa.
Comércio

11 lojas Adidas encerradas em todo o país

2.458
A Adidas avançou com uma ação de despejo contra a empresa que a representa em Portugal devido a dívidas de 4 milhões de euros. 11 lojas encerraram esta quarta-feira em todo o país.
Lifestyle

Quantas vidas tens?

A Vans desafia-te a seres tu próprio e a libertares o teu lado mais rebelde e criativo. O importante é deixares a tua marca!
Beleza e Bem Estar

Chegou ao fim a publicidade falsa e do Photoshop?

119
A mudança na forma como as mulheres reagem à publicidade está a acontecer. Prova disso é a diminuição das vendas de algumas marcas e o valor dado às imagens reais nas redes sociais.
Inovação

A energia dos millennials

A geração millennial é exigente e quer conveniência, simplicidade e rapidez. Mas estarão as empresas preparadas para responder e conquistar esta geração de consumidores? Talvez ainda falte algo.
Nissan

Nissan mete-se em trabalhos com anúncio do Leaf

A Nissan, que produz em Inglaterra o seu Leaf eléctrico, anuncia conseguir 80% da carga em apenas 40 minutos. Três clientes queixaram-se e a autoridade que controla a publicidade obrigou à suspensão.
Cristiano Ronaldo

CR7. Nike "profundamente preocupada" com acusações

393
A principal patrocinadora do atleta português emitiu declarações à agência Associated Press onde considera as acusações "chocantes". Para a Juventus, as alegações "não mudam a opinião".
Publicidade

O grupo de lesados da frigideira Master Copper /premium

3.405
A DECO recebeu centenas de queixas sobre a Master Copper. Os produtores mentem sobre a composição e falham as regras da publicidade. Mas a TV ainda passa anúncios e os supermercados vendem-na.
Lifestyle

Como ganhar 30 minutos no seu dia a dia?

O novo ano letivo começou e, com ele, o regresso das rotinas e… do infindável trânsito. 30 minutos dentro de um carro parece uma eternidade, mas acredite: há forma de os utilizar em seu proveito.
Lifestyle

De onde vem a água Frize? Isso é segredo

254
É segredo, mas nós revelamos: a água Frize nasce perto de Vila Flor, em Trás-os-Montes, e é a localização da nascente que explica o gás 100% natural que lhe dá irreverência. Fomos lá e contamos tudo.
Marcas

Reclamações contra ginásios aumentaram 81%

O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, registou um aumento de 81% do número de reclamações dirigidas a ginásios, comparativamente ao período homólogo.
Lifestyle

Deixa a tua marca!

Sê tu mesmo. Com as caras e vontades que quiseres. É esta a filosofia NJOT – Not Just one thing –, da Vans, com a impressão digital de Joana Barrios e Joaquim Albergaria.
Renault

Hülkenburg. Conhece a cidade mais rápida do mundo?

A cidade mais rápida do mundo é tão rápida que… as casas só têm fachadas. Lá, é difícil perder a noção do tempo, mas um reputado piloto de Fórmula 1 da actualidade tem horários a cumprir. Conseguirá?
Lifestyle

O que “correu mal” com Frize?

225
Um furioso ataque de animais do bosque e uma população preocupada. Foi isto que a atriz Inês Aires Pereira teve de enfrentar para gravar a nova campanha de Frize, em que algo “correu mal”. Será?
Marcas

Burberry deixa de queimar produtos e usar peles

323
Em resposta a criticas de ambientalistas, a marca de luxo Burberry anunciou que vai deixar de queimar os produtos que não forem vendidos e de usar peles de animais nas suas coleções.
Estados Unidos da América

Polémico Kaepernick é a nova cara da Nike

227
Depois de causar polémica e dividir os Estados Unidos por se ajoelhar durante o hino nacional, Colin Kaepernick é a cara da nova campanha da Nike. A decisão está (novamente) a motivar discussão.
Tecnologia

IFA. Tecnologia pode ser "indistinguível da magia"

O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De computadores portáteis a frigoríficos, no segundo dia ainda houve muito para ver. Veja a fotogaleria.
Marketing

LOL, WTF e NBD podem tornar-se uma marca registada

A Procter & Gamble, dona de produtos de higiene, quer transformar as expressões LOL, WTF, NBD e FML em marcas registadas. O regulador norte-americano já pediu mais esclarecimentos.
Publicidade

Os anúncios de sabonetes de Ingmar Bergman

Quando se viu com três famílias para sustentar e sem trabalho, no início dos anos 50, Ingmar Bergman rodou nove anúncios para uma marca de sabonetes, Bris (Brisa). Eurico de Barros conta a história.
Marcas

A cerâmica portuguesa é tendência, diz o Guardian

638
Descritas como "êxito de culto", as cerâmicas portuguesas estão aparentemente na moda um pouco por todo o mundo e a culpa é do estilo de decoração, que se assemelha ao "das nossas avós".
PSD

Rio dispensa mago de Passos que custou 1,4 milhões /premium

207
Rio não conta com o publicitário brasileiro que foi considerado o "mago" responsável pelas vitórias de Passos em 2011 e 2015. PSD revela lista de fornecedores ao detalhe. PS, PCP e Bloco não.
Elétricos

VW faz publicidade ao eléctrico. Mas da Chevrolet

A VW iniciou uma campanha de promoção aos carros eléctricos nos EUA. São 45 milhões de dólares em televisão e rádio em todo o país, a favor da mobilidade eléctrica. E no primeiro anúncio saiu o… Bolt.
Mercedes-Benz

Hamilton deu boleia a três estranhos (fofinhos)

O tetracampeão do mundo de Fórmula 1 foi convocado para mais uma missão. Agora algo infantil, mas que requeria o seu talento. Desta vez, a ferramenta de trabalho foi o novo AMG GT Coupé de 4 Portas.
Banca

Soluções a um passo dos seus sonhos

Existem projetos de vida que passam por sonhos que implicam investimento financeiro, mas a solução pode estar mais perto do que imagina
Publicidade

“A eutanásia mata” e outros 9 slogans letais /premium

Um slogan, preconizam os “marqueteiros”, deve ser breve, incisivo e facilmente memorizável. Mas há alguns que são recordados pelos piores motivos.
Volkswagen

Publicidade ao VW Polo foi proibida. Sabe porquê?

Nos anúncios a promover automóveis, já os vimos voar, mergulhar, realizar habilidades impossíveis e, ainda assim, continuar a funcionar. Mas o mais recente anúncio do VW Polo foi banido. Sabe porquê?
Internet

A raposa do Firefox vai mudar de aparência

Para melhor identificar os vários produtos da Mozilla e não estar apenas associada ao browser de Internet que disponibiliza desde 2002, a empresa que detém o Firefox vai mudar de visual.
Estados Unidos da América

Ivanka Trump acaba com marca de roupa 

A filha mais velha e conselheira de Donald Trump decidiu fechar a marca de roupa que detém em nome próprio. Ivanka Trump tinha abandonado as funções na empresa há mais de um ano.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde retira campanha polémica

125
Promoção da aplicação de telemóvel MySNS usava o caso dos jovens resgatados na Tailândia. Críticas ao "mau gosto" e ao aproveitamento do Ministério levaram a apagar a campanha. "Fomos infelizes."
Tive uma Ideia

O site que dá descontos em troca de recomendações

398
Quatro engenheiros quiseram dar poder e liberdade criativa aos "millennials" na publicidade e, ao mesmo tempo, oferecer-lhes descontos. Assim nasceu a Strain, onde se "paga menos e vive mais".
Ténis

A marca japonesa que dá 18,6 milhões a Federer

O vínculo de Federer com a Nike terminou em março e o tenista suíço poderá trocar a marca americana pela japonesa Uniqlo. Um contrato que lhe poderá render entre 22 a 30 milhões de dólares por ano.
Global Shapers

Recrutam-se pessoas

313
Expressões vagas como "aprendo rápido" e "trabalho bem em equipa" ou “sou criativo” são termos comuns que pouco dizem sobre a pessoa. Esta dimensão pode ser mais relevante se ilustrada com exemplos.
Consumidores

Galinhas felizes e tabaco americano /premium

222
Não tenha problemas em comprar o produto mais barato. A maioria das vezes, está apenas a não ceder a técnicas de marketing que têm como único fito garantir que o vendedor se apropria do seu excedente.
Observador

Premium: o preço do cheiro?

Se os jornais, como negócio, têm servido para vender anúncios, não serão as notícias o cheiro da publicidade? E não será premium o preço do cheiro?
Nova Zelândia

Nova Zelândia está farta de não aparecer nos mapas

516
Uma campanha publicitária protagonizada pela primeira-ministra da Nova Zelândia reflete com humor sobre uma problemática real: porque é que este país é continuamente esquecido dos mapas?
Publicidade

Verdade ou consequência

Quatro especialistas em tendências nas diferentes áreas do marketing, quatro casos de sucesso no mercado nacional e a apresentadora de televisão que é uma marca.
Economia

Empresa americana compra a portuguesa ShiftForward

A startup sediada no Porto foi adquirida por valores não divulgados e vai adotar o nome da Velocidi. Paulo Cunha, diretor executivo da ShiftForward, considerou que a aquisição abre "novos horizontes".
Celebridades

E quando Mariah Carey cantou num hostel?

Depois de um engano da sua equipa, Mariah Carey fica num hostel e não num hotel. Na verdade, trata-se de um anúncio publicitário. Mas que a cantora atuou à frente de ventoinhas, lá isso atuou.
Internet

Adidas quer duplicar as vendas 'online'

266
A Adidas vai apostar no encerramento de lojas e investir no comércio digital com o objetivo de duplicar as vendas 'online' nos próximos dois anos, segundo o Financial Times.
Mundo

As melhores mentiras de 1 de abril em todo o mundo

270
Smartphones nos sapatos, hambúrgueres de chocolate e Coca-Cola de abacate: o dia das mentiras foi o palco para marcas e empresas anunciarem falsos produtos. Estas são as melhores à volta do mundo.
Publicidade

Consegue encontrar preconceitos nestes 5 anúncios?

São várias as empresas que já estiveram sob fogo e foram acusadas de discriminação. Desta vez, coube à Heineken ser alvo de críticas. Consegue encontrar o preconceito nestes 5 anúncios?
Hollywood

Hollywood. As mulheres "decapitadas" nos cartazes

Um blog está a denunciar a maneira como Hollywood tem sexualizado a figura da mulher ao longo dos anos: nos cartazes promocionais, as mulheres surgem frequentemente "decapitadas".
Comportamento

A campanha com gays que ameaçou uma empresa 

115
Habituada à controvérsia, a marca de fatos Suit Supply lançou uma campanha com casais homossexuais a beijarem-se e abraçarem-se junto a uma piscina. Perdeu 10 mil seguidores no Instagram à conta dela.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)