762kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Arménia

Arménia

Rússia diz que Arménia no TPI é decisão hostil

Rússia considerou ratificação do estatuto de Roma por parte da Arménia uma "má decisão". País defende-se e diz que está "a equipar-se" para prevenir crimes de guerra e contra a humanidade.
França

Azerbaijão acusa França de interferência no país

Azerbaijão apelou à França para que cesse a "interferência nos assuntos internos" do país, após Paris ter criticado a "detenção arbitrária" de um cidadão francês acusado de espionagem.
Arménia

Arménia recebe nova proposta do Azerbaijão

A Arménia recebeu nova proposta por parte do Azerbaijão para a assinatura de um acordo de paz que ponha termo a um conflito centrado durante décadas em torno do enclave do Nagorno-Karabakh.
Bielorrússia

Bielorrússia pede reforço da segurança de aliados

O Presidente Alexander Lukashenko apelou a novas soluções que reforcem segurança coletiva da Organização do Tratado de Segurança Coletiva. Putin marca presença e Azerbaijão ausente em protesto.
Mundo

Arménia com reforço de 1,7 milhões de ajuda da UE

A Comissão Europeia vai reforçar o financiamento humanitário a arménios deslocados com 1,7 milhões de euros. O montante é em resposta ao afluxo de pessoas do enclave Nagorno-Karabakh.
Conselho Europeu

Conselho da Europa "chocado" com Nagorno-Karabakh

A responsável do Conselho da Europa para os Direitos do Homem "ficou chocada ao constatar que a cidade de Khankendi estava quase completamente vazia, após a partida da população em setembro".
Arménia

Arménia vai assinar acordo de paz com o Azerbaijão

A Arménia e o Azerbeijão vão assinar um acordo de paz em novembro. Este acordo acontece um mês após a vitória de Baku sobre os separatistas arménios em Nagorno-Karabakh.
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu expressa apoio à Arménia

Metsola declara "apoio incondicional à independência, soberania, integridade territorial e inviolabilidade das fronteiras da Arménia", um mês depois do ataque do Azerbaijão a Nagorno-Karabakh.
Conflitos

Nagorno-Karabakh: Nyusi revela pedido de ajuda

Filipe Nyusi disse que o Azerbaijão pediu o "suporte" de Moçambique no conflito com a Arménia. O Presidente moçambicano considera que o ato um "reconhecimento de optar pelo diálogo como a única arma".
União Europeia

Arménia. UE, França e Alemanha expressam apoio 

Charles Michel, Emmanuel Macron e Olaf Scholz reuniram-se com o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan, a quem "sublinharam o seu apoio firme à independência e à integridade territorial".
Arménia

Arménia e Azerbaijão trocam acusações

Segundo o Ministério da Defesa arménio, soldados azeris "abriram fogo" contra um veículo. Do lado do Azerbaijão, o Ministério da Defesa acusou os arménios de dispararem contra as suas tropas.
União Europeia

Nagorno-Karabakh. UE duplica ajuda à Arménia

A presidente da Comissão Europeia disse que vai ter um encontro bilateral com o primeiro-ministro arménio, a quem vai anunciar a duplicação, para 10,4 milhões de euros, das ajudas europeias à Arménia.
Arménia

Arménia critica detenções "ilegais" de dirigentes

O primeiro-ministro da Arménia denunciou ainda que está a decorrer uma "limpeza étnica" no Nagorno-Karabakh e lamentou que a comunidade internacional não tenha sido capaz de a impedir.
Arménia

Mais de 100 mil já fugiram de Nagorno-Karabakh

Autoridades de Erevan atualizaram números sobre êxodo do enclave, agora controlado pelo Azerbaijão. Ao todo, já entraram no país 100.417 refugiados — eram 120 mil os habitantes de Nagorno-Karabakh.
Arménia

Nagorno-Karabakh. A violência pode não ter acabado

Conflito histórico termina com guerra-relâmpago ganha pelo Azerbaijão, onde a inação russa foi chave. Mas milhares de civis arménios estão em fuga — não só da fome, mas do medo de uma limpeza étnica.
Arménia

Nagorno-Karabakh vai deixar de existir como Estado

Quase metade da população da região de Nagorno-Karabakh fugiu para a Arménia, desde a ofensiva do Azerbaijão. Agora o governo separatista vai dissolver-se e a república vai deixar de existir.
café europa

O Nagorno-Karabakh e o fim da ordem internacional

Nas fronteiras da Europa as regras da ordem internacional são coisa do passado. A Ucrânia criou o precedente, e as condições, para o fim do Nagorno-Karaback.
Arménia

Azerbaijão detém ex-líder de Nagorno-Karabakh

Ruben Vardanyan foi detido enquanto tentava cruzar a fronteira para deixar Nagorno-Karabakh e entrar na Arménia. Mulher do empresário pede "orações e apoio" para uma libertação "em segurança".
Arménia

Nagorno-Karabakh: 1/3 saiu para a Arménia

Um terço da população de Nagorno-Karabakh chegou à Arménia até esta quarta-feira. Os 42.500 refugiados saem do enclave na sequência da intervenção militar do Azerbaijão na semana passada.
Arménia

Explosão faz 20 mortos em Nagorno-Karabakh

Explosão de depósito de combustível fez 20 mortos e 280 feridos em Nagorno-Karabakh. Ministério da Saúde alerta para possível aumento do número de mortos dado aos muitos que ainda estão desaparecidos.
Refugiados

Número de refugiados na Arménia ultrapassa 13 mil

Governo garantiu que irá disponibilizar alojamento aos deslocados que continuam a chegar de Nagorno-Karabakh, muitos dos quais estão atualmente hospedados num centro humanitário.
Explosão

Nagorno-Karabakh. Mais de 200 feridos em explosão

Explosão provocou um número desconhecido de mortos e mais de 200 feridos. Serviços de emergência estão a proceder a operações de busca e salvamento.
Conflitos

Presidente azeri assegura direitos de arménios

"Os habitantes de Nagorno-Karabakh são cidadãos do Azerbaijão", frisa Ilham Aliev, referindo que está "confiante no processo de reintegração dos arménios de Karabakh na sociedade" do país.
Conflitos

Mais de 1.500 refugiados chegam à Arménia

Nagorno-Karabakh indicou a chegada de mais de 1.500 refugiados à Arménia após estarem temporariamente alojados numa base russa. 1060 já foram identificados.
Arménia

Governo arménio: alianças do país são ineficazes

Nikol Pashinian considerou que as atuais alianças do país são "ineficazes", numa alusão às relações de longa data com Moscovo, herdadas dos tempos em que a Arménia integrava a URSS.
Arménia

Nagorno-Karabakh. Separatistas entregam armamento

"Em conformidade com os acordos de cessação das hostilidades, as formações armadas do Karabakh começaram a entregar as suas armas e equipamentos militares", frisa Ministério da Defesa russo.
Arménia

Continuam protestos contra o governo na Arménia

Vários manifestantes continuam a protestar contra o governo da Arménia e a forma como está a lidar com a crise em Nagorno-Karabakh. Os líderes da oposição querem a saída de Nikol Pachinian.
Conflitos

Arménia diz que cessar-fogo está a ser respeitado

Arménia diz estar preparada para receber 40 mil famílias de refugiados do enclave em Nagorno-Karabakh. Primeiro-ministro garante que "não existe qualquer ameaça direta para a população civil".
Vladimir Putin

Putin pede a Baku respeito pelos direitos arménios

Putin pede ao Presidente azeri que respeite os direitos dos arménios — durante as negociações sobre Nagorno-Karabakh — e afirma que este lhe pediu desculpas pela morte de soldados russos no combate.
Arménia

Nagorno-Karabakh com acordo para cessar-fogo

Depois de 24 horas de combates no enclave de Nagorno-Karabakh, as forças da Arménia concordaram com os termos de um cessar-fogo com o Azerbaijão proposto pelas forças de paz russas.
Mundo

Conflito de Nagorno-Karabakh explicado em 8 pontos

Depois da queda do Império Russo, tanto a Arménia como o Azerbaijão reivindicaram a região. Com o fim da União Soviética, Nagorno-Karabakh proclamou independência, mas nunca foi reconhecida.
Rússia

Nagorno-Karabakh. Rússia pede fim da violência

A Rússia apelou ao Azerbaijão e à Arménia para que ponham "fim ao derramamento de sangue" em Nagorno-Karabakh. Azerbaijão acusa os separatistas arménios de matar seis civis numa explosão.
Arménia

Kim Kardashian escreve carta aberta a Biden

Com o título "O meu apelo a Joe Biden para impedir outro genocídio arménio", a carta alerta para a situação humanitária de Nagorno-Karabakh. “A fome é a arma invisível do genocídio”, citou Kim.
Arménia

Nagorno: Arménia e Azerbaijão trocam acusações

Continua a tensão entre Arménia e Azerbaijão devido a Nagorno-Karabakh. ONU pediu ao Azerbaijão para reabrir imediatamente corredor de Latine e insta os dois países a procurarem solução diplomática.
Nações Unidas

ONU reúne de emergência sobre crise humanitária

O representante permanente da Arménia alertou para uma "grave escassez" de alimentos, medicamentos e combustível em Nagorno-Karabakh, região com cerca de 120 mil pessoas.
Arménia

Rússia vai participar em exercícios militares

O Ministério da Defesa russo anunciou a participação, este ano, do exército russo nos exercícios de manutenção da paz da pós-soviética Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) na Arménia.
Negociações de Paz

Negociações de paz entre Arménia e Azerbaijão

Os representantes dos dois países foram recebidos pelo secretário de Estado norte-americano, que garantiu que os EUA "estão comprometidos com as negociações de paz entre a Arménia e o Azerbeijão".
Conflitos

Confrontos entre a Arménia e o Azerbaijão

Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de novos confrontos na fronteira. Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países deverão ter negociações esta segunda-feira nos Estados Unidos.
Arménia

PM arménio espera acordo de paz ainda este ano

O primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian, espera assinar tratado de paz com Azerbaijão antes do fim do ano, admitindo que o Governo vai fazer todos os esforços possíveis.
União Europeia

Arménia e Azerbaijão: UE pede fim da pena de morte

A União Europeia e o Conselho da Europa instaram novamente a Arménia e o Azerbaijão a abolir a pena de morte, numa declaração conjunta por ocasião do Dia Europeu e Mundial Contra a Pena de Morte.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.