478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Arménia

Arménia

Arménia e Azerbaijão avançam para acordo de paz

O presidente do Conselho Europeu disse que os líderes dos dois países realizaram uma discussão "franca e produtiva" sobre a realização de um acordo de paz. O confronto acontece há várias décadas.
Guerra

Líderes da Arménia e Azerbaijão reúnem-se 

O primeiro-ministro arménio vai encontrar-se com o Presidente do Azerbaijão, sob mediação europeia. Nikol Pashinian garantiu estar pronto para iniciar "as conversações de paz sem demora".
Arménia

Rússia acusa Azerbaijão de violar cessar-fogo

Este recente aumento da tensão ilustra o precário equilíbrio que prevalece entre Azerbaijão e Arménia rivais, apesar da presença na região de soldados das forças de manutenção de paz russas.
Coronavírus

Portugal doa 400.140 vacinas da Pfizer à Arménia

A entrega das mais de 400 mil vacinas da Pfizer é "uma expressão de solidariedade para com a Arménia" no combate à pandemia. Está prevista uma segunda remessa de vacinas para o próximo mês.
Diplomacia

Turquia e Arménia mantêm conversações

Ministros dos Negócios Estrangeiros da Arménia e Turquia reuniram este sábado para fortalecer relações diplomáticos. Os dois países estão em desacordo desde 1915. Encontro foi "construtivo".
Conselho Europeu

Arménia e Azerbaijão: encontro virtual com Macron

Os chefes dos dois países do Cáucaso consideraram que a reunião constituiu uma importante oportunidade para abordar um vasto número de assuntos, enquanto a UE e a França manifestarem compromisso.
Vladimir Putin

Putin convoca reunião com Arménia e Azerbeijão

Este encontro, o primeiro com este formato desde janeiro, surge num contexto de uma nova vaga de violência nas zonas circundantes à contestada região do Nagorno-Karabakh.
Conselho Europeu

Líderes de Arménia e Azerbaijão aceitam encontro

Os Presidentes dos dois países aceitaram o encontro em Bruxelas, após um contacto do presidente do Conselho Europeu, para discutir o regresso das tensões na região e cooperar para prevenir incidentes.
Arménia

Arménia. Trégua com Azerbaijão após mediação russa

A Arménia tinha anunciado diversas baixas militares nos combates com o Azerbaijão, que motivaram receios sobre um reinício da guerra que opôs no outono de 2020 os dois países rivais do Cáucaso.
União Europeia

UE pede cessar-fogo total entre arménios e azeris

A União Europeia (UE) está a trabalhar com os dois países, com estatuto de parceria, para "ultrapassar as tensões" e garantir "um Cáucaso do sul próspero e estável".
União Europeia

UE pronta para mediar conflito Azerbaijão-Arménia

Presidente do Conselho Europeu contactou os líderes dos respetivos países para a UE, como "mediador honesto", desempenhar um "papel positivo e construtivo" na procura da paz
Arménia

Arménios vão a votos num país crispado

A Arménia elege o parlamento em legislativas antecipadas convocadas pelo primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, que tenta preservar o poder apesar da recente derrota militar face ao Azerbaijão
Arménia

Arménia agradece reconhecimento de genocídio

O primeiro-ministro da Arménia saudou a decisão de Joe Biden de reconhecer o genocídio arménio de 1915, considerando-a um "exemplo encorajador para todos que querem construir uma sociedade tolerante".
Estados Unidos da América

Biden reconhece genocídio arménio

Joe Biden tornou-se o primeiro Presidente dos EUA a usar a palavra "genocídio" em referência ao massacre de 1,5 milhões de arménios durante a Primeira Guerra Mundial pelo antigo Império Otomano.
Arménia

Arménia apresenta queixa contra Azerbaijão no TEDH

A Arménia apresentou uma queixa contra o Azerbaijão no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, acusando o país de violar a Convenção Europeia após o que aconteceu em Nagorno-Karabakh.
Conflitos

Começa cessar-fogo em Nagorno-Karabakh

A Rússia e a Turquia começaram a monitorizar o cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, com a abertura de um centro comum de observação na região azeri de Agdam.
Mundo

Arménia pode ter legislativas antecipadas em 2021

Primeiro-ministro declarou-se disposto a convocar legislativas antecipadas e a deixar o cargo se o seu partido perder as eleições, após a Arménia ter perdido guerra de Nagorno-Karabakh com Azerbaijão.
Arménia

Nagorno-Karabakh. Arménios de luto enchem ruas

Milhares de arménios encheram as ruas de Erevan, no dia em que o país inicia três dias de luto nacional em homenagem às vítimas mortais do conflito com o Azerbaijão, que terminou com o cessar-fogo.
Arménia

Arménia e Azerbaijão trocam acusações 

As autoridades da Arménia e do Azerbaijão trocaram acusações de quebra do acordo de paz que tinha posto fim a seis semanas de lutas em Nagorno-Karabakh.
Arménia

Arménios denunciam ataque do Azerbaijão

As autoridades separatistas arménias em Nagorno-Karabakh denunciaram um ataque das forças do Azerbaijão que provocou ferimentos em três dos seus combatentes, numa violação do cessar-fogo.
Amnistia Internacional

Amnistia pede investigação sobre crimes de guerra

Para a organização de direitos humanos, ambos os lados comportaram-se de maneira monstruosa, pedindo que todos os perpetradores sejam levados à justiça.
Arménia

Manifestantes exigem renúncia do primeiro-ministro

Milhares de manifestantes concentraram-se na principal praça da capital da Arménia para a exigir a renúncia de Nikol Pashinyan, culpabilizando-o pela derrota do país na guerra com o Azerbaijão.
Arménia

Conflito. Azerbaijão com 2.783 soldados mortos

O país divulgou ainda que cerca de 100 soldados estão ainda desaparecidos. Já a Arménia Arménia relatou a morte de mais de 2.300 soldados em meados de novembro.
Atualidade

Forças de paz russas já estão em Karabakh

Acordo assinado pela Arménia e pelo Azerbaijão terminou o conflito armado e atribuiu o território aos azerbaijanos. Famílias passam fronteira e recolhem restos mortais de soldados perdidos em combate.
Cristianismo

Lamentações por Nagorno-Karabakh

É na Arménia que se encontra, segundo uma antiquíssima tradição, o local do começo da “segunda vaga” da humanidade. Sem a Arménia, a Europa poderia ter membros, até um torso, mas não mais do que isso.
Atualidade

Arménios invadem parlamento, Azerbaijão festeja

Manifestantes invadiram o parlamento arménio após a comunicação da assinatura do acordo de paz com o Azerbaijão. Do outro lado, multidões saíram à rua para cantar vitória e agradecer aos turcos.
Arménia

Fotos. Manifestantes invadem Parlamento arménio

Centenas de manifestantes invadiram o Parlamento da Arménia, depois de o primeiro-ministro ter anunciado cessar-fogo no conflito de Nagorno-Karabakh. Vários arménios não concordaram com o desfecho.
Arménia

Rússia envia soldados de manutenção de paz

Na segunda-feira foi assinado um acordo entre o Azerbaijão e a Arménia para um cessar de fogo total. Moscovo anunciou, assim, a partida dos primeiros seis aviões de manutenção de paz.
Guerra

ONU evoca possibilidade de "crimes de guerra"

Um dos locais atacados foi o mercado de Stepanakert, capital do Nagorno-Karabakh, o território em disputa e internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, controlado por arménios.
Arménia

UEFA abre inquérito a clube do Azerbeijão

A Federação Arménia já pediu que o clube do Azerbaijão Qarabag fosse excluído das competições europeias por ter apelado a "matar todos os arménios, jovens e velhos, sem distinção".
Papa Francisco

Nagorno-Karabakh. Papa pede negociações sinceras

Papa Francisco reiterou necessidade de os arménios e os azeris negociarem de forma sincera para conseguirem chegar a uma paz duradoura no enclave separatista de Nagorno-Karabakh.
Rússia

Nagorno-Karabakh. Rússia pronta a apoiar Erevan

Moscovo admite dar a "assistência necessária" à Arménia, em conflito com o Azerbaijão na região separatista de Nagorno-Karabakh, caso os combates atinjam o solo arménio.
Arménia

Azerbaijão pede medidas contra Arménia

O Azerbaijão apelou ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para aplicar "medidas provisórias" contra a Arménia, de maneira a que forças arménias cessem com os bombardeamentos em zonas civis.
Conflitos

Cessar-fogo em Nagorno-Karabakh novamente em risco

A Arménia e o Azerbaijão trocaram acusações de violação do cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh, minutos após a sua entrada em vigor. Forças azeris acusam a Arménia de ataques às suas posições.
Arménia

Arménia e Azerbaijão acordam novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão acordaram novo "cessar-fogo humanitário" a partir de 2.ª feira, na região de Nagorno-Karabakh. Anúncio foi feito pelos Estados Unidos em conjunto com os beligerantes.
Conflitos

Nagorno-Kharabakh. 5 mil mortos, diz Putin

"Atualmente, o conflito está na pior das suas variantes", lamentou Vladimir Putin, na qualidade de líder da principal potência regional que mantém boas relações com as duas fações.
Conflitos

Arménia e Azerbaijão acusam-se de violar "trégua"

Esta tentativa de organizar um cessar-fogo, o segundo desde a retoma das hostilidades acontece numa altura em que o conflito entra na sua quarta semana. A primeira trégua nunca foi respeitada.
Arménia

Gulbenkian doa 85 mil euros para apoiar arménios

A doação, anunciada esta sexta-feira em comunicado, será realizada através do Hayastan All Armenian Fund, a organização pan-Arménia para o desenvolvimento.
Conflitos

Combates prosseguem em Nagorno-Karabakh

As forças separatistas da Arménia de Nagorno-Karabakh e o exército do Azerbaijão continuam os combates em várias frente, apesar do cessar-fogo acordado em Moscovo no sábado.
Conflitos

Nagorno-Karabakh. Quebrado acordo de cessar-fogo 

As forças separatistas arménias de Nagorno Karabakh e do exército do Azerbaijão entraram em confrontos pela manhã, violando mais uma vez o acordo de cessar-fogo humanitário.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.