271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Arménia

Arménia

Arménios vão a votos num país crispado

A Arménia elege o parlamento em legislativas antecipadas convocadas pelo primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, que tenta preservar o poder apesar da recente derrota militar face ao Azerbaijão
Arménia

Arménia agradece reconhecimento de genocídio

115
O primeiro-ministro da Arménia saudou a decisão de Joe Biden de reconhecer o genocídio arménio de 1915, considerando-a um "exemplo encorajador para todos que querem construir uma sociedade tolerante".
Estados Unidos da América

Biden reconhece genocídio arménio

825
Joe Biden tornou-se o primeiro Presidente dos EUA a usar a palavra "genocídio" em referência ao massacre de 1,5 milhões de arménios durante a Primeira Guerra Mundial pelo antigo Império Otomano.
Arménia

Arménia apresenta queixa contra Azerbaijão no TEDH

A Arménia apresentou uma queixa contra o Azerbaijão no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, acusando o país de violar a Convenção Europeia após o que aconteceu em Nagorno-Karabakh.
Conflitos

Começa cessar-fogo em Nagorno-Karabakh

A Rússia e a Turquia começaram a monitorizar o cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, com a abertura de um centro comum de observação na região azeri de Agdam.
Mundo

Arménia pode ter legislativas antecipadas em 2021

Primeiro-ministro declarou-se disposto a convocar legislativas antecipadas e a deixar o cargo se o seu partido perder as eleições, após a Arménia ter perdido guerra de Nagorno-Karabakh com Azerbaijão.
Arménia

Nagorno-Karabakh. Arménios de luto enchem ruas

Milhares de arménios encheram as ruas de Erevan, no dia em que o país inicia três dias de luto nacional em homenagem às vítimas mortais do conflito com o Azerbaijão, que terminou com o cessar-fogo.
Arménia

Arménia e Azerbaijão trocam acusações 

As autoridades da Arménia e do Azerbaijão trocaram acusações de quebra do acordo de paz que tinha posto fim a seis semanas de lutas em Nagorno-Karabakh.
Arménia

Arménios denunciam ataque do Azerbaijão

As autoridades separatistas arménias em Nagorno-Karabakh denunciaram um ataque das forças do Azerbaijão que provocou ferimentos em três dos seus combatentes, numa violação do cessar-fogo.
Amnistia Internacional

Amnistia pede investigação sobre crimes de guerra

Para a organização de direitos humanos, ambos os lados comportaram-se de maneira monstruosa, pedindo que todos os perpetradores sejam levados à justiça.
Arménia

Manifestantes exigem renúncia do primeiro-ministro

Milhares de manifestantes concentraram-se na principal praça da capital da Arménia para a exigir a renúncia de Nikol Pashinyan, culpabilizando-o pela derrota do país na guerra com o Azerbaijão.
Arménia

Conflito. Azerbaijão com 2.783 soldados mortos

O país divulgou ainda que cerca de 100 soldados estão ainda desaparecidos. Já a Arménia Arménia relatou a morte de mais de 2.300 soldados em meados de novembro.
Atualidade

Forças de paz russas já estão em Karabakh

Acordo assinado pela Arménia e pelo Azerbaijão terminou o conflito armado e atribuiu o território aos azerbaijanos. Famílias passam fronteira e recolhem restos mortais de soldados perdidos em combate.
Cristianismo

Lamentações por Nagorno-Karabakh

É na Arménia que se encontra, segundo uma antiquíssima tradição, o local do começo da “segunda vaga” da humanidade. Sem a Arménia, a Europa poderia ter membros, até um torso, mas não mais do que isso.
Atualidade

Arménios invadem parlamento, Azerbaijão festeja

Manifestantes invadiram o parlamento arménio após a comunicação da assinatura do acordo de paz com o Azerbaijão. Do outro lado, multidões saíram à rua para cantar vitória e agradecer aos turcos.
Arménia

Fotos. Manifestantes invadem Parlamento arménio

Centenas de manifestantes invadiram o Parlamento da Arménia, depois de o primeiro-ministro ter anunciado cessar-fogo no conflito de Nagorno-Karabakh. Vários arménios não concordaram com o desfecho.
Arménia

Rússia envia soldados de manutenção de paz

Na segunda-feira foi assinado um acordo entre o Azerbaijão e a Arménia para um cessar de fogo total. Moscovo anunciou, assim, a partida dos primeiros seis aviões de manutenção de paz.
Guerra

ONU evoca possibilidade de "crimes de guerra"

Um dos locais atacados foi o mercado de Stepanakert, capital do Nagorno-Karabakh, o território em disputa e internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, controlado por arménios.
Arménia

UEFA abre inquérito a clube do Azerbeijão

A Federação Arménia já pediu que o clube do Azerbaijão Qarabag fosse excluído das competições europeias por ter apelado a "matar todos os arménios, jovens e velhos, sem distinção".
Papa Francisco

Nagorno-Karabakh. Papa pede negociações sinceras

Papa Francisco reiterou necessidade de os arménios e os azeris negociarem de forma sincera para conseguirem chegar a uma paz duradoura no enclave separatista de Nagorno-Karabakh.
Rússia

Nagorno-Karabakh. Rússia pronta a apoiar Erevan

Moscovo admite dar a "assistência necessária" à Arménia, em conflito com o Azerbaijão na região separatista de Nagorno-Karabakh, caso os combates atinjam o solo arménio.
Arménia

Azerbaijão pede medidas contra Arménia

O Azerbaijão apelou ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para aplicar "medidas provisórias" contra a Arménia, de maneira a que forças arménias cessem com os bombardeamentos em zonas civis.
Conflitos

Cessar-fogo em Nagorno-Karabakh novamente em risco

A Arménia e o Azerbaijão trocaram acusações de violação do cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh, minutos após a sua entrada em vigor. Forças azeris acusam a Arménia de ataques às suas posições.
Arménia

Arménia e Azerbaijão acordam novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão acordaram novo "cessar-fogo humanitário" a partir de 2.ª feira, na região de Nagorno-Karabakh. Anúncio foi feito pelos Estados Unidos em conjunto com os beligerantes.
Conflitos

Nagorno-Kharabakh. 5 mil mortos, diz Putin

"Atualmente, o conflito está na pior das suas variantes", lamentou Vladimir Putin, na qualidade de líder da principal potência regional que mantém boas relações com as duas fações.
Conflitos

Arménia e Azerbaijão acusam-se de violar "trégua"

Esta tentativa de organizar um cessar-fogo, o segundo desde a retoma das hostilidades acontece numa altura em que o conflito entra na sua quarta semana. A primeira trégua nunca foi respeitada.
Arménia

Gulbenkian doa 85 mil euros para apoiar arménios

A doação, anunciada esta sexta-feira em comunicado, será realizada através do Hayastan All Armenian Fund, a organização pan-Arménia para o desenvolvimento.
Conflitos

Combates prosseguem em Nagorno-Karabakh

As forças separatistas da Arménia de Nagorno-Karabakh e o exército do Azerbaijão continuam os combates em várias frente, apesar do cessar-fogo acordado em Moscovo no sábado.
Conflitos

Nagorno-Karabakh. Quebrado acordo de cessar-fogo 

As forças separatistas arménias de Nagorno Karabakh e do exército do Azerbaijão entraram em confrontos pela manhã, violando mais uma vez o acordo de cessar-fogo humanitário.
Guerra

Kim Kardashian, a arma (pouco) secreta da Arménia 

Depois de chamar a atenção de milhões através das redes sociais, a socialite, de ascendência arménia, anunciou que vai doar um milhão de dólares para ajudar ao esforço de guerra em Nagorno-Karabakh.
Conflitos

Azerbaijão e Arménia acordam cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão declararam este sábado cessar-fogo, após violentos conflitos na zona de Nagorno-Karabakh. Os paises entrarão agora numa fase de diálogo.
Guerra

Arménia e Azerbeijão discutem conflito em Moscovo

Os ministros da Arménia e do Azerbaijão foram convidados a deslocar-se a Moscovo pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de procurar uma solução para o conflito no enclave.
Conflitos

Capital de Nagorno-Karabakh bombardeada

Durante toda a madrugada os sinais de alerta estiveram ativos em Stepanakert enquanto os projéteis atingiam os alvos, tal como na noite anterior. O balanço de baixas ainda não foi determinado.
Arménia

Nagorno-Karabakh. 50 mil civis são deslocados

Uma grande parte da população do Nagorno-Karabakh, entre 70 a 75 mil pessoas, foram deslocadas dos locais onde residem por causa dos combates entre a Arménia e o Azerbaijão.
Fotogaleria

Fotos. A destruição da capital de Nagorno-Karabakh

A capital da região de Nagorno-Karabakh tem sido alvo de uma série de ataques militares. O enclave pertencente ao Azerbaijão quer declarar independência e a Arménia apoia as forças independentistas.
Conflitos

Bombardeamentos na capital de Nagorno-Karabakh

A intervalos regulares, quase todas as horas, soaram sirenes de aviso na cidade, mergulhada numa escuridão quase total, seguindo-se uma sucessão de explosões.
Futebol

UEFA muda jogos na Arménia e no Azerbaijão

Os próximos jogos da Liga das Nações, que teriam lugar na capital arménia e azeri, não serão jogados nos países do Cáucaso. Na origem, estão "razões de segurança", depois do conflito entre os países.
Arménia

Nagorno-Karabakh. EUA e Rússia querem cessar-fogo

França, Rússia e Estados Unidos condenaram os ataques dos últimos dias em Nagorno-Karabakh que visaram civis, considerando-os "uma ameaça inaceitável à estabilidade da região".
Rússia

Nagorno-Karabakh: Rússia preocupada

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, assumiu publicamente ter apelado a "um cessar-fogo o mais rapidamente possível" naquela região.
Explicador

O que se passa no conflito mais antigo da Europa? /premium

Explicador. O conflito entre a Arménia e o Azerbaijão é o mais antigo de toda a Europa. Com o ataque do último domingo o cessar-fogo foi posto em causa. Corremos o risco de uma guerra mais alargada?
Arménia

Azerbeijão promete combate até "retirada total"

O Presidente do Azerbeijão pretende prosseguir as operações militares até à retirada das forças arménias do Nagorno-Karabakh, a região separatista apoiada por Erevan.
Resposta Pronta

"Este conflito irá até onde o deixarmos ir"

Licínia Simão, investigadora do CES e especialista em espaço pós-soviético, analisa o conflito de Nagorno-Karabakh e defende mais ação da comunidade internacional: "Tem sido negligenciado".
Arménia

Arménia acusa Turquia de abater avião militar

"Um avião SU-25 arménio foi abatido por um F-16 turco vindo do território do Azerbaijão", afirmou a porta-voz do Ministério da Defesa da Arménia. Turquia nega acusações.
Mundo

Anunciada primeira morte em território arménio

O governo da Arménia anunciou a morte de um civil na cidade de Vardenis, atacada pelas forças azeri. Trata-se da primeira morte em solo arménio confirmada oficialmente. Troca de acusações continua.
Arménia

Nagorno-Karabakh. ONU marca reunião de emergência

O regresso do conflito armado a esta região separatista arménia do Nagorno-Karabakh ocorre em plena Assembleia Geral da ONU e está a suscitar receios sobre uma guerra entre a Arménia e o Azerbaijão.
Arménia

Nagorno-Karabakh: já morreram 30 militares

Neste domingo reacendeu-se o conflito armado entre forças ligadas à Arménia e o Azerbaijão. Os dois lados disputam o controlo da zona estratégica de Nagorno-Karabakh
Arménia

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra"

134
Arménios acusam Azerbaijão de ter atacado o enclave arménio de Nagorno-Karabakh, mas os azeris garantem que Arménia lançou ataques contra as suas tropas. Conflito fez este domingo 23 mortes.
Arménia

Arménia. 103 manifestantes foram detidos 

103 manifestantes foram detidos. Além da manifestação em frente ao Parlamento, os apoiantes de Gaguik Tsaroukian, um rico empresário e líder do principal partido da oposição também bloquearam ruas.
Arménia

Arménia. Primeiro-ministro reforça poder

O bloco eleitoral do primeiro-ministro arménio, Nikol Pachinian, alcançou vitória esmagadora nas eleições legislativas antecipadas de domingo, que o próprio convocou para reforçar poder no parlamento.
Arménia

Líder da oposição ameça com "tsunami político"

O líder da oposição da Arménia, Nikol Pachinian, ameaçou hoje com um "tsunami político" se o partido no poder impedir a sua eleição como primeiro-ministro.
Arménia

Arménios não querem “putinismo” no seu país /premium

A crise política na Arménia está longe do fim, mas já se pode tirar uma conclusão: os cidadãos desse país da Transcaucásia disseram não à rotatividade política copiada da Rússia pelos seus dirigentes.
Arménia

Arménia já escolheu primeiro-ministro interino

Um comunicado emitido esta segunda-feira pelo governo arménio indica ter sido solicitado o regresso do antigo primeiro-ministro Karen Karapetian para assumir as funções de forma interina.
Arménia

Primeiro-ministro da Arménia demite-se

Serge Sarkissian, primeiro-ministro da Arménia, demitiu-se esta segunda-feira. A decisão de Sarkissian ocorreu pouco após a libertação do líder da contestação antigovernamental na Arménia.
Arménia

Líder da oposição arménia detido pela polícia

O líder da oposição arménia Nikol Pachinian foi detido pela polícia, pouco depois de ter participado num debate com o primeiro-ministro Serge Sarkissian transmitido pela televisão.
Vaticano

Padre português ordenado arcebispo hoje pelo Papa

118
José Avelino Bettencourt foi escolhido pelo papa Francisco para ser o embaixador do Vaticano na Arménia e na Geórgia. Esta segunda-feira será ordenado arcebispo na Basílica de São Pedro, pelo Papa.
Vaticano

Português será embaixador do Vaticano na Arménia

Nomeado arcebispo e núncio apostólico pelo papa Francisco, José Avelino Bettencourt diz ao Observador que foi designado para embaixador do Vaticano na Arménia, "a nação cristã mais antiga".
Arménia

26 detidos em confrontos na Arménia

Dezenas de pessoas foram hospitalizadas e 26 foram detidas, na Arménia, depois de confrontos entre a polícia e manifestantes que apoiavam o líder da oposição que também está preso.
Arménia

Grupo armado ligado à oposição toma esquadra

Um grupo de homens armados entrou numa esquadra da polícia em Erevan, capital da Arménia, e fez reféns sob a ameaça de violência, adianta um comunicado do Serviço de Segurança Nacional.
Turquia

Genocídio na Arménia e falsificação da história

1100
Os regimes totalitários achavam que podiam reescrever a história e o turco pretende apagar 1,5 milhões de arménios mortos em 1915. Consentir na falsificação seria ofender de novo a memória das vítimas
Arménia

Papa reza pelas vítimas de genocídio na Arménia

Apesar de a Turquia se recusar a aceitar o termo genocídio, o Papa rezou este sábado junto do memorial às vítimas do Império Otomano na Arménia.
Papa Francisco

Papa inicia visita à Arménia

O Papa Francisco vai reunir-se com uma estrutura eclesiástica de Roma na Arménia. O Papa usou publicamente a palavra "genocídio" para descrever os massacres de 1915-17, na Arménia.
Rússia

Arménia: Protestos normais ou “revolução florida”?

137
A continuação do confronto com o Ocidente pode dificultar ainda mais a capacidade russa de manter na sua zona de influência alguns dos países vizinhos. Como a Arménia.
Arménia

Bruxelas quer que Turquia reconheça genocídio

122
Partidos representados no Parlamento Europeu pediram, esta quarta-feira, que a Turquia reconheça as 1,5 milhões de mortes na Arménia como genocídio. A 24 de abril, assinala-se o centésimo aniversário.
Arménia

O genocídio que está a separar o Papa da Turquia

153
O Papa falou do genocídio da Arménia, a Turquia não gostou e criticou as declarações. A 24 de abril cumprem-se os 100 anos do massacre e até Kim Kardashian está a chamar a atenção da data.
Papa Francisco

Declarações do Papa Francisco são "infundadas"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco considerou as declarações do Papa Francisco "infundadas". O representante do Vaticano na Turquia já foi chamado a Ancara.
Genocídio

Papa: Massacre na Arménia foi "genocídio"

633
Numa missa onde assinalava os 100 anos do assassinato de arménios durante a Grande Guerra, o Papa não se poupou na palavra "genocídio". A Turquia já pediu explicações.
Arménia

Leo tem Síndrome de Down. Só o pai o quis

9672
Na Arménia, quando as mães dão à luz um bebé deficiente podem optar por não levá-lo para casa. Foi o que fez a mãe de Leo. Quando o pai disse que o queria guardar, ela divorciou-se.
Guerra

Nagorno-Karabak de regresso à guerra

Longe das notícias, um velho conflito reacende-se no Nagorno-Karabakh, na fronteira entre o Azerbaijão e a Arménia. A última semana foi mortífera e analistas alertam para perigo de guerra iminente.
Seleção Nacional

Teve de ser o "gajo" de sempre a marcar

Fernando Santos queria "dois ou três gajos" sempre na área, à espera da bola. Aos 73' lá estava o mesmo de sempre a dar o golo (1-0) da segunda vitória da seleção na corrida para o Europeu.
A página está a demorar muito tempo.