Angela Merkel e Alexander Lukashenko discutiram a ajuda humanitária a refugiados e a crise da fronteira da Bielorrússia com a União Europeia numa rara chamada telefónica esta segunda-feira.

O porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, confirmou a conversa telefónica, motivada pelo anúncio da aplicação de sanções, por parte da União Europeia, à Bielorrússia, segundo a agência Reuters, devido à tensão nas zonas fronteiriças do país com o bloco europeu.

“A chanceler e o sr. Lukashenko falaram sobre a situação difícil na fronteira entre a Bielorrússia e a União Europeia – especialmente acerca da necessidade de ajuda humanitária para refugiados e migrantes na zona”, disse o porta-voz, que garantiu que os dois líderes vão manter o contacto.

Desde que foi reeleito em agosto de 2020, sob forte contestação popular, Lukashenko não falava com um líder de um país europeu.

Chefe da diplomacia da UE acusa Lukashenko de “esquema deplorável” que “instrumentaliza” migrantes. Sanções anunciadas nos próximos dias

A Bielorrússia foi acusada, pela Polónia e outros países da União Europeia, de tentar provocar uma nova crise de refugiados na Europa, para se vingar das críticas ao Governo de Alexander Lukashenko e sanções europeias, provocadas pela aterragem forçada de um voo da Ryanair em maio, sob o pretexto de uma ameaça de bomba, para deter um jornalista que partilhava informação de protestos antigovernamentais no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR