Mário Nogueira

Rádio Observador

O melhor da entrevista a Mário Nogueira

É líder da Fenprof há 12 anos. Em entrevista ao "Sob Escuta", fala sobre o acordo com o governo, o ministro "que não o é" e considera a progressão na carreira sem dar aulas uma questão democrática.
Mário Nogueira

“No Parlamento estava capaz de os comer a todos” /premium

590
Em entrevista ao Observador, o líder da Fenprof lembra o dia em que a reivindicação da recuperação do tempo de serviço foi chumbada na Assembleia. Mas assegura: "30% já cá moram".
Fenprof

Mário Nogueira reeleito pela última vez

351
Congresso da Fenprof vai fazer avaliação da legislatura, definir a continuidade da luta sindical em agenda e também eleger Mário Nogueira para o último mandato como secretário-geral.
Professores

Demissão não foi unânime no núcleo duro do governo /premium

659
Nem todo o núcleo duro do governo aprova a estratégia que deixou o país à beira da crise política. As reuniões, os telefonemas e as cedências por causa dos professores. Belém desvaloriza, para já.
Fenprof

Diploma para professores é "justo e razoável"

112
António Costa recusou ter desrespeitado os professores, apontando que o decreto-lei aprovado na quinta-feira sobre o tempo de serviço que os docentes vão recuperar é o "possível, justo e razoável".
Mário Nogueira

Inimigo da educação /premium

238
O protagonismo de Mário Nogueira não deve só inquietar pelas greves. Mais grave é a recusa da modernização do sistema e a rejeição do impacto positivo das medidas políticas às quais a Fenprof se opôs.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

275
Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

141
O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
Fenprof

Professores ameaçam Governo com novas greves

261
Plenário nacional de professores marcado para esta sexta-feira, em Lisboa, traz de volta a retórica da contestação. Sindicatos exigem avanços nas negociações com o Ministério da Educação.
Professores

Professores ameaçam com "luta" em aviso ao Governo

Mário Nogueira afirmou que os professores não admitem "uma postura negocial que é ditatorial" por parte do Governo, ameaçando "avançar para a luta" se não se honrarem os compromissos.
Educação

Escolas públicas profissionais sem financiamento

A Fenprof alerta para o facto de as escolas públicas profissionais foram excluídas das candidaturas ao financiamento. Mário Nogueira garante que o Ministério da Educação ainda não explicou.
Educação

Professores "atentos" ao cumprimento do Governo

"Às vezes nas entrelinhas de algumas intervenções fica um pouco a dúvida sobre o grau de cumprimento desses compromissos", disse Mário Nogueira, que garantiu: "professores estarão atentos".
Ensino especial

Fenprof preocupada com educação especial

196
A Fenprof e as Associações de Pais reuniram e mostraram-se preocupadas com as alterações previstas para a educação especial. Mário Nogueira afirma que as mudanças retomam legislação de 1997.
Professores

Greves de professores podem ser levantadas

Os sindicatos podem levantar a greve parcial à componente não letiva na terça-feira. A greve às primeiras horas da componente letiva de cada professor já tinha sido desconvocada.
Professores

Nogueira: "O Governo já está a perceber a greve"

641
Secretário-geral da Fenprof diz que não é preciso "cedência", mas sim "respeito" pelos trabalho dos professores. Adesão à greve ronda os 90% e são esperados entre 5 e 7 mil professores no Parlamento.
Fenprof

Mário Nogueira: "Greve vai ser determinante"

256
O secretário-geral da Fenprof acredita que a greve vai obrigar o Governo a ceder aos professores. Lamenta que se tenha chegado até aqui e acusa o Governo de ter ensaiado "manobras" de diversão.
Fenprof

Fenprof quer levar contratos ao parlamento

A Fenprof lançou uma petição que visa levar ao parlamento os contratos coletivos de trabalho dos professores. Mário Nogueira vai reunir com a secretária de Estado da Educação a 3 de novembro.
Ministério da Educação

As exigências da Fenprof para desconvocar a greve

120
Em janeiro de 2018, a progressão na carreira dos professores tem de estar desbloqueada. Antes, deve ser revista a contagem do tempo de trabalho. E é preciso negociar as aposentações.
Fenprof

Fenprof. Exame "pode perfeitamente" ser noutro dia

261
Mário Nogueira defendeu esta quarta-feira que o governo "pode perfeitamente" reagendar os exames nacionais marcado para dia 21 de junho, dia da greve dos professores. Fenprof não remarcará a greve.
Entrevista

"O meu pai ensinou-me a nunca baixar a cabeça"

730
Fez natação, foi escuteiro e explorou grutas em Tomar. Numa entrevista de vida, o dirigente da Fenprof, Mário Nogueira, conta como chegou à luta sindical e como ainda pensa voltar a dar aulas.
Fenprof

Fenprof admite processar JSD por causa de cartaz

1.142
Mário Nogueira, que ainda não viu o cartaz em questão, não se surpreendeu com o seu conteúdo, e considera-o um "insulto pessoal" vindo dos "garotos" da JSD.
Educação

Mário Nogueira nega pressões sobre o ministro

228
O líder da Fenprof negou que tenha falado com o ministro da Educação sobre os contratos de associação mas defendeu que os dinheiros públicos devem ser usados com "rigor".
Ministro da Educação

Inimigo da Escola Pública

1.164
O ministro da Educação está a quebrar consensos que sucessivos ministros estabeleceram, nos últimos 15 anos, em termos de rejeição da agenda sindical como motor de desenvolvimento da educação.
Educação

Neste país é mesmo difícil encontrar um liberal

1.981
Em Portugal a direita não é liberal? De acordo. Mas a esquerda também não. Um bom exemplo disso é a forma como o nosso sistema de Educação despreza as preferências das famílias e protege os sindicatos
Fenprof

Fenprof. Estado gastou 15 milhões com o privado

A Fenprof defendeu, no Parlamento, que os contratos de associação vão custar este ano ao Estado 15 milhões de euros a mais do que gastaria se tivesse feito uma opção pela escola pública.
Fenprof

Fenprof defende indemnização a professores

498
Mário Nogueira, da Fenprof, defendeu que o atual Governo devia indemnizar os professores pelos prejuízos causados pela prova de avaliação, agendada para 18 de dezembro mas que acaba de ser revogada.
Fenprof

Avaliação e Nuno Crato "caem juntos"

Mário Nogueira, o secretário-geral da Fenprof, alertou esta sexta-feira para o "forte simbolismo" do facto da prova de avaliação dos professores e o ministro Nuno Crato "caírem juntos".
Crítica de Livros

Mário Nogueira, a escola pública e a conspiração

106
É impossível deixar de assinalar que o radicalismo expresso nas páginas de "O Futuro da Escola Pública" é da autoria do maior representante dos professores em Portugal
Educação

Fenprof regressa aos protestos

Primeira iniciativa vai realizar-se a 22 de janeiro, em defesa dos docentes contratados das escolas especializadas públicas de ensino artístico.
Professores

Fenprof pergunta aos professores que lutas querem

"Acredito que as lutas são mais fortes e mais eficazes quando resultam da definição de objetivos por quem as faz", explicou Mário Nogueira, depois da distribuição do inquérito.
Escolas

Primeiro estranha-se. Depois entranha-se

275
Vivemos numa sociedade em que só o que é judicialmente investigado tem relevância moral, em que se exige condenações a torto e a direito para compensar o vazio deixado pelo relativismo dos valores
Avaliação de professores

Crato acusa Nogueira de "falsidades"

Oposição acusa ministro da Educação de "agir de má fé" e "humilhar os professores". Nuno Crato insiste na "qualidade do ensino" como a razão para a realização das provas.
País

Fenprof apresenta queixa e ameaça chamar a polícia

Mário Nogueira acusa o Ministério da Educação de pedir colaboração dos professores para "meterem na rua os seus colegas". Secretário-geral da Fenprof fala em teste indigno e injusto.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)