761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mário Nogueira

Ministério da Educação

Mais de 8500 professores subiram escalão em 2023

Mais de 8500 professores subiram para o 5.º e 7.º escalões, através do acelerador das carreiras que permite progredir com dispensa de vaga. Tutela nota que 2023 foi o ano com mais progressões.
Resposta Pronta

FENPROF: "Cheira a eleições"

Quase a terminar o ciclo como ministro da Educação, João Costa admite (à Renascença) haver margem para a recuperação total do tempo do serviço dos professores. Mário Nogueira garante: "fica registado"
Noticiário

20h. Educação. Negociações não chegam para acordo

Proposta entregue pelo Governo sobre formação inicial de docentes tem melhorias, mas para Mário Nogueira é insuficiente. Neste jornal, o primeiro dia de debate do Orçamento do Estado.
E o vencedor é...

O ministro Mário Nogueira e a estratégia kamikaze

Luta começa a virar-se contra docentes enquanto assistimos à degradação da Escola Pública em velocidade vertiginosa. Um país que prepara Presidenciais com esta antecedência não tem problemas, certo?
Professores

Bolonha, sindicatos e falta de professores

Ao longo destas décadas foi mais fácil ceder a Mário Nogueira e aos professores que já se encontram nos escalões mais avançados, do que atender aos interesses de várias gerações qualificadas.
O Bom, o Mau e o Vilão

Marcelo e Costa: poupem-nos a psicodramas

O Tribunal Constitucional (que tomou uma decisão importante), Mário Nogueira (que anunciou mais greves) e Marcelo e Costa (que exibem uma relação disfuncional) são o Bom, o Mau e o Vilão.
O Bom, o Mau e o Vilão

Estava escrito: Mário Nogueira ia logo saltar fora

O Colégio de Cirurgia da OM (que pede mais formação), os sindicatos dos professores (que perderam o controlo) e Mário Nogueira (que faz de conta) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Resposta Pronta

"O abuso do Ministério não vai continuar"

Mário Nogueira acusa o Governo de uma "tentativa deliberada" de dificultar o direito à greve dos professores. O sindicalista deixa um aviso: apesar da pressão, "os protestos vão continuar".
Resposta Pronta

Educação. "Resolver assimetrias, criando outras"

Secretário-geral da FENPROF defende que a solução é a reposição total do tempo de serviço. Para Mário Nogueira, 5 de abril é insuficiente para esclarecer os contornos das medidas anunciadas.
O Bom, o Mau e o Vilão

Quando corre mal, Manuel Pizarro põe-se de fora

O superior dos jesuítas (que tem ideias contra os abusos), Mário Nogueira (que quer pôr os pais a protestar) e o ministro da Saúde (que culpa os outros) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Reportagem Observador

Bombos e caretos na "maior manifestação de sempre"

Do Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço, professores pediam "respeito" e gritavam "não paramos!". Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira garantiu - não vão mesmo parar, e já marcou novas lutas.
Noticiário

16h. Professores: não cabe ao PR fazer de mediador

Mário Nogueira defende que não cabe ao Presidente da República fazer de mediador. Ainda neste jornal, o presidente da Câmara de Loures pede menos discussão e mais mãos à obra em relação à JMJ.
Noticiário

14h. Mário Nogueira diz que greves vão continuar

O líder da FENPROF não sai convencido das negociações com o ministro João Costa. As greves vão continuar. Ainda, Montenegro comenta Operação Vórtex.
Noticiário

15h. Fenprof não aceita as propostas do ME

Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, anuncia que as greves são para continuar. Presidente executiva da TAP diz que a autorização para o acordo com Alexandra Reis foi dada por Hugo Mendes.
Noticiário

4h. FENPROF garante sindicatos focadas na luta

Mário do Nogueira diz que só há diferenças com o Ministério da Educação. Ainda neste jornal, hoje são ouvidos em tribunal os detidos na Operação Vórtex.
O Bom, o Mau e o Vilão

Afinal, Pedro Nuno Santos é que tinha razão?

A independência dos Bancos Centrais (que Marcelo critica), as queixas dos professores (que depois apoiam Mário Nogueira) e António Costa (que avança e recua no aeroporto) são o Bom, o Mau e o Vilão.
E o vencedor é...

E que tal um CEO também para a Educação?

Com António Costa, Raquel Abecasis e Anselmo Crespo. O problema é se o CEO for Mário Nogueira. Medo da mudança tem colocado o setor na pré-história. Marcelo quer explicações do Governo
Resposta Pronta

Fenprof. "Governo anda a ver como tapa buracos"

Governo esclarece regime para professores com pós-Bolonha. Líder da Fenprof diz não ter sido consultado e defende: "Deviam estar mais preocupados em ultrapassar problema da falta de professores".
E o vencedor é...

Marcelo e o país das maravilhas

O Presidente da República teve mais uma intervenção infeliz. Afinal, Portugal irá beneficiar com a guerra. Um país a viver de fundos e desgraças externas. E ainda a "loja maçónica" de Carlos Moedas.
E o vencedor é...

BE devia partir pratos como Mário Nogueira

Partido dos "banhos de ética" nega renovação depois do sinal dado nas últimas eleições. No 1.º de maio, Costa fala em salários. Há quem veja o copo meio cheio, o do PM está sempre a transbordar.
Fenprof

Fenprof intenta ação contra Governo

Em causa está a falha na abertura de concursos de vinculação dos professores do ensino artístico especializado e um processo de negociação com os sindicatos para um regime específico de concurso.
Resposta Pronta

Ensino artístico. "Professores fora dos quadros"

A Fenprof entrega hoje, no Ministério da Educação, uma proposta sobre a vinculação de docentes das escolas de ensino artístico especializado. O secretário-geral Mário Nogueira explica as razões. 
Fact Check

Mário Nogueira defende sindicalização obrigatória?

O secretário-geral da Fenprof é acusado de dizer que o sindicalismo deve ser uma obrigação e que deve haver uma legislação para que tal aconteça. Esta é mesmo a posição de Mário Nogueira?
Fenprof

Mário Nogueira tenta invadir Conselho de Ministros

"Exigem respeito os professores, exigem respeito os professores", gritavam cerca de 20 elementos da Fenprof que se encontravam concentrados junto à entrada do Cineteatro de Bragança.
Sob Escuta

O melhor da entrevista a Mário Nogueira

É líder da Fenprof há 12 anos. Em entrevista ao "Sob Escuta", fala sobre o acordo com o governo, o ministro "que não o é" e considera a progressão na carreira sem dar aulas uma questão democrática.
Mário Nogueira

“No Parlamento estava capaz de os comer a todos”

Em entrevista ao Observador, o líder da Fenprof lembra o dia em que a reivindicação da recuperação do tempo de serviço foi chumbada na Assembleia. Mas assegura: "30% já cá moram".
Fenprof

Mário Nogueira reeleito pela última vez

Congresso da Fenprof vai fazer avaliação da legislatura, definir a continuidade da luta sindical em agenda e também eleger Mário Nogueira para o último mandato como secretário-geral.
Professores

Demissão não foi unânime no núcleo duro do governo

Nem todo o núcleo duro do governo aprova a estratégia que deixou o país à beira da crise política. As reuniões, os telefonemas e as cedências por causa dos professores. Belém desvaloriza, para já.
Fenprof

Diploma para professores é "justo e razoável"

António Costa recusou ter desrespeitado os professores, apontando que o decreto-lei aprovado na quinta-feira sobre o tempo de serviço que os docentes vão recuperar é o "possível, justo e razoável".
Mário Nogueira

Inimigo da educação

O protagonismo de Mário Nogueira não deve só inquietar pelas greves. Mais grave é a recusa da modernização do sistema e a rejeição do impacto positivo das medidas políticas às quais a Fenprof se opôs.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
Fenprof

Professores ameaçam Governo com novas greves

Plenário nacional de professores marcado para esta sexta-feira, em Lisboa, traz de volta a retórica da contestação. Sindicatos exigem avanços nas negociações com o Ministério da Educação.
Professores

Professores ameaçam com "luta" em aviso ao Governo

Mário Nogueira afirmou que os professores não admitem "uma postura negocial que é ditatorial" por parte do Governo, ameaçando "avançar para a luta" se não se honrarem os compromissos.
Educação

Escolas públicas profissionais sem financiamento

A Fenprof alerta para o facto de as escolas públicas profissionais foram excluídas das candidaturas ao financiamento. Mário Nogueira garante que o Ministério da Educação ainda não explicou.
Educação

Professores "atentos" ao cumprimento do Governo

"Às vezes nas entrelinhas de algumas intervenções fica um pouco a dúvida sobre o grau de cumprimento desses compromissos", disse Mário Nogueira, que garantiu: "professores estarão atentos".
Ensino especial

Fenprof preocupada com educação especial

A Fenprof e as Associações de Pais reuniram e mostraram-se preocupadas com as alterações previstas para a educação especial. Mário Nogueira afirma que as mudanças retomam legislação de 1997.
Professores

Greves de professores podem ser levantadas

Os sindicatos podem levantar a greve parcial à componente não letiva na terça-feira. A greve às primeiras horas da componente letiva de cada professor já tinha sido desconvocada.
Professores

Nogueira: "O Governo já está a perceber a greve"

Secretário-geral da Fenprof diz que não é preciso "cedência", mas sim "respeito" pelos trabalho dos professores. Adesão à greve ronda os 90% e são esperados entre 5 e 7 mil professores no Parlamento.
Fenprof

Mário Nogueira: "Greve vai ser determinante"

O secretário-geral da Fenprof acredita que a greve vai obrigar o Governo a ceder aos professores. Lamenta que se tenha chegado até aqui e acusa o Governo de ter ensaiado "manobras" de diversão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.