O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu esta sexta-feira ajuda ao Brasil, durante uma reunião com a Presidente Dilma Rousseff, que acaba de ser reempossada para um mandato de mais quatro anos à frente do Governo brasileiro.

Em declarações após o encontro realizado esta manhã, em Brasília, Maduro afirmou que Brasil e Venezuela irão “dinamizar a relação ao nível máximo”, avançando que as reuniões trimestrais inauguradas pelos antigos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez serão retomadas.

A intenção, segundo declarações de Maduro, divulgadas pelo diário brasileiro “Estado de São Paulo”, é realizar um “processo conjunto de industrialização”, com ênfase na área de tecnologia.

“Temos uma base muito bem construída de confiança política. Foi uma reunião muito auspiciosa”, afirmou o líder venezuelano após o encontro com a Presidente brasileira.

A economia venezuelana tem sofrido fortemente com a queda nos preços internacionais do petróleo e o Presidente Maduro confirmou que está a preparar uma série de medidas para tentar impulsionar o investimento e o setor produtivo no país.

Dilma Rousseff, que tomou posse na quinta-feira, aproveita a presença de autoridades estrangeiras para realizar encontros bilaterais. Na agenda de hoje figura ainda encontro com o vice-Presidente chinês, Li Yuanchao, e com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR