O software ELSIE permite que os médicos tomem decisões clínicas com base na informação genética dos doentes, em tempo real.  E é o produto estrela da Coimbra Genomics, a startup portuguesa lançada em 2013 que foi considerada a segunda maior promessa da Europa, entre as pequenas e médias empresas europeias, que desenvolvem soluções eletrónicas para os cuidados de saúde.

Em Riga, capital da Letónia, decorreu a fase final do concurso “EU SME eHealth Competition”, ao qual concorreram 114 empresas europeias. A Coimbra Genomics, fundada em 2013 pela também conimbricense Critical Software, Parque Biocant e um grupo de empreendedores e cientistas, foi a vice-campeã da competição e a única portuguesa entre as 13 finalistas.

“Apesar de estar convencido que poderíamos ter ganho, esta distinção honra-nos, pois o nível dos adversários foi elevadíssimo e a abrangência do setor é enorme”, disse Nuno Arantes-Oliveira, um dos fundadores da empresa.

A Coimbra Genomics tem uma equipa de especialistas em genética e bioinformática baseada no Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia, e recentemente estabeleceu parcerias com instituições de cuidados de saúde e empresas em vários países europeus.

Antes, já tinha estabelecido com entidades como o IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, a multinacional Beijing Genomics Institute e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Recebeu investimento dos fundos de capital de risco Portugal Ventures e Critical Ventures.

A vencedora da competição foi a alemã SOMA Analytics, que desenvolve aplicações móveis para aumentar a resiliência emocional dos utilizadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR