“Heroes” de Måns Zelmerlöw foi a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção deste ano. O artista está a ser acusado de plágio, pelas semelhanças com “Lovers on the Sun” do David Guetta. Como se não bastasse, também a projeção da performance de “Heroes” está a ser alvo de críticas pela sua parecença com um vídeo de Dandypunk, popular artista multimédia.

https://www.youtube.com/watch?v=3kV-H_KEE1k

A canção é de Måns Zelmerlöw, representante sueco que venceu o Festival da Eurovisão. “Heroes” venceu com 365 pontos, mais 62 que a russa Polina Gagarina e mais 73 pontos que o trio italiano “Il Volo”. Apesar do seu triunfo, as crescentes acusações de plágio têm sido motivo de discussão. Alguns utilizadores do Twitter notaram e, desde então, até os rivais de Zelmerlöw se manifestaram. Michele Perniola, representante de São Marinho, também reclamou.

“Parabéns ao David Guetta por vencer o Festival da Eurovisão”, lê-se no tweet de Perniola.

https://twitter.com/MichelePerniola/status/602244994490114050

Entre os tweets sobre a final do Festival Eurovisão da Canção encontram-se ironias, apontando David Guetta como grande vencedor. “É impressão minha ou a canção vencedora é como a ‘Lovers on the Sun’ do David Guetta?”, diz o tweet seguinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/JakaNecemer/status/602248098761572352

“A canção sueca na Eurovisão é básicamente a “Lovers on the Sun” mas com letra diferente”, lê-se noutro tweet.

Também a performance cenográfica, uma projeção de imagens tridimensionais utilizada com a canção “Heroes”, está a ser acusada de plágio. Aquilo que era um dos principais atrativos da candidatura da Suécia é muito semelhante ao vídeo “The Alchemy of Light” de Dandypunk.

https://youtu.be/5MXwJpKToEY

O diretor da projeção de Zelmerlöw já reconheceu que se inspirou nesse vídeo, e decidiu mudar a estética da projeção a tempo da final da Eurovisão em Viena, que aconteceu no passado dia 23 de maio. “Sim, eu fui inspirado na personagem e mesmo que eu negue qualquer tipo de plágio, não temos tempo para tratar disto. Afinal de contas, a personagem do vídeo não é assim tão crucial para mim, por isso é fácil muda-la”, disse Fredrik “Benke” Rydman, diretor da projeção da “Heroes”.