A publicação norte-americana Forbes elegeu cinco cidades na Europa que estão a agitar as correntes das novas ideias de negócio. Alison Coleman, especialista em empreendedorismo, quis mostrar que quando o assunto são startups não é só de Londres e de Berlim que se fala. Também é de Lisboa, de Eindhoven (Holanda), de Budapeste (Hungria), Lituânia e de Tallinn (Estónia).

Sobre Lisboa, Alison Coleman diz que a ascensão da capital ao protagonismo do ecossistema de empreendedorismo se deve, em parte, à facilidade com que as pessoas falam inglês. Mas a grande fatia de responsabilidade vai para a atividade das empresas de capital de risco, como a Faber Ventures, a Shilling Capital Partners ou o apoio do programa estatal Portugal Ventures.

“Tendo sofrido a ignomínia de ser um membro do PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha), o grupo de países mais afetado pela crise da Zona Euro, muitas pessoas podem ficar surpreendidas por saber que o ecossistema baseado em em Lisboa está num ‘boom'”, escreve Alison Coleman.

Entre os destaques ao ecossistema lisboeta, elogios a sucessos como os das startups Uniplaces, Chic by Choice e Hole19 Golf.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de Lisboa, a Forbes dá destaque a Eindhoven, na Holanda, por ser uma das cidades mais ativas no que diz respeito ao pedido de patentes. Devido ao sucesso de algumas startups, a cidade holandesa tornou-se no epicentro do design de hardware e da inovação para alta tecnologia. Há três anos, a Holanda foi considerada pelo Entrepreneurship Monitor o país mais empreendedor da União Europa.

O terceiro destaque vai para Budapeste, na Hungria, a cidade que está a tornar-se uma rampa de lançamento para as startups, investidores e incubadoras da região da Europa central e oriental. A Hungria é reconhecida pelas competências de engenharia, sobretudo nas áreas das telecomunicações, e muito do sucesso da cidade deve-se a Peter B. Záboji e à sua Fundação para o Empreendedorismo Europeu, que nos últimos sete anos tem estado a  desenvolver programas de aceleração e eventos para atrair investidores.

Já a Lituânia é uma dos países mais inovadores da Europa e a prova é a comunidade crescente de empreendedores, na qual houve um investimento de cerca de 90 milhões de euros, no ano passado.

Na cidade de Tallin, na Estónia, nasceu o Skype, e a reputação de ser uma das cidades mais inteligentes da Europa não para de crescer, de acordo com o Intelligent Community Forum.