A família real da Arábia Saudita causou polémica esta semana ao exigir que a praia de Mirandole, na Riviera francesa, fosse encerrada para seu uso exclusivo. A praia é habitualmente utilizada pelo público e a justificação para o seu encerramento prende-se com “razões de segurança” da família real. Mas a controvérsia não ficou por aqui e aumentou quando a realeza saudita decidiu construir ilegalmente um pavimento de cimento sobre a areia da praia, enfurecendo os residentes locais, conta o Le Point. Entretanto as construções já foram interrompidas pelas autoridades francesas esta quarta-feira.

Ainda não se sabe exatamente para que será utilizado o pavimento de cimento sobre a areia, mas segundo o jornal francês The Local, provavelmente estará ligado ao encerramento da praia ao público durante a estadia da família real na Côte d’Azur. A construção foi embargada pelas autoridades por ter sido considerada”prematura”, e ainda é incerto se será retomada.

Para além do encerramento, estão a ser discutidas esta quinta-feira – pelas autoridades francesas e sauditas – que outras medidas de segurança vão ser implementadas para salvaguardar a proteção dos monarcas.

Por outro lado, se o motivo que levou à construção do caminho de lajes de cimento é desconhecido, o desagrado dos residentes locais é evidente: “Na última sexta-feira, entre o meio-dia e as duas da tarde [a família real saudita] começou a construir um caminho de lajes de cimento perto do túnel [a única forma de aceder à praia] e a construir barreiras à sua volta”, afirmou um residente ao The Local. “Não conseguimos aproveitar este lugar idílico com todo este barulho e poeira”, comentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR