O Castelo de Sortelha, no concelho do Sabugal, hasteou uma bandeira nacional esfarrapada na Torre do Facho. O estado da bandeira provocou indignação de alguns turistas portugueses. Mas as entidades responsáveis alegam desconhecer a situação não garantindo se aquele simbolo nacional já foi substítuido.

BandeiraNacional_Sortelha

Bandeira nacional esfarrapada da Torre do Facho. (Fotografia tirada no dia 21 de agosto por José Manuel Bento)

“No passado dia 12 de agosto, visitei o castelo de Sortelha e fiquei extremamente chocado com o estado em que se encontrava a bandeira nacional colocada na Torre do Facho, o que no meu entender constitui um profundo desrespeito por este símbolo nacional”, descreve José Manuel Bento, um coronel reformado, num e-mail dirigido ao Presidente da Câmara do Sabugal e enviado ao Observador.

Após avistar a bandeira danificada, conta no e-mail enviado dia 22 de agosto, o coronel apresentou a situação ao Posto de Turismo de Sortelha onde foi reencaminhado para a Câmara Municipal do Sabugal. Já na Câmara, José Manuel Bento apresentou verbalmente a situação ao secretário do presidente, o qual, também desagradado, disse que o problema seria “de fácil resolução”. Nove dias depois, o coronel retornou à Torre do Facho onde verificou que a bandeira permanecia esfarrapada. “Não houve sequer a decência de retirar do mastro o que resta da bandeira”, queixa-se o coronel.

O Observador tentou ouviu o gabinete de Turismo de Sortelha que reencaminhou contacto para a Câmara Municipal do Sabugal, garantindo que, “se alguém sabe, poderá ser a Câmara.” Por sua vez, a Câmara Municipal do Sabugal alega que “não tinha conhecimentos dessa queixa”, acrescentando que “não tem informações se a bandeira hasteada na Torre do Facho ainda está efetivamente danificada”. Contudo, a Câmara considera a situação “estranha” visto que, por volta de dia 21 de agosto, dia em que a fotografia foi tirada, “já tinha sido implementado” um plano de colocação de novas bandeiras nacionais no concelho do Sabugal . A Câmara garantiu que, “provavelmente”, a Junta de Freguesia de Sortelha poderia ter mais detalhes sobre o caso, mas o Observador tentou entrar em contacto com a Junta, mas sem sucesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR