O site Mic.com inventariou uma lista com dicas de empreendedores de sucesso, que podem ajudar a ser mais produtivo para atingir sucesso profissional. Fique a conhecer as cinco que escolhemos: não garantem resultados por si só, mas que podem ajudar, lá isso podem.

1. Elon Musk: “Sempre que possível, tento comunicar de forma dessincronizada. Sou muito bom em emails”

Captura de ecrã 2015-11-27, às 23.36.53

Elon Musk é, aos 44 anos, um dos empreendedores com maior sucesso no mundo. Fundou a SpaceX (uma empresa de transporte espacial) e a Tesla Motors (uma marca que tem tomado a dianteira da revolução dos carros elétricos). A sua dica? Trabalhar em multitasking (isto é, fazer mais que uma tarefa em simultâneo) e comunicar por email. Aproveitando até, por vezes, o seu tempo de descanso, com a família, para resolver questões pendentes. A dedicação também ajuda…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Shubham Banerjee: “Ajuda as pessoas e desenvolve alguma coisa… que não seja apenas a próxima aplicação de um milhão de dólares

Captura de ecrã 2015-11-27, às 23.38.22

Shubham Banerjee tem… 14 anos. Sim, leu bem: 14 anos. Com esta idade, é um dos mais jovens empreendedores de sucesso em todo o mundo, e já inventou uma impressora em braille (que permite a leitura a pessoas cegas) de baixo custo. A Microsoft reparou nele e requisitou-o para ajudar na construção da próxima impressora em braille do sistema operativo da empresa. De acordo com a U.S. News and World Report, citada pela Mic, criar algo tecnológico que tenha sentido (e ajude os outros) ajuda-o a focar-se no que faz. E é esse o conselho que dá.

3. Nick D’Aloisio: “Cada vez que criava uma nova aplicação, pensava numa nova tarefa ou num novo desafio para fazer”

Captura de ecrã 2015-11-27, às 23.39.58

O programador de computadores e empreendedor digital britânico Nick D’Aloisio. Ficou milionário com a venda de uma aplicação chamada Summly, que melhorava a leitura de notícias e peças jornalísticas nos smartphones: em 2013 vendeu-a à Yahoo, alegadamente por mais de 28 milhões de euros. O conselho? Nunca ficar a descansar sobre os méritos já conquistados. Porque a um sucesso deve sempre seguir-se outro, e a dica não serve só para programadores ou especialistas em tecnologia. 

4. Jack Dorsey: “A maneira que descobri resultar, para mim, passa por tematizar os meus dias”

Captura de ecrã 2015-11-27, às 23.41.49

Jack Dorsey, de 39 anos, é um nome aparentemente desconhecido. Mas se lhe dissermos que é cofundador do Twitter (e que recentemente assumiu o cargo de CEO da empresa) talvez perceba que falamos de alguém bem-sucedido. Para ser produtivo, Jack Dorsey diz que organiza os seus dias semanais por temas. Para além de lhe permitir focar-se num só tema durante um dia, permitir-lhe-á trabalhar com várias áreas, e não chegar à quarta-feira farto de insistir no mesmo tema.

5. Clara Shih: “Não há falhanços: há dados” para analisar

Captura de ecrã 2015-11-27, às 23.43.48

A fundadora e CEO da Hearsay Social, uma empresa que providencia às empresas uma forma de estarem permanentemente ligadas aos seus clientes e de promoverem os seus produtos nas redes sociais, aconselha os jovens empreendedores a “assumirem mais riscos e a abraçarem todos os erros que cometem”, de acordo com a revista Fortune. Aprender com os erros pode ser muito importante para chegar ao sucesso: e desistir perante eles dificilmente lhe permitirá evoluir.