(Este artigo foi publicado pela primeira vez a 23 de dezembro de 2015)

Numa altura em que já se prepara o típico bacalhau ou peru que preenchem as mesas de Natal portuguesas, damos uma pequena volta ao mundo para ver o que se come na ceia de Natal noutros países.

O jornal espanhol ABC algumas luzes sobre os pratos típicos nesta altura do ano em países como Itália, Japão, Venezuela ou Argentina. E há um pouco de tudo:

França

A bûche de Nöel é uma sobremesa que não falta nas mesas dos franceses na consoada. Este bolo, que pode também ser chamado como ‘tronco de Natal’ é um bolo de chocolate feito de creme e decorado com frutas e com açúcar de confeiteiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

buche de noel

Venezuela

Na América do Sul, mais concretamente da Venezuela, a hallaca é um prato típico que se come todo o ano mas que ganha especial protagonismo no período natalício. É feito de massa de milho recheada com ensopado de carne e pode ser enrolado em folhas de bananeira. Quem já provou diz que vale mesmo a pena.

hallacas

Japão

Como explica o jornal espanhol, os japoneses comem uma sopa de noodles típica, Toshikoshi soba, para ter uma vida longa e próspera. É a escolha de eleição para a refeição do dia 31 de dezembro, ou o Omisoka, como é conhecido o último dia do ano no Japão.

sopa japonesa

Argentina

Voltamos à América do Sul para espreitar a ceia dos argentinos. O Vitel Toné, originário de Itália, tornou-se num prato típico do Natal na Argentina. Um bom bife é acompanhado com um molho feito de atum, ovo e leite e é servido frio.

vittel toné

Suécia

O Julbord não é um prato, mas um autêntico buffet, composto pelos mais variados pratos típicos do país, ao redor do qual as famílias suecas se juntam para celebrar o Natal.

Julbord suécia

Roménia

Estes rolos de repolho recheados com carne e arroz cozido ao vapor não faltam nas mesas dos romenos quando há festa. Muito menos quando se festeja o Natal. São os sarmales.

Sarmale

Alemanha

No país da cerveja, é o vinho o protagonista nas ceias de Natal. E vinho quente, pois nesta altura, em muitas cidades germânicas, as temperaturas atingem graus negativos. É o chamado Glühwein.

Glühwein