De Kim Jong-Un sabe-se muito, mas muito pouco. Entre o mito e a realidade, há “guilty pleasures” oficiais, como o facto de gostar de basquetebol, de jogos de vídeo e da Disney.

O El Espanol fez uma pequena lista com algumas “obsessões” de Kim Jong-Un:

Basquetebol (NBA)

O basquetebol é uma paixão do líder norte-coreano desde os tempos de estudante. O ex-jogador da NBA Dennis Rodman, ex-Chicago Bulls, um dos seus amigos e visitas constantes.

Numa das visitas de Rodman, a comunicação oficial do país anunciou algumas medidas pensadas pelo líder para tornar aquele desporto ainda mais atrativo: valorizar os triplos, passando este a valer 4 pontos, penalizar os lances livres falhados e permitir que os afundanços valessem nada mais nada menos do que 8 pontos.

A cultura ocidental

O seu pai, e anterior líder da Coreia do Norte, enviou-o para a Suíça para ter acesso à melhor educação possível. Estudou assim nos colégios Liebefeld-Steinholzli e na Universidade Internacional de Berna onde obteve grande parte dos conhecimentos que detém hoje, diz o jornal espanhol.

No entanto, durante todo este período utilizou uma identidade falsa. E foi a sua crescente admiração pela cultura americana que o terá obrigado a voltar a Pyongyang.

Videojogos

Um dos seus maiores passatempos terá sido formado exatamente durante o tempo em que estudou na Europa. Tal como qualquer outro estudante, os videojogos passaram a fazer parte da sua vida. Até hoje. Mas atualmente Kim Jong-Un não só joga como é o protagonista de alguns.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

videojogo Kim Jong-Un

Imagem de um videojogo de golfe onde Kim Jong-Un é protagonista

Disney

Ora se os videojogos são um vício normal para a maioria dos adolescentes e até para alguns adultos, já com a Disney já não é bem assim. E concretamente com o rato Mickey e a namorada Minnie. O El Espanol refere que este é uma daquelas especiais com as personagens da Disney a realizarem um espetáculo para deleite do temido líder.

Imagem

No início de 2014 o líder deixou de fazer aparições públicas. As especulações começaram a surgir porque nenhuma explicação era dada. No entanto, e segundo noticiou o Telegraph, Kim Jong-un terá magoado os dois tornozelos pelo uso excessivo de sapatos com uma plataforma para aumentar o seu 1.74 metros.

As “Spice Girls” da Coreia do Norte

A geração dos anos 90 tinha nos ouvidos as músicas das Spice Girls. O presidente norte-coreano tem um gosto semelhante: Moranbong, as Spice Girls norte-coreanas. O gosto é tal que Kim Jong-Un já se deslocou a vários concertos desta banda. Pelo menos dentro de casa parece preocupar-se com este “guilty pleasure”.

https://www.youtube.com/watch?v=fL7-7shibkw