O candidato Ted Cruz foi o vencedor desta noite no ‘caucus’ republicano no Kansas. Cruz venceu com mais de 50% dos votos, sendo que a contagem dos votos ainda não encerrou. Trump fica em segundo lugar com perto de 25% dos votos. Ted Cruz aproveita a vitória e intitula-se como a “única alternativa viável” ao magnata, para representar o Partido Republicano na eleição final. 

O senador do Texas terá conquistado, em grande parte, os eleitores religiosos. De acordo com o Pew Research Centre e com o Guardian, 55% dos habitantes do Kansas descrevem-se a si próprios como “muito religiosos”. O candidato agradeceu aos eleitores do Kansas pela vitória.

“Se Donald ganha, Hillary ganha”

Ted Cruz pede que os vários candidatos republicanos se aliem a ele para não deixar que Donald Trump ganhe a eleição do partido. Cruz considera-se mais forte do que Trump, e esse é um trunfo a jogar no futuro. “Se nós estivermos divididos, Donald ganha e se Donald ganha, Hillary ganha. É altura de nos juntarmos”, disse o senador do Texas aos jornalistas, no rescaldo da vitória. Ted Cruz põe assim a decisão do lado dos adversários do partido. 

Hoje também é dia de eleições no Louisiana, Kentucky, Maine e no Nebraska. Segundo as projeções, Cruz é também o favorito à vitória no Maine. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR