A seleção portuguesa de futebol iniciou esta segunda-feira a preparação para a fase final do Euro 2016 com um treino em que Fernando Santos contou com todos os 14 jogadores disponíveis e que foi praticamente preenchido por ‘peladinhas’.

Naquele que foi também o primeiro apronto de Portugal na nova Cidade do Futebol, em Oeiras, os jogadores efetuaram os habituais exercícios físicos, com e sem bola, e depois disputaram dois tipos de ‘peladinhas’: a primeira com balizas pequenas e a segunda já com os guarda-redes Rui Patrício e Eduardo.

Antes de iniciar a sessão, o selecionador Fernando Santos juntou os jogadores no centro do relvado número 1 para uma palestra que durou cerca de cinco minutos.

Eliseu e Ricardo Quaresma foram as novidades do treino, quando era esperado que integrassem os trabalhos da seleção dias mais tarde, enquanto o guardião Anthony Lopes esteve ausente, devido a problemas nas ligações aéreas entre França e Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e a restante estrutura diretiva a assistirem aos primeiros instantes, o treino durou pouco mais de uma hora e terminou com a marcação de grandes penalidades.

Novidade foi também a presença do João Rosário, treinador adjunto que reforçou a equipa técnica para o Eur o2016 e que passou praticamente o apronto junto a Fernando Santos.

Como é hábito, o selecionador nacional observou o treino algo distante dos jogadores, aproximando-se já na parte final durante os penáltis, enquanto Ilídio Vale acabou por ser mais interventivo.

Durante a segunda ‘peladinha’, o adjunto de Fernando Santos interrompeu várias vezes o exercício para corrigir alguns jogadores, que aproveitam sempre para beber água e efetuar alguns alongamentos. Quaresma acabou por ser o ‘goleador’ do treino.

Nas bancadas, cerca de 200 crianças das escolas primárias da zona de Oeiras assistiram à sessão e festejaram cada golo como se Portugal estivesse a disputar a final do Europeu. Após o término do treino, os jogadores presentearam os ‘pequenos adeptos’ com camisolas da seleção nacional.

Antes do apronto, os jogadores da seleção nacional realizaram os habituais exames médicos.

A primeira semana de preparação de Portugal para o Euro 2016 será feita em regime livre, em que os jogadores terão apenas a obrigação de se apresentar durante os treinos, tendo total independência antes e depois dos trabalhos da seleção nacional.

Cristiano Ronaldo e Pepe, que vão disputar a final da Liga dos Campeões, Nani e Bruno Alves, que têm a final da Taça da Turquia com o Fenerbahçe, e Danilo e Rafa, que no domingo participam na final da Taça de Portugal entre FC Porto e Sporting de Braga vão integrar mais tarde os trabalhos da seleção, assim como Renato Sanches e Vieirinha.

Portugal volta a treinar na terça-feira, com nova sessão agendada para as 10h30, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social. Antes, um jogador estará disponível para falar aos jornalistas.

Na fase final do Euro 2016, que arranca a 10 de junho em França, Portugal vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.